A companheira de Seu Jorge, a terapeuta Karina Barbieri, deu a luz ao bebê no domingo (22). Após o nascimento, o artista teve problemas no cartório por conta de uma recusa em aceitarem que seu filho com sua companheira, pudesse ter o nome de ‘Samba’. Nesta quinta-feira (26), foi tomada a decisão em aceitar o nome e em nota, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) informou que o Cartório de Registro Civil do 28º Subdistrito da Capital formou “seu convencimento no sentido de registrar o prenome (nome) SAMBA.”
“Diante das razões apresentadas, que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países, formei meu convencimento pelo registro do nome escolhido, que foi lavrado no dia de hoje”, explicou a registradora Kátia Possar.
Veja também: [VÍDEO] Manoel Soares diz que sua mãe já foi escravizada e emociona com relato: “Tem uma das orelhas cortada”
O caso não chegou a parar na Justiça. Anteriormente, a Arpen havia informado que Seu Jorge tinha que escrever um texto justificando a escolha e que seria levado ao juiz, porém, isso não foi necessário. O 28º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais tinha se recusado a emitir a certidão de nascimento do menino por causa do nome “incomum”, mas a oficial reavaliou o caso e aceitou o argumento dado pelo cantor.
A oficial responsável pelo 28º cartório, Katia Cristina Silencio Possar, não aceitou registrar ‘Samba’ no início por entender que o nome poderia ridicularizar o garoto futuramente. Ela se baseou no primeiro parágrafo do artigo 55 da Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que trata da regulamentação dos registros públicos no Brasil.
O músico foi ao cartório no hospital para tentar o registro do filho como ‘Samba’. Argumento que os motivos são ligar o menino à origem africana de “semba” (ritmo angolano conhecido como “umbigada”) e também pela música brasileira. Em outubro de 2022, Seu Jorge já havia anunciado durante apresentação no Domingão com Huck, da TV Globo, que seu quarto filho ia se chamar ‘Samba’.
Veja a seguir: Ator que deixou esposa com filha recém-nascida para “se reconectar” pede desculpas após ser criticado: “Fui infeliz”
O que achou do nome escolhido por Seu Jorge?