Estamos em 2022 e esse tipo de coisa ainda acontece no futebol. Em partida pela fase de grupos da Libertadores, o Fortaleza Futebol Clube foi à Buenos Aires enfrentar o River Plate no estádio Monumental de Nuñez, infelizmente o que repercutiu na partida não foram os lances, e sim o recorrente racismo dos torcedores argentinos que arremessaram bananas nos brasileiros que foram acompanhar o jogo.
Veja também: Sonia Abrão critica ex-BBB Natália e diz que não tem preconceito: “Minha mãe também tem vitiligo”
O episódio de um torcedor do River jogando uma banana na torcida do rival é revoltante.
A impressão que dá é que na Argentina o racismo não é crime, o racismo faz parte do modo de viver deles. É generalizado. Todo jogo contra time brasileiro é isso. Triste! pic.twitter.com/xwItTtdHRX
— Bruno Marques (@brunomarqueso) April 14, 2022
Depois que o vídeo viralizou, o River Plate se pronunciou e disse que repudia o racismo e prometeu identificar os torcedores.
“O River Plate expressa sua absoluta rejeição aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação ao lado visitante e anuncia que já está implementando as medidas correspondentes para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis“, disse o clube argentino em nota.
Leia também: Confira o resultado do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022
River Plate manifiesta su más absoluto repudio ante los gestos racistas y xenófobos de un hincha hacia la parcialidad visitante, y comunica que ya está implementando las medidas correspondientes para identificar al culpable y aplicarle las debidas sanciones. pic.twitter.com/O8v52hwY6L
— River Plate (@RiverPlate) April 14, 2022
O Fortaleza disse que foi bem recebido na Argentina e no estádio, mas cobrou punição aos torcedores. “O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte. O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.”
O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
“Somos dois milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores. O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão. Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da Conmebol Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas“, acrescentou o clube cearense em nota.
Veja os vídeos das cenas lamentáveis abaixo:
Um torcedor do River Plate jogou bananas aos torcedores do Fortaleza na partida de hoje pela Libertadores.
Demais torcedores riam da atitude. Um racismo explícito na Argentina, motivo de orgulho até ao ponto de mostrar a camisa da seleção.
Puro chorume do ser humano. pic.twitter.com/L0aiYnmoCJ
— ⚽ (@DoentesPFutebol) April 14, 2022
Aproveita e identifica esse também!
disfruta e identifica este también! pic.twitter.com/Ul6OrDKigG
— ⚖️🗣️/Ronaldo Jr NA LIBERTADORES 🦁🇨🇵🌎 (@RLeao94) April 14, 2022
A partida de volta acontecerá no dia 5 de maio, às 19h. Dessa vez, o duelo será em Fortaleza, na Arena Castelão.
Você acredita que o clube argentino vai mesmo punir os torcedores dessa vez ou a tradição da torcida argentina vai continuar? Conta pra gente.