Além de dar um charme no ambiente, as plantas também desempenham uma função que é deixada de lado algumas vezes: são ideais para purificar o ar. No entanto, algumas espécies são mais eficazes do que outras e existe uma em específico que basta apenas uma para tornar o ar de sua casa mais saudável. planta
Leia também: [VÍDEO] Entenda por que as donas de casa estão pendurando um prendedor de roupa no chuveiro
Um estudo da NASA foi feito em 1989 com o objetivo de determinar qual são as melhores plantas para filtrar poluentes em um espaço fechado, como o das nossas casas. Eles levaram em conta as características biológicas das plantas, a facilidade de obtenção no mercado e os diversos compostos presentes no ar de nossas casas.
Entre as mais eficazes e acessíveis, está a queridinha pothos, também conhecida como jiboia (Epipremnum aureum), muito comum nos lares brasileiros. Essa planta é muito resistente e não requer muitos cuidados, sendo encontrada com frequência em escritórios e shopping centers.
Leia também: Conheça as propriedades e benefícios pouco falados do medronheiro, o fruto ancestral esquecido
As principais substâncias absorvidas pela jiboia são formaldeído, tolueno, xileno e benzeno, ou seja, compostos orgânicos voláteis. Muitos dos purificadores à venda no mercado tecnológico são projetados para remover partículas, como poeira, sujidade, fumo ou bactérias transportadas pelo ar.
Você tem a jiboia em casa?