Os Jogos Olímpicos são um momento histórico de celebração entre os países, mas também, de muita competição entre atletas de alto rendimento. Quando vêm o início de uma nova edição das Olimpíadas, é provável que você se lembre das modalidades bem conhecidos como vôlei, ginástica artística, atletismo, basquete, entre vários outros.

No entanto, os jogos já contemplaram uma gama muito maior de modalidades deixadas de lado com o tempo. Hoje, parece até difícil de acreditar com algum desses esportes já existiram um dia. Relembre alguns dos esportes que já estiveram em alguma edição, mas foram extintos das Olimpíadas:

Nado subaquático

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)
Nado subaquático – Foto: Reprodução

Nado subaquático – Foto: Reprodução

Essa é a famosa brincadeira que toda criança já fez na piscina: prender a respiração embaixo d’água e nadar o mais longe possível. Sem levantar a cabeça para respirar. A competição ocorreu no rio Sena em 1900, e terminou com dobradinha francesa. O vencedor, Charles Devendeville nadou 60 metros em um minuto e seis segundos. Segundo registros do Comitê Olímpico Internacional, o esporte não foi para frente por falta de interesse do público.

Cabo-de-guerra

  • Quantas edições durou: 4 (Paris-1900 até Antuérpia 1920, não houve edição em 1916 à 1ª Guerra Mundial)
Cabo de guerra – Foto: Reprodução

Cabo de guerra – Foto: Reprodução

Mais uma famosa brincadeira de criança, o famoso cabo-de-guerra também já foi esporte Olímpico! Em 1900, cada equipe era formada por seis atletas, e não era incomum que os países inscrevessem mais de uma equipe.

Posteriormente, pelas regras internacionais, cada equipe precisava ter oito integrantes, que ficavam em linha reta ao longo de um cabo de 10 cm de diâmetro. A disputa era realizada com dois times que tinham que puxar a corda e tentar derrubar o time oponente. Ao longo de todas as edições presentes, o país mais vencedor foi a Grã-Bretanha, sendo que, em todas as Olimpíadas, o esporte foi exclusivamente masculino.

Subida em corda

  • Quantas edições durou: 8 (Paris-1900 até Los Angeles-1932)
Subida em corda, um dos esportes Olímpicos - Foto: Reprodução

Subida em corda, um dos esportes Olímpicos – Foto: Reprodução

Essa é para os crossfiteiros de plantão! Se você aprendeu a subir em cordas depois de fazer uns burpees, poderia ter competido nas primeiras Olimpíadas. O objetivo da prova era subir uma corda de 10 metros no menor tempo possível. O primeiro campeão, foi o grego, Nikolaos Andriakopoulos. Na Olimpíada de 1932, o menor tempo foi de 6,8 segundos. O COI decidiu descartar a modalidade na edição seguinte, devido à baixa adesão de atletas.

Tiro-ao-pombo

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)
Tiro ao pombo já foi esporte Olímpico - Foto: Reprodução

Tiro ao pombo já foi esporte Olímpico – Foto: Reprodução

Sim, por mais absurdo que seja, matar pombos já foi uma competição olímpica. O objetivo dos atiradores era, obviamente, acertar o maior número de animais. Felizmente, a modalidade durou apenas uma edição, onde o vencedor foi o belga Leon de Lunden, que matou 21 pombos de 300. As edições de 1908 a 1924 também tiveram competições de tiro-ao-cervo, onde, felizmente, os animais eram de madeira. Uma curiosidade triste: essa foi a única vez que um animal foi morto de propósito durante os Jogos Olímpicos.

Críquete

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)
Críquete - Foto: Reprodução

Críquete – Foto: Reprodução

O críquete parece bastante com o beisebol, já que, o princípio é acertar a bola com um taco. Nos Jogos de Paris, apenas dois times se inscreveram: França e Inglaterra. Na edição seguinte, a modalidade já foi cancelada. Vale ressaltar que, esse é um dos jogos que irá retornar às Olimpíadas na próxima edição, em Los Angeles-2028.

Croquet

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)
Croquet - Foto: Patrick Heagney

Croquet – Foto: Patrick Heagney

Apesar do nome muito parecido, o croquet é um esporte bem diferente do críquete. Ele usa tacos, parecidos com os de golfe, para acertar bolas em pequenos aros fixados no chão. O croquet foi a primeira modalidade a ter participação feminina nas Olimpíadas.

