O Veterinário Comportamental Luís Olívio foi apontado como suspeito de chutar um cachorro durante adestramento em Paranoá, no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (16), o médico veterinário foi apontado como suspeito, em uma denúncia feita à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O veterinário foi flagrado por câmeras de segurança enquanto andava em uma rua do condomínio Estância Quintas da Alvorada e levava dois cães com coleira e a guia de adestramento.
É possível ver nas imagens do passeio, o momento em que ele chuta o focinho de um dos animais. A agressão ao cachorro ocorreu depois o veterinário tentar segurar o cachorro com a guia, para que o animal ficasse próximo ao corpo, mas o cão não teria obedecido. Em seguida, ele chuta a cabeça do animal e logo após aparece puxando o cachorro com força pela guia.
Ao menos quatro moradores do condomínio afirmam a identificação do veterinário pelas imagens. Os vídeos que registram a agressão foram feitos às 11:08. Perto desse mesmo horário, Luís postou nas redes sociais um vídeo mostrando seu passeio com os cachorros.
Em seu perfil no Instagram, o homem frequentemente destaca dicas de como melhorar o relacionamento com o animal, e exibe seu certificado internacional na área de adestramento de cães. Na maioria de suas postagens ele chama os cães de “buddy” que significa “companheiro”, em inglês. Além disso, sempre é mostrado seu treinamento de cães de grande porte, como pastores-alemães, border collies e rottweilers.
O Metrópoles tentou contato com Luís Olívio, mas até o fechamento desta matéria não foi respondido. Também nessa segunda-feira, a advogada Carolina Zanin, irmã do ministro Cristiano Zanin (STF) foi agredida na rua, juntamente com seus cães. Eles foram agredidos na porta de casa em Perdizes, São Paulo, e câmeras de segurança flagraram o momento.
Homem chuta cachorros após latirem para ele 🤬😡
Isso é inadmissível e cov4rde!! Até quando os animais vão ser vítimas? pic.twitter.com/JZoA3LFTzp
— Delegado Bruno Lima (@del_brunolima) October 17, 2023
Segundo Carolina, por volta de 17:30 ela decidiu sair de casa para levar seus dois cachorros para passear. Quando voltou, no portão de seu prédio, estava passando um homem de camiseta verde, bermuda preta e mochila azul gritou e começou a chutar os cães, da raça Corgi, e depois até a própria advogada.
A advogada comentou: “Eu nunca vi esse cara. Ele olhou para mim e disse: ‘Vou dar um chute em você, vou dar um chute nos seus cachorros’. Eu ainda falei ‘não, imagina’ e fui entrando no meu prédio. Mas aí ele foi chutando”.
Uma hora após o ataque, a advogada disse ainda estar super nervosa, mas foi até a delegacia de polícia registrar a ocorrência. Ela afirmou que estava com a perna roxa por causa da agressão e seus cães terminaram sangrando.
Carolina afirma que é bem conhecida pela vizinhança, e que os moradores do bairro sabem que ela é irmã do ex-advogado do presidente Lula (PT), mas não sabe se o caso tem alguma ligação com seu irmão. E por ser bem conhecida ela não havia visto uma necessidade de andar com seguranças particulares, por mais que tenha sido aconselhada por seus amigos.
O que você achou dessas agressões contra os animais?