Durante fase do concurso “Quem Quer Ser um Milionário”, apresentado por Luciano Huck no ‘Domingão’ no último domingo (04), uma questão em específico envolvia a morte de George Floyd. Ele foi um homem negro cuja morte por asfixia pelas mãos de um policial em 2020 gerou uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Nesta terça-feira (6) o apresentador pediu desculpas pela pergunta feita no quadro.
Huck questionou o participante sobre a frase com pedido de socorro de Floyd, “I Can’t breathe” (“Eu não consigo respirar”), ao ser asfixiado: “Qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assass*nado em 2020 e virou um grito de protesto contra o racismo?”, disse Huck. Pouco tempo depois, a questão repercutiu nas redes sociais com críticas à escolha do programa em abordar esse assunto numa competição.

Veja também: [VÍDEO] Susana Vieira é acusada de racismo após cometer gafe ao vivo e chamar Pelé de “sujo”

O advogado Thiago Amparo escreveu em seu Twitter uma mensagem para Luciano Huck e classificou o momento do programa como “inaceitável”. O apresentador aproveitou o comentário crítico para lamentar o ocorrido.

“Oi, Luciano Huck. Sei que me segue aqui e já trocamos ideias! Vamos falar sobre essa pergunta? P/ pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável”, escreveu Amparo.

#1

#2
Pela web, Luciano Huck foi massacrado pelos internautas. “Muito fácil fazer a merda e pedi desculpa depois. Isso já virou costume”, escreveu uma usuária do Twitter; “Como ninguém na equipe percebeu que isso seria problemático e poderia engatilhar outras pessoas? Isso mostra uma falha grave da sua produção, assim como falta de sensibilidade com o tema”, pontuou outro; “Contrate pessoas negras na sua equipe. Tenho certeza de que elas teriam o letramento racial que faltou”, escreveu uma terceira.
Reação dos internautas na web:
#1
#2
#3
Foi errado colocar esta questão no programa? Luciano Huck é culpado?