A proibição imposta pela Fifa a respeito do uso da braçadeira de capitão com os dizeres “One Love” (“Um só amor”, em tradução livre) durante a Copa do Mundo do Catar continua dando o que falar. Dessa vez, a Federação Alemã de Futebol (DFB) perdeu o patrocínio da rede de supermercados Rewe, mas a razão não é negativa.

Em um comunicado divulgado pela empresa, o diretor Lionel Souque afirma que se viu forçado a “se distanciar de maneira clara do posicionamento da Fifa e remover seus direitos publicitários do contrato com a DFB, especialmente no contexto da Copa do Mundo”. O posicionamento foi reforçado em uma entrevista para o jornal alemão Blid.

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Defendemos a diversidade – e o futebol também é diversidade. Vivemos essa atitude e defendemos essa atitude – mesmo se enfrentarmos possíveis resistências. A atitude escandalosa da Fifa é, para mim, absolutamente inaceitável como CEO de uma empresa diversificada e como torcedor de futebol“, declara a nota.

No entanto, o encerramento da operação não é totalmente inesperada: em outubro, a rede de supermercados já havia anunciado que não pretendia renovar o contrato de longo prazo com a Federação Alemã. Na época, a razão seria outra e não teria relação com as braçadeiras de capitão.

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Antes de entrarem em campo para a partida contra o Japão desta quarta-feira (23), os jogadores alemães protestaram contra a proibição da Fifa. Na hora de posar para tirar a tradicional foto antes do jogo, os atletas tampara a boca com a mão, a favor dos direitos humanos durante a competição.

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