Se você é uma pessoa curiosa, possivelmente já se deparou com imagem da criança considerada a mais feia do mundo. Mas o que muitos não sabem é, como essa mulher está atualmente? Bem, para entendermos como Lizzie Velásquez deu a volta por cima, e se tornou uma palestrante e influenciadora digital com mais de 700 mil seguidores no Instagram, devemos relembrar ou conhecer a história da criança mais feia do mundo.
Lizzie Velásquez é a filha mais velha de Rita e Guadalupe Velásquez, e nasceu em 13 de março de 1989 na cidade de Austin, no Texas. Em seu nascimento os médicos perceberam que a menina possuía alguma doença congênita. Porém, não sabiam que ela era extremamente rara. Desde sua infância, ela foi vítima de muitas situações degradantes e bullying excessivo devido a sua aparência, que está fora de qualquer padrão estético.
Em 2006, quando tinha apenas 17 anos de idade, um vídeo com sua imagem foi postado no Youtube. O apelido que ela ganhou? “A mulher mais feia do mundo”. Nesse momento, ela juntou suas forças para lidar com a realidade da internet que, agora, também a julgava por sua imagem. Foi quando ela decidiu se posicionar e lutar contra o bullying.
Síndrome de lipodistrofia marfanóide-progeróide
Depois de seu nascimento, anos se passaram até que pesquisadores puderam nomear o que a jovem possui: a síndrome de lipodistrofia marfanóide-progeróide. Em 2020, apenas ela e mais outra pessoa tem essa doença em todo o mundo, o que torna a situação ainda mais incomum.
De acordo com análises médicas realizadas ao longo dos anos, a síndrome faz com que ela não consiga acumular gordura corporal, incapacitando-a de ganhar qualquer peso. Mesmo comendo a partir de uma dieta normal, ela não consegue engordar, nunca passando dos 29 kg, com quase 0% de gordura corporal.
Isso que faz com que ela possua uma pele mais seca, dá uma aparência envelhecida à mulher que possui apenas 35 anos de idade. Embora a doença seja rara e muito complexa, os médicos envolvidos afirmaram que ela não é fatal. Já que não afeta ossos, órgãos e dentes. Lizzie também é cega do olho esquerdo e possui problemas de visão consideráveis no direito.
Bullying
O bullying começou logo na infância, persistiu na adolescência e se tornou até mesmo cyberbullying, a partir de sua exposição na internet. No entanto, é possível perceber que Lizzie superou muitos obstáculos impostos a ela e lutou incessantemente na batalha contra as humilhações contra pessoas fora do padrão.
Foi a partir desse momento que ela começou a falar de forma motivacional, dando palestras e discursos sobre o tema para muitas pessoas que querem escutar o que ela tem a dizer. Em 2014, pela primeira vez, ela deu uma palestra TEDxAustinWomen de nome “How Do YOU Define Yourself” (como você se define, em tradução livre).
Superação
Em 2012, ela se formou na Texas State University com foco em estudos de comunicação. Isso ajudou quando a jovem criou um canal no Youtube para falar sobre temas relacionados à autoaceitação, motivação pessoal e, principalmente, como ser mais otimista.
Sua história inspirou e continua inspirando muitas pessoas ao redor do mundo. Isso é visto principalmente no fato de que a jovem já publicou um livro contando sua trajetória. Lizzie Beautiful: The Lizzie Velásquez Story (2010) é uma autobiografia, escrita com coautoria com sua mãe que conta detalhes de sua vida.
Ela também escreveu livros com foco no público infantil, que tem como tema principalmente auto-aceitação. Segundo Lizzie, Be Beautiful, Be You (2012) é uma história “para descobrir o que realmente nos torna bonitos e ensina os leitores a reconhecer seus dons e bênçãos únicos”.
Além disso, um documentário sobre a mulher também já foi produzido. Em 14 de março de 2015, “A Brave Heart: The Lizzie Velásquez Story” foi ao ar no festival de cinema SXSW em sua cidade natal, Austin, no Texas. Atualmente ela continua fazendo palestras e também é uma influenciadora digital, onde compartilha sua rotina em seu Instagram com mais de 700 mil seguidores.
Ver essa foto no Instagram
Veja o antes e depois
Confira a seguir: ‘BBB 24’: Boninho dá spoiler sobre a próxima Prova do Líder: “Uma das maiores”.
Você se lembrava da mulher mais feia do mundo?