Além da gastronomia, da música e das artes no geral, o artesanato é uma das mais interessantes formas de expressar a cultura de um povo, já que em muitos lugares do Brasil, esta é uma das principais formas de sobrevivência.

O Brasil já provou que é um dos lugares com paisagens mais variadas, com seus belos cenários, cada um com uma particularidade. Geralmente os artesanatos são produzidos com o intuito de gerar memória afetiva do visitante que vai consumir o seu produto. Esta é apenas mais uma das formas de não apenas fazer arte, mas garantir o sustento dos povos mais tradicionais.

Ao programar uma viagem, é importante pesquisar antes sobre o lugar, ver onde é a feirinha local, ou até mesmo, saber onde fica a comunidade de artesãos. A seguir, veja 10 destinos no Brasil onde são produzidos os artesanatos mais famosos

# 1 – Caruaru (PE)

A famosa cidade do forró, também é conhecida como a ‘Capital dos bonecos de barro’. Caruaru está no agreste pernambucano e tem o seu destaque na produção artesanal dos bonecos de barro. Uma referência para todo o Brasil é o lendário ‘Mestre Vitalino’, que produzia suas peças de barro desde criança. Diversos artesãos locais se inspiraram na arte do Mestre e seguem o seu legado até hoje. 

# 2 – Porto Ferreira (SP)

A pequena cidade paulista se destaca na produção artesanal de cerâmica. No meio de tanta variedade, entre louças brancas ou coloridas, fica difícil escolher apenas uma.

# 3 – Inconfidentes (MG)

Em Minas Gerais a cidade de Inconfidentes se destaca na produção do crochê. A tradição é muito antiga, desde os tempos coloniais. Historicamente, enquanto os homens trabalhavam nos garimpos, as esposas produziam suas peças em crochê para ajudar a complementar a renda de cassa. A técnica teve tanta força que acabou sendo reconhecido nacionalmente como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

# 4 – Petrolina (PE)

Assim como Caruaru é uma cidade famosa pela sua grande produção de bonecos de barros, a cidade de Petrolina, que fica às margens do Rio São Francisco é conhecida como a ‘Capital das Carrancas’. Inicialmente as esculturas eram esculpidas na madeira, mas com o tempo a técnica foi aprimorada e uma pernambucana chamada ‘Ana Leopoldina dos Santos’ começou a produzir as peças a partir do barro, com os olhos vazados (uma forma de homenagear seu esposo deficiente visual), e após começar a fazer sucesso, recebeu o título de ‘Patrimônio Vivo de Pernambuco’ no ano de 2006.

# 5 – Bezerros (PE)

Nas proximidades de Caruaru, está o município de Bezerros, que é também conhecida como a ‘Capital da Xilogravura’. O artesanato tipicamente brasileiro, é um dos principais atrativos da cidade. A técnica ficou muito popular sob a pessoa do brilhante artista pernambucano, José Francisco Borges, um famoso cordelista que produzia seus quadros à própria mão.

Veja também: Museu Frida Kahlo, um lugar com muitas cores e histórias

# 6 – Costa do Sauípe (BA)

No litoral baiano tem a comunidade de artesãos que com a utilização de fibras vegetais de palmeiras, utilizam das técnicas tradicionais indígenas para trançá-las e criar cestos de palha e outros objetos populares, como tapetes e chapéus.

# 7 – Serra da Capivara (PI)

Conhecido por ser um dos principais destinos arqueológicos do Brasil, os moradores da Serra da Capivara herdaram a técnica milenar de produzir peças de cerâmicas com inspirações nas artes rupestres feitas pelos ancestrais. Além da produção da cerâmica que é bastante resistente, os artesãos pintam as peças à mão e revende estas peças para todo o Brasil.

# 8 – Pampas Gaúchos (RS)

Um lugar ainda pouco explorado, turisticamente, são os pampas gaúchos, mas devemos dizer que este é um dos lugares mais cheios de história e produção artesanal do Brasil. Como herança cultural dos tropeiros, os gaúchos conectam a criação de ovelhas com a produção de tecidos advindos da lã pura.

# 9 – Sertão de Alagoas (AL) 

O Nordeste já mostrou que é um grande destaque na produção artesanal e não podia ficar de fora a famosa produção de bordados. Ao longo do médio até o baixo São Francisco, é possível encontrar as bordadeiras com suas obras, bem como aprender um pouco mais sobre a cultura destas comunidades.

# 10 – Poção e Pesqueira (PE)

Para fechar com chave de ouro, as pequenas cidades pernambucanas de Poção e Pesqueira são destaque na confecção de roupas. Não é à toa que elas são consideradas ‘Capitais da Renda Renascença’. A técnica começou a se desenvolver por volta de 1930 e são produzidas por artesãos locais até os dias de hoje.

E aí, quais destes lugares você já conhece ou tem vontade de conhecer? Conta pra gente.