Mergulho à distância

  • Quantas edições durou: 1 (Saint Louis-1904)

Bem, resumindo, é um salto à distância, só que na água. O atleta deveria mergulhar na piscina e permanecer imóvel embaixo d’água até sua cabeça chegar à superfície. No único ano em que existiu, a modalidade só teve cinco competidores, sendo todos do New York Athletic Club.

Corrida de lancha

  • Quantas edições durou: 1 (Londres-1908)

Na primeira e única vez que a corrida de lancha apareceu nas Olimpíadas, o clima sabotou o evento. Só uma lancha chegou ao final do percurso, devido a forte neblina do dia. Depois da edição de 1908, os Jogos deixaram de ter esportes motorizados.

Volteio

  • Quantas edições durou: 1 (Antuérpia-1920)
Volteio nas Olimpíadas - Foto: Wikimedia

Volteio nas Olimpíadas – Foto: Wikimedia

Sabe aquelas famosas performances onde os malabaristas se equilibram em cima do cavalo? Esse é o volteio. Ele apareceu na Olimpíada de 1920, como parte do programa equestre. Só três países competiram, e o pódio foi Bélgica, França e Suécia.

Nado sincronizado solo

  • Quantas edições durou: 3 (Los Angeles-1984 até Barcelona-1992)

Sim, isso mesmo que você leu, nado sincronizado solo. Bem, o nado sincronizado existe até hoje nas Olimpíadas, onde um time de oito atletas precisam fazer performances sincronizadas entre si. Mas em um nado individual, com quem o atleta deveria sincronizar? Segundo os defensores do esporte, com a música. O público não comprou muito a ideia, e a modalidade durou apenas 3 edições. Depois, a dança aquática passou a ser modalidade em equipe nos Jogos Olímpicos, mas o esporte individual é praticado até hoje em competições internacionais.

Balé em ski

  • Quantas edições durou: 2 (Calgary-1988 e Albertiville-1992)

O Ski Ballet foi uma modalidade demonstrativa em duas Olimpíadas de Inverno. Ele servia mais como um entretenimento ao público, mas mesmo assim, merece seu lugar nessa lista pela sua peculiaridade. As performances são até que parecidas com a patinação artística no gelo. Só que segurando varas, e com duas pranchas gigantes nos pés. Bem, é difícil explicar, é melhor assistir:

Competições artísticas

  • Quantas edições durou: 7 (Estocolmo-1912 até Londres-1948)

Entre os jogos de Estocolmo de 1912 e de Londres em 1948, tivemos sete edições das Olimpíadas em que artistas competiram por medalhas em cinco modalidades: arquitetura, literatura, música, pintura e escultura. Todos os atletas faziam obras inspiradas no esporte.

A ideia desse tipo de competição veio do barão francês Pierre de Coubertin, mas nunca empolgou muito e acabou por fim abandonada. Nenhum artista de renome mundial foi campeão olímpico nas artes, mas a categoria contou com jurados importantes, como a sueca Selma Lagerlöf, primeira mulher laureada com o Nobel de Literatura, e o músico russo Igor Stravinsky.

Natação com obstáculos

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)

7c1a07d2a260a74bc2522e4f16bf38f0.jpg

A modalidade possuía algumas regras malucas. Os atletas tinham várias etapas da disputa, que começava com uma escalada ao poste, depois passava por uma travessia por cima de barcos e terminava com um mergulho por baixo de outra fileira de barcos. Na única edição, o pódio foi composto por Frederick Lane (Austrália), Otto Wahle (Áustria) e Peter Kemp (Grã-Bretanha).

Duelo de pistolas

  • Quantas edições durou: 3 (Atenas-1906 até Estocolmo-1912)
Duelo de pistolas - Foto: Reprodução

Duelo de pistolas – Foto: Reprodução

Disputado nos Jogos Olímpicos de Atenas 1906 até Estocolmo 1912, ganhava quem acertasse mais tiros. Mas calma! Os competidores não se enfrentavam, mas sim atiravam em manequins.

Combate a incêndio

  • Quantas edições durou: 1 (Paris-1900)

Essa inusitada modalidade também foi uma das disputadas nos Jogos de Paris-1900. Felizmente, não se tornou um esporte olímpico oficial.

Combate a incêndio - Foto: Pixabay

Combate a incêndio – Foto: Pixabay

Confira a seguir: [VÍDEO] Olimpíadas 2024: Romena comemora medalha, mas entra em choque após ginasta dos Estados Unidos pedir revisão e tirá-la do pódio.

Você sabia dessas modalidades olímpicas?