Neste fim de semana viralizou nas redes sociais uma imagem do Papa Francisco vestindo um longo e volumoso casaco branco. A notícia gerou polêmica entre alguns religiosos, porém o que muitos não sabem é que o registro não é real. A imagem se trata de uma montagem feita por meio do programa de IA (inteligência artificial) Midjourney. O Papa de casaco estiloso foi publicado pela 1ª vez no fórum “r/midjourney” da rede social Reddit.

Rapidamente a montagem viralizou e foi compartilhada por diversos sites de notícias que acreditaram fielmente no que estavam vendo. A imagem foi compartilhada, inclusive, por veículos de imprensa, como a Vogue Brasil, do Grupo Globo. O conteúdo chegou a ser republicado também na capa da globo.com, com o seguinte título: “Papa Francisco viraliza ao usar jaqueta branca, midi e cheia de detalhes: ‘Muito icônico'”.  Na manhã deste domingo (26), a Vogue Brasil publicou uma retratação em seu perfil no Twitter.

#1

#2

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Veja também: Sabrina Sato anuncia separação de Duda Nagle após sete anos de casamento: “Gostaria que durasse para sempre”

Nesta semana, imagens falsas criadas pela mesma plataforma mostraram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso, e também viralizaram rapidamente. A maioria dos registros falsos exibe Trump reagindo com truculência. Uma delas mostra o ex-presidente fugindo dos agentes policiais. Em outra, o americano aparece sendo segurado para não “escapar”.

Imagens falsas criadas pela Inteligência Artificial

#1

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

#2

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

#3

#4

Como identificar se uma imagem foi criada por Inteligência Artificial?

Para saber se uma imagem foi produzida por IA, atente-se a coisas como:

  • fundo muito desfocado;
  • textos indecifráveis em segundo plano;
  • falta de simetria no rosto;
  • partes da imagem parecem ter sido pintadas;
  • objetos se misturando à pele.

Porém, no caso da imagem do Papa, é preciso reconhecer que ela está quase perfeita – se não fosse por alguns detalhes suspeitos:

  • o objeto que ele carrega na mão direita (que parece uma garrafa) está desfocado e parece fazer parte da jaqueta;
  • definição estranha nos dedos da mão direita;
  • dois anéis na mão esquerda, sendo que o anel papal sempre é usado na mão direita.

A medida mais correta é fazer uma busca reversa no Google (quando você usa o Google para procurar imagens relacionadas a uma existente), para conferir se há referências de sites oficiais e confiáveis.

Veja a seguir: [VÍDEO] Glória Groove é detonada na web após trecho de nova música fazer apologia à pedofilia: “Modo Xuxa”

Você tinha acreditado que a imagem do Papa Francisco de casaco volumoso eram real?