Ao que tudo indica a tranquilidade abandonou Paris nessa sexta-feira (26). A festa de abertura dos Jogos Olímpicos 2024 está programada para começar às 14h30, horário de Brasília. Mas o noticiário da capital francesa não foi dos melhores até agora. Além do descaso com os atletas, a França se tornou um verdadeiro caos!
Ataque aos trens
Logo cedo, ainda pela madrugada, as linhas de trem da França foram alvo de atos de sabotagem. Incluindo um incêndio criminoso, que foi descrito como “ação coordenada” para interromper as viagens antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas.
Segundo e empresa estatal que opera dos trens, os ataques afetaram as principais linhas que chegam à Paris, como Lille, Bordeaux e Estrasburgo. Ainda não há informações sobre presos ou feridos por conta das ações.
Esse ataque inclusive atrasou a Seleção Feminina de futebol em seu deslocamento. Como a estreia do Brasil na competição foi no estádio de Bordeaux, a equipe fez o deslocamento até Paris de trem, mas teve que enfrentar atrasos para chegar ao seu destino.
Os atentados acabaram atrasando o início da viagem, que também teve sua duração afetada. O trajeto que teria duração de aproximadamente 2h, agora poderá demorar de 3h à 4h de duração.
A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castera, disse que os ataques foram uma “sabotagem coordenada”. Ela disse que os incidentes irão interromper as viagens desta sexta e do fim de semana, mas que a organização dos Jogos irá garantir “transporte adequado de todas as delegações para os locais de competição”.
Aeroporto
Pouco tempo depois, o aeroporto franco-suíço de Bâle-Mulhouse, em Estrasburgo, localizado na divisa entre França e Suíça, suspendeu as atividades temporariamente depois de um “alerta de bomba”, segundo as autoridades locais. A situação também foi confirmada pelos responsáveis pelo local, no perfil oficial do X.
Às 10h54, horário local, a equipe que administra o Bâle-Mulhouse disse que “por razões de segurança, o terminal foi evacuado e fechado, com suspensão das operações”. Em seguida, às 12h42 (horário local), a mesma equipe fez uma postagem atualizando a situação e informando que o alerta “chegou ao fim”. Com isso, todas as operações do aeroporto estão sendo retomadas gradualmente.
End of alert – 26/07/2023 12:42
The airport has reopened, and flight operations are gradually restarting. Passengers are requested to contact their airline for information about their flight. We wish you a safe and happy journey.
— EuroAirport (@euroairportcom) July 26, 2024
Zico assaltado
Embaixador do Time Brasil em Paris, o ex-jogador Zico teve um prejuízo enorme na capital francesa um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O ídolo do Flamengo foi roubado próximo ao hotel em que está hospedado.
Assaltantes levaram 500 mil euros (algo em torno de R$ 3 milhões) de Zico, segundo o jornal Le Parisien. O g1, entretanto, escutou fontes que disseram que esse valor não procede e que o prejuízo seria no valor de R$ 1,2 milhão.
O ex-jogador da seleção brasileira estava no banco traseiro de um táxi com uma mala que tinha um Rolex, diamantes e notas de dinheiro (2 mil euros e 2 mil dólares). Outros roubos a pessoas ligadas à Olimpíadas também foram registrados nos últimos dias. Javier Mascherano, técnico da Argentina, disse que atletas do time de futebol tiveram pertences levados enquanto treinavam antes da estreia.
Centro de Imprensa é evacuado por ameaça de bomba
Mais problemas para a organização dos Jogos de Paris 2024. Segundo informações do Surto Olímpico, portal especializado na cobertura da Olimpíada, o Centro de Imprensa, local destinado a cobertura da imprensa para cobrir a cerimônia de abertura de Paris, teve de ser evacuado por ameaça de bomba.
Em atualização minutos depois da divulgação, o portal informou que “os jornalistas já retornaram ao Centro de Imprensa e o pedido da Polícia é que as pessoas não fiquem do lado de fora”. A informação mais recente do portal conta que “não há mais a ameaça de bomba e a vida segue normal tanto no local, quanto no entorno, sem o efetivo policial como estava há minutos atrás”.
Confira a seguir: Maíra Cardi culpa exposição na web por doença da filha e toma atitude radical.
Você sabia desse caos?