Nessa sexta-feira (17), ocorreu o primeiro show de diversos shows da cantora norte-americana Taylor Swift no Brasil, durante a turnê The Eras Tour. E os swifties entregaram vídeos icônicos na fila.

Taylor Swift em show no Rio de Janeiro na sexta-feira, 17: primeiro show da turnê "The Eras Tour" no Brasil

Taylor Swift em show no Rio de Janeiro na sexta-feita, 17: primeiro show da turnê “The Eras Tour” no Brasil (Buda Mendes/TAS23/Getty Images)

No primeiro dos três dias de apresentação da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, os fãs da artista chegaram cedo para uma verdadeira batalha com o objetivo de conseguir o melhor lugar no Estádio Nilton Santos. A multidão de swifties estava equipada com garrafas d’água, leques e outras diversas formas de se refrescarem no intenso calor do Rio de Janeiro, que teve sensação térmica de quase 60°C.

Pulseiras da amizade

Algumas fãs explicaram para um repórter da GloboNews o significado das pulseirinhas de amizade dos swifties. As meninas também explicaram que trocam os objetos emblemáticos com referência a uma das músicas da loirinha. Elas também mostram um saquinho com papéis roxos para jogar durante a música Long Live.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui




“Pô tio, eu tô desempregada”

Uma swiftie causou repercussão na internet depois de dar entrevista ao SBT. No vídeo a jovem pede ajuda por causa do calor. “Liga o ventilador, manda ligar o ar condicionado. Eu não aguento mais! Faz alguma coisa!”, e o repórter disse que estava pior ainda para ele, já que estava trabalhando. E a jovem surpreendeu com a resposta inusitada “Pô tio, eu tô desempregada, é pior”, e arrancou risadas.

5 mil reais investidos

A repórter da Globo, Luiza Zveiter foi para a fila do show, e se surpreendeu com uma fã da cantora. No vídeo, a repórter pergunta qual foi o valor dos ingressos investidos em todos os shows que a menina vai, e ela respondeu “Uns 5 mil reais”. Luiza ficou indignada e questionou: “Você trabalha? Você pagou como?”. E a swiftie explicou que usou crédito de outros shows, e teve a ajuda da mãe.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui




Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

Boneca medonha

Ainda durante a reportagem de Luiza Zveiter, ela começou a analisar a roupa de uma fã na fila. “Você tem umas Barbies meio medonhas! O que é isso?”, ela perguntou indignada. E a swiftie explicou: “São Taylors! São as eras da Taylor!”.

Falecimento de fãs

A passagem de Taylor Swift pelo Brasil têm sido um tanto caótica até o momento. Apesar de ser a oportunidade de diversos jovens realizarem seus sonhos de enfim verem a ídola, alguns sofreram demais para realizar o sonho.

Infelizmente, a jovem de apenas 23 anos, Ana Clara Benevides acabou falecendo durante o show da cantora, em decorrência do calor extremo no lugar. Os fãs seguem indignados com o descaso da cantora sobre a morte da fã, após Taylor encerrar os shows pelo Rio, e sequer falar sobre Ana no palco, e não prestar ajuda alguma a família da menina.




O estudante Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, de 25 anos, também acabou falecendo. Ele estava na cidade para o show de Taylor do dia 18, que acabou sendo adiado. Gabriel estava sentado na praia de Copacabana com amigos, e eles observavam o mar já que o show que iriam não seria mais naquele dia.

Em depoimento, uma das vítimas contou que Gabriel era o único que dormia, acordando assustado ao ser abordado. A mesma pessoa relatou aos investigadores que os criminosos estavam alterados e os chutavam o tempo todo. Gritavam que, se alguém levantasse, iriam matar quem ousasse desobedecê-los. Eles acabaram assassinando o menino com 23 facadas, utilizando uma faca de cozinha.

Show adiado

A cantora acabou adiando o segundo show no Rio de Janeiro, no dia 18. O adiamento foi informado pela própria Taylor, em seu stories do Instagram. “Estou escrevendo do meu camarim no estádio. Decidimos adiar o show de hoje devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e bem-estar dos meus fãs, meus colegas de elenco e a equipe são e sempre virão primeiro”, escreveu a loirinha.

Logo em seguida, o anúncio também foi feito no estádio, com a maioria dos fãs já lá dentro, já que o anuncio foi feito apenas uma hora antes do show. A T4F anunciou que o show seria adiado para o dia 20, na segunda-feira, o que acabou revoltando alguns fãs que teriam compromisso naquele dia, e os que já haviam pago a estádia apenas para o dia 19.

Alguns swifties postaram vídeos indignados com a cantora, por ela ter adiado o show visando o bem estar das fãs, apenas depois deles já estarem no estádio, e a maioria ter enfrentado o calor extremo no Rio de Janeiro desde às 11 da manhã.




@g1 ‘Eu exijo respeito’, diz #mãe de #fã de #TaylorSwift em fila após #show ser #adiado no #Rio. Leia mais no #g1 #globonews #tiktoknotícias ♬ som original – g1




Boicote de homenagem à fã

Depois da fatalidade com Ana Clara, swifties decidiram se juntar para a criação da lei Ana Clara Benevides, que tornou obrigatório o fornecimento gratuito de água, e estrutura adequada em shows com aglomeração de pessoas. Os fãs também custearam o transporte do corpo de Ana para sua cidade natal, após a produtora e a própria Taylor não custearem.

Os fãs ainda indignados com a falta de pronunciamento de Taylor Swift sobre o falecimento da fã durante o show, decidiram fazer uma homenagem para a menina durante a música Champagne Problems.

