Na tarde desta quinta-feira (13), um verdadeiro alvoroço tomou conta das redes sociais envolvendo o ex-BBB Matteus Amaral. Prints divulgados online sugerem que um rapaz com o mesmo nome do ex-participante do reality teria ingressado na mesma universidade e no mesmo curso utilizando cota racial. O documento do Ministério da Educação, do Instituto Federal Farroupilha, menciona um Matteus Amaral Vargas.
Ver essa foto no Instagram
“Um rapaz chamado MATTEUS AMARAL VARGAS cursou ENGENHARIA AGRÍCOLA no CAMPUS ALEGRETE. Este documento é público, fornecido por uma fonte segura e disponibilizado pela instituição, conforme mostram os dados técnicos”, escreveu uma usuária do X – antigo Twitter – ao compartilhar o link para consulta. É importante notar que esses dados são públicos e estão no edital de 2014 do Instituto Federal Farroupilha.
Apesar das coincidências, os dados fornecidos não permitem confirmar que se trata do ex-BBB. Matteus Amaral começou a cursar Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Pampa, no Alegrete, mas trancou a faculdade no 5º semestre para cuidar de sua avó. Além disso, o nome de sua mãe, Luciane da Silveira Amaral, também aparece em outro documento referente ao curso tecnólogo de Agroindústria, utilizando cota racial.
Ainda no final da tarde, o ex-BBB postou um vídeo em seu Instagram em que é possível ouvir alguém comentando sobre a polêmica ao fundo. “Já sou que isso aí não dá em nada. É só esquecer, isso não vai dar em nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, disse a pessoa. A publicação foi deletada. Confira:
#1
🚨VEJA: Matteus do Alegrete, supostamente, teria fraudado as cotas em 2014 para cursar Engenharia Agrícola em uma Instituição Federal. O ex-bbb teria se autodeclarado preto pic.twitter.com/eljhP6VMJj
— Alfinetei (@ALFINETEI) June 13, 2024
#2
Matteus, do BBB24, postou um story com alguém falando ao fundo sobre o caso de fraude por cotas raciais na universidade:
“Já soube que isso aí não da nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”. pic.twitter.com/MEZ4lvr5lz
— PAN (@forumpandlr) June 13, 2024
Ricardo Alface manda indireta após suposta farsa de Matteus
Um documento do Ministério da Educação, do Instituto Federal Farroupilha, lista o nome de Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB. Esses dados públicos estão disponíveis no edital de 2024 da instituição. A revelação gerou grande polêmica e uma enxurrada de críticas na internet.
Ricardo Alface, que participou da edição anterior ao BBB de Matteus, o BBB 23, aumentou ainda mais os rumores ao postar uma indireta em seu perfil no X. O ex-BBB sugeriu que tem informações sobre o caso, mas que, por enquanto, prefere manter o silêncio. “Vou ficar quietinho, porque se eu falaaaaar”, escreveu ele.
Vou ficar quietinho, porque se eu falaaaaaaarr 🤐🤨
— Alface 🥬 (@eitarickcamargo) June 13, 2024
Veja a seguir: Zé Felipe é acusado na Justiça de abandonar ex-produtor após AVC; saiba detalhes
Qual sua opinião sobre o caso?