Neste domingo (21), a partida entre Valencia e Real Madrid, por LaLiga, teve que ser paralisada no 2º tempo após mais um caso de racismo contra Vinicius Jr. A torcida presente no Estádio Mestalla, em Valência, começou a chamar o jogador brasileiro de “macaco” inúmeras vezes e o árbitro Ricardo de Burgos optou por suspender o jogo. O juiz, em seguida, pediu ao delegado do jogo que fizesse o anúncio no sistema de som da arena.
O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em uma confusão. Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento. Confira:
#1
Vini Jr. reclamou de ataques racistas, recebeu um mata-leão, foi ofendido por jogadores do Valencia e ainda foi expulso pelo juíz. Revoltante! A La Liga é uma vergonha! pic.twitter.com/414Tyt7Q0I
— Pastor Henrique Vieira (@pastorhenriquev) May 21, 2023
#2
“Não foi q primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação tb e os adversários incentivam. Lamento mt. Mas sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.” (Vini Jr.) pic.twitter.com/yftoN5hboM
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) May 22, 2023
Veja também: [VÍDEO] Influenciadora Trans, Catty Lares, se converte e mudança de visual viraliza na web: “Não mudou nada”
O Real Madrid, clube pelo qual Vinícius Júnior atua na Espanha, se pronunciou sobre o racismo sofrido pelo jogador na partida contra o Valencia. Leia abaixo:
O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.
O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.
O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.
Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado no processo que está a ser instaurado.
#1
Comunicado Oficial. #RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
#2
El presidente del Real Madrid se ha reunido con @ViniJr para mostrarle su apoyo y su cariño, para informarle de todos los pasos que se están realizando en su defensa y para confirmarle que el club llegará hasta las últimas consecuencias ante una situación tan repugnante de odio. pic.twitter.com/vu18Lf0nif
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
Veja também: [VÍDEO] MC Pipokinha é detonada nas redes sociais após falso desaparecimento; saiba mais
Vini Jr. é questionado sobre pedido de desculpas à torcida e dá resposta afiada
Após ser vítima de mais um caso de racismo na Espanha, Vinícius Júnior não se conteve diante do questionamento de um torcedor. Enquanto distribuía autógrafos, o atacante foi questionado se pediria perdão à torcida rival pela provocação que fez, em referência à luta contra o rebaixamento. Vini respondeu: “Quê? Você é burro? Você é burro?”.
Vini Jr. seguiu com o atendimento aos fãs que estavam perto e ignorou o torcedor. Jornalistas perguntaram sobre as ofensas que recebeu, mas ele não se pronunciou sobre o assunto.
Ao final da partida, Vinícius Jr parou no estacionamento do Estádio Mestalla para atender algumas crianças.
E foi abordado por um repórter que lhe fez a seguinte pergunta.
– Repórter: “Você vai pedir perdão por esse gesto?
– Vini Jr: “Você é otario?”pic.twitter.com/QdLu5XzhEO
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 21, 2023
Presidente Lula pede ações contra racismo sofrido por Vini Jr.
Bastante indignado com os ataques racistas sofridos por Vinicius Jr. durante um jogo do Real Madri, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou. “Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia foi chamado de macaco”, disse o presidente, inicialmente.
“Não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa. É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, acrescentou o presidente.
Em coletiva de imprensa no Japão, hoje (21), presidente @LulaOficial condenou o racismo sofrido por @vinijr
“Começo com um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madri e ontem foi fortemente atacado sendo chamado de macaco.
É preciso que… pic.twitter.com/tzhYq2l88S
— Presidência da República do Brasil (@presidencia_BR) May 22, 2023
Veja a seguir: Mulher faz compras em supermercado usando roupas íntimas em forma de protesto contra racismo; entenda o caso
O que deveria ser feito com esse tipo de caso que continua crescendo dentro do futebol?