O tal “Efeito Mandela” se dá ao momento em que muitas pessoas se lembram coletivamente de algo que na verdade não ocorreu. Seja quando damos por mortas pessoas que desfrutam da melhor saúde ou quando lembramos de momentos em filmes que jamais existiram. Você acha que nunca passou por um desses? Dê uma olhada nos exemplos que podem provar o contrário.
1- A morte de Nelson Mandela
Sendo considerado um dos mais comuns desse efeito e também o caso que deu nome ao fenômeno, Nelson Mandela lutou durante toda sua vida contra o Apartheid na África do Sul, sendo também presidente do país de 1994 a 1999. Em 2009, a pesquisadora paranormal Fiona Broome compartilhou em fóruns online uma memória que tem relacionada à morte do ex-presidente quando esteve preso em meados da década de 1980.
Em seguida, muitas pessoas também se pronunciaram, mencionando mais fatos sobre a morte, algumas até afirmam ter visto a transmissão do funeral na televisão. Isso seria comum, se Nelson Mandela não tivesse na verdade falecido apenas no início de dezembro 2013.