Em 1986, Cleveland, nos EUA, foi provado de uma vez por todas que soltar muitos balões não é uma boa ideia. O que pode ser um hábito comum em festividades ou inaugurações importantes, também pode servir como uma prova surreal e assustadora do que não fazer. Tudo começou com o objetivo de bater o recorde mundial de balões de hélio lançados simultaneamente. O fotógrafo Thom Sheridan registrou em imagens esse evento bonito, mas, eventualmente catastrófico.

Nomeado de Balloonfest 86, a adesão ao lançamento foi enorme, e as ruas da cidade ficaram lotadas para conferir a exibição de cores que seria a quebra do recorde mundial de um milhão e duzentos mil balões, liberados no ano anterior (em 1985) no aniversário de 30 anos da Disneylândia, na Califórnia.




Como tempestades foram previstas para o fim do dia, a organização do evento acabou liberando os balões mais cedo. Quando a chuva chegou, molhou os balões e os fez descer sem estourar. Eles acabaram cobrindo a superfície do lago Erie, prejudicando os esforços de busca da Guarda Costeira por dois homens que haviam sumido no lago depois que seu barco naufragou. A quantidade de itens infláveis era tamanha, que não era possível localizar nada que estivesse submerso, tornando impossível a identificação dos pescadores naquele momento.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Veja também: Suposta “chuva de vermes” na China viraliza nas redes sociais e assusta internautas; entenda

Eles foram encontrados mortos, posteriormente, pois os balões dificultaram a visibilidade. A mulher de um dos falecidos processou a United Way pelo acontecido pelo valor de três milhões e duzentos mil dólares. Houve um acordo entre as partes por um número não divulgado que permanece, até hoje, em sigilo.

Os balões também assustaram vários cavalos de corrida provocando lesões nos animais. O proprietário, então, processou a organização do evento por danos, e venceu. Embora balões de látex sejam biodegradáveis, eles conseguiram causar um grande incômodo em toda a região, até que, finalmente, fossem degradados.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

O aeroporto Burke Lakefront, que também permeia os arredores do Lago Erie, foi obrigado a fechar uma de suas pistas de pouso por conta da imensa quantidade de balões que ficaram no lugar. Além disso, diversos acidentes de trânsito aconteceram. Os motoristas tentavam escapar a todo custo dos enormes grupos de bexigas que avançavam pelas rodovias em direção aos veículos. Porém, acabavam se distraindo com a quantidade de cores.

Apesar do desastre, no Guinness Book de Recordes Mundiais de 1988, a Ballonfest 86 é classificada como o maior lançamento de balões de gás hélio do mundo, com 1.429.643 bexigas e não deve perder esse colocado tão cedo.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

Assista:




Veja a seguir: Mais da metade da população terá sobrepeso ou obesidade nos próximos 12 anos; Entenda

Conhecia o famoso desastre do Balloonfest 86?