Transmitido no Brasil pelo SBT, Chaves se tornou um dos seriados de maior sucesso no nosso país. Os personagens foram eternizados e são lembrados até os dias de hoje por aqueles que tiveram a infância marcada pelos diversos episódios. Roberto Bolaños, criador da produção e intérprete do protagonista que dá nome ao seriado, revelou em entrevista ao Programa do Ratinho, em meados de 2011, que nunca quis expandir seu universo para às telas do cinema. Porém, ele autorizou que Maria Antonieta de las Nieves, intérprete da icônica Chiquinha, estrelasse um filme sobre a personagem.
Com o título “La Chilindrinha en Apuros”, o longa foi lançado em 1994 no México. Acontece que, o filme nunca foi dublado em português, o que dificultou sua popularidade no Brasil, fazendo que até hoje muitas pessoas não tenham conhecimento da obra.
A história tem início com um delegado investigando o sumiço de um anel valioso que pertencia à Dona Aldonza, uma mulher rica que está prestes a falecer. Antes de morrer, ela descobre que tem uma sobrinha distante e decide que irá deixar sua herança para ela. Essa menina é ninguém menos que Chiquinha, que após descobrir sobre o futuro promissor, viaja com Dona Neves, sua avó, da cidade do México até à cidade onde sua tia até então desconhecida mora.
Chiquinha se perde de sua avó e fica sozinha na cidade. Nesse período, ela provoca um caos em um restaurante e é até raptada por uma máfia. Após conseguir fugir dos criminosos, ela vai pedir para ser coroinha em uma igreja, mas o padre nega o pedido alegando que apenas homens podem exercer o papel. O padre, então, leva a garota até um convento, onde ela é abrigada por um grupo de feiras. Em uma das cenas mais emocionantes do longa, a personagem revela que seu pai, Seu Madruga, morreu. Ramón Valdés, que deu vida ao personagem, faleceu em 1988, seis anos antes do filme ser lançado. A inclusão da menção ao personagem foi uma espécie de homenagem ao ator.
“A minha mãe eu não conheci porque acho que a cegonha caiu errado ou algo assim. Meu papaizinho lindo, meu amor. Ele também está no céu. O Papai do Céu precisava de alguém para divertir os anjinhos lá em cima. E levou ele. O único mal é que me deixou sozinha aqui embaixo”, lamenta Chiquinha. Assista:
No filme “La Chilindrina en apuros”, Chiquinha entra no convento e conta um pouquinho sobre a morte de Seu Madruga 🥺 pic.twitter.com/vn1zLKBJfH
— 千idalgo (@fidalgofeliz) August 8, 2023
Com direção de Juan Antonio de la Riva, “La Chilindrinha en Apuros” está disponível completo no Youtube em espanhol.
Veja a seguir: Novo vídeo da mãe de Larissa Manoela tratando mal a atriz vaza na web e choca internautas; assista
Conhecia esse filme?