@snicolsky Tô aqui no show em choque!!!! #taylorswift #theerastour #taylorswiftbrasil #taylornorio ♬ som original – Sofia (Taylor’s Version)

Antes do show do dia 20, o perfil do fã-clube Info Taylor Brasil divulgou uma nota pedindo para que os fãs façam silêncio após a música, em vez de ovacionar Taylor Swift, como de costume, “em memória de Ana Benevides e em protesto à negligência da cantora e sua equipe durante o show de hoje”.

Porém, quando o momento da homenagem chegou, Taylor acabou com o momento de pausa, seguindo para a próxima música direto. Essa ação acabou causando revolta nos fãs, que chegaram a conclusão de que ela viu o plano de homenagem, e impediu que acontecesse. A teoria se afirmou ainda mais depois de Taylor dizer que não citaria o nome de Ana, porque não se sentia confortável com a situação.




Falta de estrutura para o show

Os fãs que foram ao show da Taylor relataram como a falta de estrutura implicou com relação a saúde dos fãs. Mais de mil pessoas acabaram desmaiando apenas no primeiro dia de show, devido ao calor extremo e a desidratação por não poderem entrar no estádio com suas próprias garrafas de água, e não havia bebedouros no lugar.

No show cancelado do dia 18, uma menina foi empurrada na liberação da entrada, e acabou caindo no chão de metal. Com o sol batendo e o calor de mais de 40°C, o chão de metal estava fervendo, o que acabou causando queimaduras de segundo grau na jovem.

Ela relatou que a falta de organização para o cancelamento do show foi desumano, e que a equipe médica foi extremamente negligente não apenas com ela, mas com as diversas pessoas que estavam ali em condições de saúde ruim, queimados, vomitando e desmaiando.

Estádio sem ventilação

Uma outra jovem que presenciou o falecimento de Ana Benevides postou um vídeo em seu TikTok, contando alguns detalhes sobre a estrutura do local, relatando que ela também passou mal devido aos problemas no Engenhão.

Nathalia contou que quando chegou as 16h, os ventiladores estavam ligados, e jogando água nas pessoas, o que deixava o calor tolerável. Ela continua o relato dizendo que por volta das 18h, os ventiladores foram retirados e o calor começou a ficar insuportável. A ventilação interna do estádio também foi fechada, para evitar que pessoas de fora vissem o show.

@nathsbieriPostando cortes da rede vizinha aqui. Ta rolando muita fake news e eu me sinto no dever de contar como foi. Obs: levaram ela pro hospital pq não pode declarar ób*to em ambulatório.♬ som original – Nathalia




Também foi relatado por outros fãs, que durante a performance da música Bad Blood, quando as labaredas de fogo eram acionadas o calor era sufocante, com sensação de 100°c , o que é impossível de respirar.

@noiaugusto Respondendo a @Jikooka não dava pra ter uma dimensão das labareda mas o Engenhão virou um forno #taylorswift #theerastour #theerasriodejaneiro #theerastourbrasil #badblood ♬ som original – Noi Augusto

Medicamentos errados

Como se já não fosse grave o bastante mais de mil pessoas terem desmaiado e uma fã ter morrido devido o calor que fez no evento, de acordo com fãs, a produção do show teria dado clonazepam, um medicamento tarja preta, aos swifties que passaram mal e procuraram ajuda no postinho do show.

Em relato, a influenciadora Bel Rodrigues detalhou o que aconteceu com ela no evento. “Infelizmente não recebi um atendimento bom quando precisei de novo. Quando entramos, eu conseguia ficar exatamente no local que era o meu plano. Fiquei feliz, mas foi só ficar nesse lugar que voltou tudo: Tontura, visão embaçada, tremedeira e sensação de desmaio. Nisso, fui no postinho, aferiram a pressão, saturação e glicose”, disse ela, no X.

Ela detalhou que recebeu o medicamento tarja preta. “Mas, quando pedi para voltar ao postinho (eu já tinha avisado que tentaria ficar ali fora e, se não desse, voltaria), a mulher simplesmente disse que tava ficando meio lotado e que ia me dar um clonazepam sublingual para eu me acalmar. Mas eu não precisava de calma, precisava de ajuda!”, declarou.

Barraco na fila e arrastão

E na sequência de caos na cidade do Rio de Janeiro, no show da segunda-feira (20), houve uma briga na fila para o show. Os swifties retornaram ao Engenhão em esperança de um clima mais ameno, mas o calor aconteceu na fila, com uma grande briga entre fãs.

Ao que aparenta, duas fãs colombianas furaram a fila, e a moça que já estava ali puxou as meninas pelo cabelo, começando um grande caos registrado pelo SBT. “A gente falou: ‘Você vai sair’, e ela falou: ‘não vou’. A polícia diz: ‘não posso fazer nada’. E a produção fala: ‘não posso fazer nada’. Mas se eu arrancar ela pelos cabelos eu vou ter problema com a polícia “, comentou a mulher revoltada.





Depois de tantas confusões e tristezas envolvendo a turnê, os próprios fãs criaram um apelido para a The Eras Tour, se tornaram Já Eras Tour. E assim se encerram os shows de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro, com diversas polêmicas e muitas emoções.

Taylor Swift The Eras Tour no Brasil. Foto - Reprodução/Instagram

Taylor Swift The Eras Tour no Brasil. Foto – Reprodução/Instagram

Agora a cantora seguirá com seus shows em São Paulo no Allianz Parque, assim como no rio serão três dias seguidos: 24, 25 e 26. O que será que podemos esperar da passagem da loirinha por SP?

O que você achou dessa passagem de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro?