Na madrugada dessa terça-feira (14), Sarah Aline fez uma reflexão importante e apontou o racismo estrutural no BBB 23. O momento aconteceu durante uma conversa com Gabriel Santana e Marvvila na área externa após o Jogo da Discórdia dessa segunda (13).
A sister apontou que os colegas negros são taxados de agressivos de forma mais frequente que os brancos, como Bruna Griphao, Amanda e Cara de Sapato. Sarah salientou que todos podem ser reativos ou agressivos e questionou o fato de Fred Nicácio ter sido taxado como arrogante.
Leia também: ‘BBB 23’: Jogo da Discórdia com balde de tinta e muita discussão agita a noite dos participantes
“Acho que estou mais engolindo do que tentando encarar que isso é tão latente quanto é. Eu acho que é mais pela estrutura do jogo, mas é uma coisa que tem me deixado um pouco incomodada, principalmente na visualização da agressividade enquanto pessoas pretas”, iniciou Sarah.
“De fato, a gente pode ser reativo, pessoas podem ser reativas, pessoas podem ter raiva, podem ser agressivas, mas eu já começava a sentir isso muito antes na postura como as pessoas viam o Fredão [Nicácio]”, relembrou. “Muitas coisas que às vezes eles falavam sobre o Fredão me assustavam muito num lugar tipo: ‘Cara, mas ele tá nem falando’.”
Ela também recordou quando foi emparedada por Fred Bruno. “Quando ouvi o Fred falar que não conseguia prestar atenção no que eu estava falando porque o meu olhar de raiva faz com que ele entendesse que eu era uma pessoa maldosa. ‘A Sarinha bondosa não existe, essa é a Sarah que eu não via e acho que é ela mesma, que é essa raivosa, essa maldosa‘”, disse Sarah.
“Eu fiquei assustada quando ele falou isso, eu pensei ‘caralh*, eu estava só indignada’, como a Bruna fica indignada, como a Amanda fica indignada, como Sapato fica indignado“, completou. “E até na ausência de sensibilidade da dor. Isso me assustou também. Poucas pessoas entenderam meu lugar de dor e não quiseram acessar isso.”
Veja o diálogo completo abaixo:
Sarah pontua que os pretos da casa são lidos como agressivos e raivosos, enquanto brancos reativos não são adjetivados assim.
Além disso, a psicóloga sentiu-se assustada ao perceber a ausência de sensibilidade com a dor dela. #BBB23 pic.twitter.com/YfhNqrVCwR
— Espiadinha #BBB23 (@canalespiadinha) March 14, 2023
Leia também: Boninho se irrita com comparações entre BBB e A Fazenda e dá sua opinião sobre Rodrigo Carelli
O que você achou da análise de Sarah Aline?