O que você faria caso se deparasse com suas fotos usando o banheiro na internet? Foi isso que aconteceu com uma mulher que teve sua privacidade violada e divulgada por um robô aspirador da iRobot, empresa comprada pela Amazon em agosto desse ano.
De acordo com a fabricante, o modelo Roomba J7 usa câmeras para mapear os locais da casa para identificar as áreas que precisam de limpeza e reconhecer objetos próximos. As imagens capturadas são enviadas à startup Scale AI, empresa que desenvolve o treinamento de inteligências artificiais.
O porta-voz da iRobot, James Bausmann, declarou que as fotos encontradas na internet foram “compartilhadas em violação de um acordo de não divulgação entre a iRobot e um provedor de serviços de anotação de imagem”. A suposta brecha de segurança foi causada pelos funcionários da startup, que foram responsabilizados pelo vazamento.
Veja a foto abaixo:
Leia também: Caso Daniel: Ministério Público denuncia jornalistas que expuseram foto íntima de Cristiana Brittes
“A iRobot está encerrando seu relacionamento com o provedor de serviços que vazou as imagens, está investigando ativamente o assunto e [está] tomando medidas para ajudar a evitar um vazamento semelhante por qualquer provedor de serviços no futuro“, disse Colin Angle, CEO da empresa.
Em uma investigação, a empresa MIT Technology Review encontrou 15 fotos, na sua maioria mundanas, circulando em fóruns e redes sociais na Venezuela. Ao todo, a iRobot já compartilhou mais de 2 milhões de imagens com a startup.
Você tem um robô aspirador em sua casa? O que achou do caso?