Na manhã deste domingo (28), duas ativistas acabaram virando notícia na internet após entrarem em um museu de Paris e jogarem sopa na pintura da ‘Mona Lisa’, obra de Leonardo da Vinci. O ocorrido já aconteceu alguns anos atrás e o grupo de protestantes pertencem à organização francesa “Riposte Alimentaire”.
Um grupo de ativistas mulheres resolveram entrar no Museu do Louvre, localizado em Paris, e atacar a obra ‘Mona Lisa’ com uma sopa vermelha. Além disso, as duas ainda gritaram uma mensagem para o público e disseram: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”.
A cena chamou a atenção das pessoas no local, que pararam para filmar e registrar o acontecimento, e os responsáveis pela segurança também interviram.
Assista o vídeo abaixo:
ALERTE – Des militantes pour le climat jettent de la soupe sur le tableau de La Joconde au musée du Louvre. @CLPRESSFR pic.twitter.com/Aa7gavRRc4
— CLPRESS / Agence de presse (@CLPRESSFR) January 28, 2024
Leia também: Nasce filho de Suzane Von Richthofen, mulher condenada por assassinar os pais; saiba mais informações
Segundo informações divulgadas, as duas ativistas pertencem a organização francesa intitulada de ‘Resposta Alimentar’ (Riposte Alimentaire) e, posteriormente, os responsáveis pela atitude das protestantes emitiram um comunicado dizendo que tudo se tratava da necessidade de proteger o ambiente e as fontes de alimento.
No ano de 2022, o mesmo ocorreu com a mesma pintura e também com a ‘Girassóis’, de Vincent Van Gogh, na Galeria Nacional de Londres.
O que você achou da atitude dessas mulheres? Comente.