Pamela Andrade, de 23 anos, teve seus lábios extremamente inchados após realizar um procedimento estético. O inchaço foi tão incomum que, ao fazer um alerta em suas redes sociais, a empresária foi acusada de editar as imagens. Após ir ao médico entender o que tinha acontecido, a jovem foi diagnosticada com uma doença rara: angioedema hereditário. A condição provoca inchaço pelo corpo e dores no abdômen, acompanhada as vezes de vômitos. Existem casos que podem afetar órgãos, como pâncreas e cérebro. Esse desconforto é desencadeado por algum trauma, como o provocado pelo preenchimento labial.

@pamelaandrade80 #fy #preenchimentolabial #fy ♬ Oh No – Kreepa




“Voltei na hora para clínica e nem havia relacionado [o inchaço] com a doença. Achei que tinha acontecido algo de errado”, relatou em uma entrevista à BBC Brasil. “É comum os lábios incharem após um procedimento labial, mas não dessa forma. Me levaram ao hospital, tiraram algumas fotos e nunca tinha acontecido nada daquela forma. Tomei soro e ouvi o médico dizer que era alergia ao ácido hialurônico. Tomei um antialérgico e aguardei”, continuou. Mesmo recebendo toda a mediação, o rosto de Pamela só voltou ao “normal” depois de uma semana.

Por muitos anos, a jovem achou que seus inchaços rotineiros eram causados por alguns alimentos específicos. Os primeiros sinais começaram na adolescência, aos 17 anos, chegando a parar no hospital. Após a intervenção estética, quando todo inchaço sumiu, Pamela procurou um especialista em alergias para ajudá-la. Ao fazer um exame incomum de sangue, recebeu o diagnóstico de angioedema hereditário. Ela acredita ter herdado a condição de sua tia, que também sofria com inchaços quando era viva. Na época, o medicamento para tratar o problema custava em torno de R$ 8 mil e era preciso entrar na Justiça para adquiri-lo.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

No entanto, a médica também encaminhou a jovem para o ginecologista, pois o anticoncepcional tomado durante anos poderia ser um dos fatores desencadeantes das crises alérgicas. Depois de muita investigação, ela descobriu que o trauma gerado pela agulha durante o preenchimento labial foi o motivo pelo inchaço e crise após o procedimento na clínica de estética. “Não foi o ácido hialurônico, mas sim a agulha”, relatou.

Veja também: [VÍDEO] Jovem americana tem reação alérgica após fazer preenchimento labial e vira piada na web

#1

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

#2

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

De acordo com Pamela, o conteúdo que ela postou na internet foi feito como forma de alerta para que as outras pessoas também possam receber um diagnóstico precoce e fazer um tratamento correto. “Se eu tivesse sido tratada da maneira correta, não teria tomado tantos corticoides, adrenalina e poderia ter evitado diversas crises”. Hoje a jovem já anda há algum tempo sem nenhum crise e se mostra muito feliz: “Tenho uma vida normal e não tenho mais inchaços”.

Angioedema hereditário

A doença é uma genética rara, que acomete 1 em cada 50 mil pessoas e que os principais sintomas são ataques de inchaços deformantes. “Ataca o rosto, mas também pode atingir as extremidades como mãos e pés, deixando-os bem assimétricos. Pode ainda atacar a genital e pegar a via respiratória como língua, laringe e provocar um edema de glote. Também pode ter edemas nas alças intestinais, provocando dores abdominais”, explica Marcelo Aun, professor de Imunologia da Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Assim como ocorreu com Pamela, traumas locais podem desencadear e aumentar as crises alérgicas. Os anticoncepcionais com estrogênio também podem aumentar as crises alérgicas, piorando os inchaços. É importante um diagnóstico precoce, já que as crises alérgicas podem atrapalhar a qualidade de vida do paciente. Contudo, os médicos destacam que, em muitos casos, pode levar anos, já que a própria classe médica em alguns casos trata como alergia a alimentos ou medicações.

Veja a seguir: Jovem fica com o rosto deformado após comer camarões: “Pensavam que eu tinha apanhado”

Conhecia essa doença? Já passou por uma situação parecida?

Categorized in:

Notícia,