A parceria entre a conhecida marca de chocolate Lacta e o popular influenciador digital Felipe Neto desencadeou uma intensa reação por parte dos internautas. O anúncio da campanha publicitária gerou debates polarizados nas redes sociais, com uma parcela significativa dos consumidores expressando insatisfação e até mesmo ameaçando boicotar a marca. Com tamanha reação negativa, o youtuber se sentiu no dever de se pronunciar sobre o caso.
Muito obrigado @BisOficial por estarmos juntos nessa jornada!
Hoje no @Podpah 19h e em breve novidades na CCXP!#bisnaccxp23 #publi pic.twitter.com/z9DSFjYUZj
— Felipe Neto (@felipeneto) October 10, 2023
Na quinta-feira (12), internautas que não concordam com os posicionamentos do influenciador na internet encorajaram pessoas a não consumir os produtos. “As crianças até pediram uma caixinha de Bis cada, mas como eu vi que a Lacta está patrocinando aquele vagabundo, aquele lixo daquele Felipe Neto, falei que na minha casa não entra mais produto da Lacta, muito menos o Bis”, comentou um usuário da rede social, chamando ainda o youtuber de “esquerdista”.
A hashtag “#BisNuncaMais” chegou a ser um dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) no sábado (15/10), num protesto contra o posicionamento político de Felipe Neto, que é crítico de Jair Bolsonaro e declarou apoio a Lula nas eleições do ano passado. André Fernandes (PL-CE) afirmou que Neto é “um dos caras que mais pregam ódio na internet” e que, por isso, teria gostado do boicote a Bis. Outro inimigo declarado do influenciador, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), escreveu “E claro, #BisNuncaMais”. Além disso, fotos de chocolates da concorrente, como Kit Kat, também foram divulgadas, incentivando que os eleitores da direita consumam os produtos de outras marcas. Confira abaixo:
#1
Ixiii agora “moio” o público alvo ja sabe que Bis é do Felipe Neto e recusa levar! #BisNuncaMais pic.twitter.com/ks6vJHuRmE
— Pavão Misterious (@misteriouspavao) October 15, 2023
#2
O bis está literalmente derretendo nas mãos do Felipe Neto.
Bora de kit kat!#BisNucaMais pic.twitter.com/inwBmD5DJ5— VLOGDOLISBOA (@VlogdoLisboa) October 15, 2023
#3
Felipe Neto
Sabia que quem Lacta não lucra!!!
❌ Bis Lacta
✅ KitKat Nestlé #LactaNuncaMais #BisNucaMais pic.twitter.com/IebIZuLAR0
— Luiz Lima (@LAL_LuizLima) October 15, 2023
#4
Mais um caso de BoicotesPlaning em um supermercado#BisNuncaMais #FelipeNeto #Bis #LactaNuncaMais pic.twitter.com/ZklyTZrUkK
— ❌Gordao Ucrania (@Xgordaoucrania) October 16, 2023
#5
LACTA E BIS ESTÃO ENCHENDO O BOLSO DO FELIPE NETO, QUE PREGA TUDO QUE NÓS CONSERVADORES ACHAMOS ERRADO! LOGO, NUNCA MAIS ESSAS MARCAS VÃO ENTRAR NA MINHA CASA! E NA SUA? pic.twitter.com/q0DukLhGNr
— Pilhado (@opilhado) October 13, 2023
Veja também: Key Alves anuncia promoção de seu novo perfume e vira piada na web: “A conta não bate”
Felipe viu o “movimento” contra ele e comentou em seu perfil: “Não sei nem o que dizer… O ódio sempre será derrotado!”. Ele também pediu que seus fãs usassem a hashtag #CorujasPedemBis, pois o nome do animal é uma referência a como os fãs do influenciador são chamados. O influencer também postou um vídeo com um desabafo: “Já se passaram 10 meses. O Brasil não quebrou, as coisas estão normais. Eu acho que está na hora da gente começar a diminuir essa raiva, esse ódio, essa vontade de destruir, arruinar. Pelo amor de Deus”.
Não sei nem o que dizer…
O ódio sempre será derrotado!#CorujasPedemBis pic.twitter.com/qNGINX28Lx
— Felipe Neto (@felipeneto) October 12, 2023
#2
Pronunciamento do Felipe Neto após polêmica sobre o cancelamento do Bis.#BisNuncaMais #FelipeNeto #Bis pic.twitter.com/RW6pU3oAvl
— ❌Gordao Ucrania (@Xgordaoucrania) October 13, 2023
O que diz a marca
Em nota, a Mondelez Brasil, fabricante da marca BIS, esclareceu que as contratações de influenciadores “estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza”.
“Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões”, complementou a empresa.
Qual sua opinião sobre esse boicote a marca?