Nesta terça-feira (30), as influencers Kérollen e Nancy foram acusadas pelos internautas de racismo após viralizar alguns vídeos das mulheres “presenteando” crianças negras com um macaco de pelúcia e uma banana. Elas produzem conteúdo na plataforma do TikTok já há algum tempo e possuem cerca de 13 milhões de seguidores. No vídeo em que o “presente” foi a banana, Nancy (mãe de Kérollen) pergunta para o menino se ele prefere 10 reais ou um presente.




A criança, sem hesitar, opta pelo presente e vai logo pegar o embrulho que está na mão da influenciadora. Ao ver que se tratava de uma banana, ela não gostou. Assim que a criança abre o embrulho, percebe que o presente era apenas uma banana e questiona: “Só isso?”. “Gostou?”, perguntou Nancy, que recebeu uma resposta negativa do menino. Como se não bastasse, a mãe de Kérollen ainda diz: “Olha direito, você gosta”. O menino insiste em dizer que não.

Com o “presente” do macaco de pelúcia, a história não foi muito diferente. Nancy chegou com uma caixa de presente enorme, e perguntou a uma menininha se ela preferiria o presente ou dois reais. A criança, por razões óbvias, escolheu a caixa gigante. Bastante contente ela abriu o embrulho e encontrou um macaco de pelúcia. Com toda sua inocência, a criança se mostrou feliz com a escolha, gerando maior revolta dos internautas, por conta da pureza da menina, por não entender do que se tratava.

Os vídeos foram parar nas mãos da advogada especialista em crimes discriminatórios, Fayda Belo. Ela também produz conteúdo para redes sociais e fez um vídeo reagindo e comentando sobre as atitudes das influenciadoras. “Para ridicularizar duas crianças negras. Para incitar essa discriminação perversa, que nos tira o status de pessoa, e nos animaliza. Como se fosse piada, mas não é piada não. O nome disso é racismo recreativo”, explicou. Confira: 

@faydabelo Justiça! Link na bio! #aprendanotiktok #agoravocêsabe #booktokbrasil #faydabelo #tiktokers #comedia ♬ som original – Fayda Belo ⚖️📚




Pela web, os internautas ficaram bastante revoltados com a atitude das influenciadoras. Te falar que na hora da banana nem me toquei de nada mas na hora que vi a pelúcia pra menina fiquei assim: (emoji vomitando) advogada mais que necessária”, escreveu uma usuária do Twitter; “Ridículo. As vezes a criança nunca teve oportunidade de ganhar um presente grande assim, fica toda animada e feliz e tipo isso? Uma banana? Um macaquinho? Se não fez de caso pensado foi de muito mal gosto”, comentou outra; “1 dia só sem racismo eu tô implorando Meu Deus. eu só te peço um dia só eu não aguento mais”, pediu um terceiro.

Veja a seguir: Influenciador dá presente polêmico para filha de Deolane Bezerra e é detonado na web: “Desnecessário”

Qual sua opinião sobre a atitude das influenciadoras?