A ilustre presença de Madonna no Copacabana Palace mexeu com as estruturas do Rio de Janeiro. A Rainha do Pop desembarcou na cidade durante a manhã da segunda-feira (29), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. De lá, ela seguiu direto para o hotel luxuoso, onde está hospedada na suíte presidencial, bem de frente ao palco onde será seu show gratuito no sábado (4).
O prédio icônico Copa Cabana Palace completou seus 100 anos em 2023, com uma história marcada pela passagem constante de diversas celebridades. Muitas delas registradas no Livro de Ouro, que reúne assinaturas de hóspedes ilustres desde 1923.
Madonna, por exemplo, está hospedada no mesmo quarto que ficou em 2008, quando esteve no rio para um show da turnê Sticky and Sweet Tour. A suíte também já recebeu grandes personalidades como Mick Jagger, Paul MCartney, Elton John, Gisele Bunchen, princesa Diana, e muito mais.
Primeiros hóspedes
A primeira famosa a colocar os pés nos suntuosos salões do Palace foi a cantora, atriz e vedete francesa Mistinguett, nome artístico de Jeanne Bourgeois. Ela esteve na inauguração, em 13 de agosto de 1923, e deveria se apresentar. Não teve performance, mas Mistinguett causou tumulto do mesmo jeito.
Já o físico Albert Einstein foi um dos primeiros a assinar o Livro de Ouro, em sua estadia no ano de 1925. Outra mente prodigiosa que consta do livro foi Santos Dumont. O colunista Ibrahim Sued, que teve uma coluna no jornal O Globo de 1954 até a morte, em 1995, frequentou tanto aquele endereço a trabalho e a lazer que foi homenageado com uma estátua na porta, em 2003.
Cenário de cinema
O Copacabana Palace foi apresentado para o mundo no filme Voando para o Rio, de 1933. O hotel foi o cenário da história onde o músico americano Roger (Gene Raymond) vem ao Brasil para conquistar uma mulher rica brasileira, Belinha de Rezende (Dolores del Rio). Entre as sequências mais conhecidas está a dança de bailarinas nas asas de um avião, tendo o Copacabana Palace no fundo.
Depois do filme de 1933, muitas estrelas ocuparam as suítes do Copa. Entre as musas das telonas que foram fotografadas lá estão: Ava Gardner, Marlene Dietrich, Jayne Mansfield, Rita Hayworth, Brigitte Bardot e Gisele Bündchen.
Em nome da política de boa vizinhança com os Estados Unidos, Orson Welles esteve no Copa na década de 1940. Walt Disney também. Há rumores de que teria sido no hotel, inclusive, que ele fez o primeiro esboço do que, algum tempo depois, seria o personagem Zé Carioca.
Realeza
O Copacabana Palace também recebeu reis, rainhas, príncipes e princesas. A família real inglesa esteve entre os que mais marcaram presença. Em março de 1931, o então príncipe de Gales e que mais tarde seria coroado Edward VIII, seu irmão, George V, fizeram check-in no Palace.
A copa do Copa, aliás, foi responsável pelo cardápio do primeiro almoço dos dois no Rio de Janeiro, em um evento oficial, no Palácio Guanabara. A filha de George V, a rainha Elizabeth II, também esteve no hotel. Em sua única viagem oficial ao Brasil, em 1968.
Dez anos depois, foi a vez de outro então ocupante do cargo de príncipe de Gales, o atual rei Charles III, de se hospedar no Copacabana Palace. Ele ficou no local nas quatro vezes que esteve no país.
Ele se hospedou no Copacabana Palace em 1978, ele estava solteiro. Já em 1991, Charles veio acompanhado da esposa, a Princesa Diana. Quando deixou de lado o cerimonial e cumprimentou as pessoas que a esperavam na porta do hotel com beijinhos. As imagens em que ela nada na piscina do hotel marcaram a visita e correram o mundo.
Mas além dos membros da coroa britânica, o hotel também hospedou o rei Juan Carlos. E rainha Sofia, da Espanha. E a rainha Beatriz e o príncipe Wilhem-Alexander da Holanda.
Música
A Golden Room, sala de espetáculos do hotel, recebeu em na inauguração Maurice Chevalier. Ao longo do tempo, nomes como Carmen Miranda, Nat King Cole e Josephine Baker se apresentaram no local.
Quando as areias de Copacabana serviram de plateia para um show histórico dos Rolling Stones para 1,2 milhão de pessoas, em 2006, os quartos e áreas do hotel foram o cenário da celebração de Mick Jagger e seus companheiros de banda durante a comemoração após a apresentação. Eles receberam amigos e parentes para uma festança.
Já o guitarrista Keith Richards ficou tão impressionado com a qualidade das camas, feitas sob medida, do hotel que convenceu a gerência da época a lhe vender uma. Isso porque sua mulher, que sofria de insônia, teve noites plenas durante a hospedagem e ele acreditou que ela merecia prolongar seu bem-estar.
Quem deu trabalho e chegou a ser expulso das dependências do local foi Justin Bieber e sua turma. Durante a turnê de 2013 no Brasil, ele chegou a ficar dois dias hospedado no sexto andar do hotel e foi convidado a fazer o check-out. Isso após quebrar alguns itens de sua suíte e tentar entrar no local com garotas de programa, que é proibido pelo estabelecimento. Ele precisou alugar uma casa após ser recusado em outro hotéis da cidade. Ele já havia se hospedado lá em 2011 sem intercorrências.
Veja fotos de artistas no Copacabana Palace:
Ray Charles, 1963
Brigitte Bardot , 1964
Mick Jagger, 1968
Janis Joplin, 1970
Tony Tornado, 1971
Rod Stewart, 1978
Príncipe Charles e Lady Di, 1991
Calvin Klein, 1993
Bono Vox, 1998
Madonna, 2008
Paul McCartney, 2010
Justin Bieber, 2011
Quanto custa a hospedagem?
Espaço historicamente frequentado por artistas, músicos, estrelas do cinema, presidentes, reis e rainhas, o Copacabana Palace desperta admiração e curiosidade em qualquer um. Afinal, quanto custa, hoje, a hospedagem em um dos cartões-portais do Rio de Janeiro?
O valor exato depende de fatores como a data da hospedagem, o número de pessoas e o período no qual é feita a reserva. Mas uma única noite no hotel mais luxuoso do Rio pode custar entre R$ 3 mil e R$ 30 mil. Claro, para aqueles que desejarem se hospedar nas melhores acomodações.
Por essa quantia, é possível aproveitar uma suíte de quase 120 metros quadrados, com direito a uma piscina semiparticular, que fica no sexto andar do prédio e tem vista panorâmica.