Um vídeo publicado no Instagram pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás tem gerado muitos questionamentos e dúvidas entre a população. Nele, o Detran mostra um teste de bafômetro após o consumo de duas fatias de pão de forma, que resultou positivo com uma das marcas testadas. Isso poderia levar à reprovação no teste do motorista, resultando em uma multa por embriaguez no valor de R$ 2.934,70 e, dependendo do teor alcoólico, até mesmo na suspensão do direito de dirigir.

Teste do bafômetro é utilizado para medir percentual de álcool no organismo de motoristas (Foto: Andre Borges / Agência Brasília) — Foto: Auto Esporte

O teste foi realizado por uma influenciadora que publica vídeos informativos e educativos na página do Detran de Goiás. No vídeo, logo após consumir duas fatias de pão de uma determinada marca, ela faz o teste do bafômetro, que acusa 0,12 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/litro de ar), com uma margem de erro de até 0,04 mg/litro de ar. Em seguida, outra pessoa consome uma marca de pão que informa na embalagem não conter álcool, e o resultado no bafômetro é 0,0 mg/litro de ar.

No vídeo, um dos agentes do Detran alerta os motoristas para terem cuidado ao ingerir certos alimentos e sempre estarem atentos à sua composição, como bombons com licor e determinadas marcas de pão. A ideia para o vídeo surgiu de um teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) na semana anterior, que obteve resultados semelhantes com diversas marcas de pão de forma.

A repercussão do vídeo foi grande, especialmente entre motoristas preocupados com a possibilidade de serem reprovados no teste após um simples lanche. Em resposta, o Detran de Goiás publicou um novo vídeo explicando o processo. “O álcool presente no alimento não é absorvido pelo pulmão, portanto é só esperar três minutos e está liberado para dirigir”, informa a influenciadora do Detran de Goiás. No novo teste, realizado após esperar três minutos, o resultado foi negativo para a presença de álcool.

Na postagem, o Detran também explica que a quantidade de álcool presente no pão é muito pequena e desaparece rapidamente no organismo. “Conforme explicado pela médica nutróloga Thais Aquino, o álcool é uma substância comum em alimentos e medicamentos. Ele pode ser adicionado ou resultar da fermentação natural. Porém, a quantidade é insignificante, por isso não aparece mais no bafômetro depois de três minutos”.

Veja a seguir: ‘Muquiranas Brasil’: Série exibe estratégias nada convencionais de até onde vai a avareza humana

O que achou dessa informação?