A cantora Flora Matos foi alvo de críticas nas redes sociais, na noite da última segunda-feira (6), após se manifestar acerca das enchentes que levaram a um colapso sem precedentes — com 90 mortes — ao Rio Grande do Sul. Em publicação no X (antigo Twitter), a rapper brasiliense celebrou a corrente de solidariedade impulsionada sobretudo por dezenas artistas. Mas fez uma ponderação. “Muito bonito a população se organizando para ajudar a galera no RS. Dentro e fora do Brasil, mobilização. Espero que essa mobilização sirva de inspiração e que aconteça quando outros estados sofrerem com catástrofes desse tipo. You know”, considerou ela.
Foi então que uma seguidora a questionou sobre como ela estaria ajudando os gaúchos. E Flora a respondeu: “Sendo não branca”. A afirmação repercutiu entre internautas, que passaram a criticá-la. “Isso não é uma pauta racial, mas se tu quer meter essa, melhor se informar sobre qual é a população mais afetada pela injustiça climática!”, sugeriu uma pessoa.
Ao que Flora a rebateu: “Me explica o que falei de errado, porque não tô encontrando o erro em defender que essa mobilização inspire outras quando outros estados precisarem. Qual é o problema?”.
Em outro post, Flora relacionou de maneira equivocada, como apontaram internautas, a tragédia no Rio Grande do Sul com a situação de povos originários no país. “Famílias indígenas morrendo assassinado o ano inteiro!!! Lembrete”. Pois bem, a publicação serviu de combustível para novas críticas na internet.
“O mais bizarro desse circo da Flora Matos é ela fazer uma tragédia que envolve outras pessoas serem sobre ela. E isso negando que existem também pessoas negras no Sul sofrendo neste momento!”, reclamou uma seguidora da artista.