Um hospital de Curitiba decidiu fazer uma ação para lá de criativa para chamar atenção para o Dia Mundial da Prematuridade, comemorado nesse 17 de novembro. Os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças se transformaram em um time de mini campeões.

As “amarelinhas”, apelido da camisa da Seleção Brasileira, para os nenéns foram confeccionadas pela equipe de enfermagem. “Neymar, dedica um gol para nós“, “Casemiro seja corajoso como eu“, “Fabinho, o gol da vida é nosso” e “Tite a taça é nossa“, foram alguns dos diversos recadinhos motivadores para os jogadores que disputarão Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar.

Leia também: [VÍDEO] Muro estampado em homenagem à Seleção no ES tem foto de ensaio nu de Vampeta

Natália Bueno, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, afirma que momentos de humanização tornam o processo mais leve e cria um vínculo afetivo com a equipe. Isso acaba trazendo segurança e leveza para os bebês e pais, proporcionando momentos felizes durante um período de tanta incerteza e medo.

Os pais amaram a surpresa. Não tem preço ver o sorriso e uma lágrima de felicidade deles, vendo os bebês com as roupinhas. É um sentimento único que vale todo o esforço feito. Nesse momento eu vejo que estou no lugar certo e realizada como enfermeira, um abraço de gratidão que recebo é mais que valioso“, disse ela.

Entre os mini campeões, que lutam diariamente por suas vidas, está a pequena Sofia, de apenas quatro meses de vida. Ela, que representa o artilheiro Neymar, nasceu com 20% de chances de viver e agora está prestes a deixar a UTI, pulando de 705 gramas para quase 2,5 quilos.

Sua mãe, Sherollyn Chanchutz, relembra que os primeiros momentos com a filha foram completamente emocionantes. “Em cada grama que ela ganha, cada ml que ela ganhava, era uma comemoração. Achei uma maravilha a surpresa, ela está a coisa mais linda. É nosso milagrezinho e já está pronta para a alta. Ela é uma campeã como Neymar, muito vitoriosa“, contou.

Leia também: Pais são criticados ao fazer tratamento a laser em bebê de 4 meses para remover manchas no rosto

Além dos jogadores, o técnico Tite também não ficou de fora da brincadeira. O bebê Enrico Trevisan, que está internado na UTI há um mês, foi o escolhido para vestir um terninho igual as roupas utilizadas pelo treinador durante os jogos. “O Tite vai comandar a Copa e o nosso Tite vai comandar a bagunça em casa“, disse o pai, Sérgio Henrique Trevisan, emocionado ao ver o filho.

Leia também: [VÍDEO] Bebê recém-nascido se engasga e é salvo por bombeiro de folga: “Numa situação como essa, os pais ficam sem reação”

Uma gestação completa e saudável varia de 37 a 42 semanas, mas muitos bebês decidem nascer antes da hora esperada. No Brasil, acontecem cerca de 340 mil partos prematuros por ano, 11% deles, cerca de 12 mil, foram no Paraná em 2022.

O que você achou da ação desse hospital?