Que a Rede Globo possui um vasto catálogo de novelas de sucesso ninguém pode negar, mas muitos telespectadores desconhecem que algumas dessas tramas foram inspiradas em casos reais. Autores renomados como Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Glória Perez, Elizabeth Jhin e João Emanuel Carneiro trouxeram à luz histórias que não eram de conhecimento público, conquistando os corações dos noveleiros. A lista foi criada pela criadora de conteúdo Filomena Ferreto e publicada na rede social X, antigo Twitter.

Por Amor (1997)

A trama de Maria Eduarda e Helena foi criada por Manoel Carlos. Segundo o autor, a ideia surgiu após ele ler uma notícia publicada por um jornal do interior do Ceará. Assim como na novela, mãe e filha tiveram bebês no mesmo dia, mas a mãe decidiu trocar as crianças ao descobrir que o neto havia falecido. Na época, a novela fez tanto sucesso que o assunto virou debate nas ruas do país.

Laços de Família (2000)

A conturbada vida de Camila e Helena também foi tirada dos jornais, de acordo com Manoel Carlos, que escreveu esta história. Na trama exibida no horário das 21h, a filha descobre que tem leucemia e, para salvá-la, a mãe decide engravidar para que a medula óssea da criança seja doada à irmã. Como relatado pelo autor, uma história semelhante se popularizou nos Estados Unidos durante os anos 90.

Senhora do Destino (2004)

Criada por Aguinaldo Silva, a trama foi inspirada em um sequestro real ocorrido no Brasil, conhecido como “Caso Pedrinho”, que começou em 1986 e só foi resolvido em 2002. Assim como na história real de Brasília, a personagem Maria do Carmo teve a filha, Maria Isabel (ou Lindalva), roubada por Nazaré Tedesco ainda no hospital, e levou anos para reencontrá-la, desta vez perto de casa. Na história real o jovem foi localizado em Goiânia vivendo como filho de Vilma Martins Costa, com o nome Osvaldo Martins Borges, e a história dos pais movimentou o noticiário, levando Vilma a ser condenada a 19 anos e nove meses de prisão.

#1

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

#2

(Reprodução/ Arquivos pessoais)

A Força do Querer (2017)

Escrita por Glória Perez, a novela foi baseada no livro “Perigosa”, de Fabiana Escobar, ex-Primeira-Dama do Tráfico da Rocinha. Na trama, Juliana Paes interpretou Bibi Perigosa, que entrou para o mundo do crime após o marido, Rubinho, ser preso. Ela é induzida pelo parceiro a fazer pequenos negócios para o tráfico e rapidamente se torna a vice-dama do crime.

(Reprodução/ TV Globo/ Jan Sen Davidson/ Studio Bruno Jordão

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Segundo Sol (2018)

A história do cantor de axé Beto Falcão, criada por João Emanuel Carneiro, foi inspirada nas teorias sobre a morte de Michael Jackson, que faleceu em junho de 2009. Na novela, o artista forja a própria morte após a queda do avião em que deveria estar, mas perdeu o voo. Com a carreira em declínio, a família o convence a fingir o óbito e, pensando no bem-estar financeiro deles, ele aceita. A verdade só é revelada 18 anos depois, quando a morte precoce o transformou em um ícone da música brasileira.

Espelho da Vida (2018)

A trama espírita de Elizabeth Jhin, exibida no horário das 18h, contava a história da atriz Júlia Castelo, que tinha uma forte ligação com uma pequena cidade de Minas Gerais e descobriu estar conectada a questões mal resolvidas de vidas passadas. A protagonista busca descobrir quem foi o responsável por sua morte. De acordo com a autora, a novela foi inspirada em um crime ocorrido em Salvador, onde a jovem Júlia Fetal foi morta após levar um tiro no peito disparado pelo marido.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

#1

(Reprodução/ TV Globo)

#2

(Reprodução/ X)

Lado a Lado (2012)

Na reta final, Constância interna sua filha Laura em um sanatório para impedir que ela revele um esquema de corrupção no Judiciário. A autora Cláudia Lage confirmou ao Gshow que essa trama foi inspirada em histórias reais. “Era uma prática comum no século XIX, que perdurou até o século XX. Os prontuários médicos eram impressionantes: ‘A paciente apresenta grave obsessão por livros’, ‘desprezo pela família’, ‘excitação sexual nervosa’, ‘recusa em ter filhos'”, explicou a autora.

Veja a seguir: CCJ aprova projeto de Lei Larissa Manoela; saiba o que é

Qual sua novela favorita exibida na Globo?

Categorized in:

Curiosidade,