A Riachuelo decidiu retirar um conjunto de roupas de seu catálogo e recolher das lojas devido às críticas feitas nas redes sociais. A peça, que consiste em uma camisa e uma calça listradas em branco e azul, foi comparada por alguns usuários às vestimentas usadas durante a Segunda Guerra Mundial nos campos de concentração do nazismo para aprisionar minorias. A decisão foi confirmada pela própria empresa através de uma nota.
“Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.
A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.
Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado”, escreve a empresa em comunicado à imprensa.
Aqui parece bem claro, veja a etiqueta da Riachuelo. pic.twitter.com/3JRPA48bap
— Gladimir R. da Cruz (@GladimirRC) September 11, 2023
Nas redes sociais, os usuários apontaram como falta de noção o fato da Riachuelo adotar o padrão como estilo para a peça. “Aulas de história tem que ser intensificadas nas escolas,pra futuras gerações não normalizarem o sofrimento alheio”, escreveu um usuário do X; “Imagina defender a Riachuelo e falar que as pessoas são ‘chatas pra caralho’ em apontar a apologia ao nazismo NESSE pijama”, declarou outro; “Tá faltando aula de História – e noção, pros estilistas da Riachuelo”, comentou um terceiro. Confira:
Riachuelo/museu do holocausto
Aulas de história tem que ser intensificadas nas escolas,pra futuras gerações não normalizarem o sofrimento alheio. pic.twitter.com/1PoBqISun3— Sol Beatric 🦂🌞 (@solbeatric) September 11, 2023
#2
imagina defender a riachuelo e falar que as pessoas são “chatas pra caralho” em apontar a apologia ao nazismo NESSE pijama https://t.co/egyxnWyyFg pic.twitter.com/BJ4owTg1AE
— Beck 🇪🇪🇺🇾 (@beckGFBPA) September 12, 2023
#3
Tá faltando aula de História – e noção, pros estilistas da Riachuelo. pic.twitter.com/bmqxlXuTus
— Maria Eugênya 🐆 (@myapacioni) September 10, 2023
#4
Que ideia, né Riachuelo? pic.twitter.com/92phhySQny
— Niva Lima (@EnivaldoSilvad1) September 12, 2023
#5
Não é o uniforme dos irmãos-metralha, é o uniforme que os judeus usavam nos campos de concentração na Alemanha nazi, à venda na Riachuelo. Não será nenhuma surpresa se futuramente a loja lançar uniformes dos oficiais da SS pra vender. Que loja maldita do caralho. pic.twitter.com/masLwaHVY6
— Daniel Machake (@horn_maj) September 11, 2023
O Holocausto foi o genocídio de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o maior genocídio do século XX. Foi resultado de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista, que percorreu a Alemanha e territórios ocupados pelos alemães durante a guerra. Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus.
Veja a seguir: [VÍDEO] Neymar faz chá revelação de Nikolas Ferreira e é duramente criticado nas redes sociais: “Vergonhoso”
Qual sua opinião sobre as peças vendidas na Riachuelo?