A medalha de bronze conquistada pelo surfista brasileiro Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pode estar em risco. A Federação Peruana de Surfe (FENTA) apresentou uma reclamação oficial ao Comitê Olímpico Internacional (COI), alegando que o resultado da prova foi injusto e que o surfista peruano Alonso Correa foi prejudicado na disputa. A situação gerou uma reação inesperada de Pedro Scooby, também surfista e amigo de Medina, que fez um comentário bem-humorado sobre o caso nas redes sociais.

Gabriel Medina - Foto: William Lucas/COB

Gabriel Medina – Foto: William Lucas/COB

A controvérsia surgiu após a bateria decisiva em que Gabriel Medina e Alonso Correa competiram diretamente. Segundo a FENTA, Alonso Correa foi injustamente avaliado pelos juízes, especialmente no que diz respeito à prioridade na escolha das ondas. O presidente da federação peruana, Jaime Gensollen, afirmou em entrevista que houve um “roubo evidente” na decisão dos juízes, que atribuíram uma onda de alta pontuação a Medina, o que teria sido decisivo para garantir a medalha de bronze ao brasileiro.

“Ficou evidente o roubo do árbitro de prioridade nas Olimpíadas”, declarou Jaime.

Richard Navarrete, porta-voz da FENTA, reforçou as alegações, explicando que Alonso Correa pegou a primeira onda, o que deveria ter garantido a ele a prioridade. Contudo, segundo Navarrete, a decisão dos juízes de dar a prioridade a Medina foi questionável e mudou o rumo da competição: “Medina pegou a segunda onda, e Alonso a primeira […]”.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

“Ele deveria ter ganho por uma boa margem de remada, mas não foi isso que aconteceu. Alonso chegou primeiro. A onda que Medina pegou definiu a bateria, com mais de 7 pontos, o que fez a diferença. Temos todas as provas a nosso favor e queremos que o resultado seja corrigido”.

Alonso Correa também expressou sua frustração, afirmando que a decisão do juiz de prioridade foi determinante para o resultado final da bateria: “Nós dois terminamos [as ondas] nas pedras. Consegui sair antes de lá, cheguei antes ao fundo, estava à frente dele, e ainda assim deram a prioridade a ele. Foi muito estranho. Ele pegou uma onda depois de mim e, se chegamos quase juntos, a prioridade deveria ser de quem pegou a onda primeiro. Isso mudou completamente a bateria”, afirmou.

Leia também: [VÍDEO] Prejudicado por falta de ondas, Gabriel Medina comenta sobre piscina com ondas artificiais para Olimpíadas de 2028

Enquanto o COI ainda analisa a reclamação, a situação gerou uma repercussão nas redes sociais. Pedro Scooby, que está em Paris cobrindo o evento pela CazéTV, fez um trocadilho sobre a situação ao comentar em uma publicação no Instagram: “Reclama com o meu peru”, o que gerou risos entre seus seguidores, mas também evidenciou a tensão entre as duas nações no mundo do surfe.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Veja a foto abaixo:

Comentário de Pedro Scooby — Foto: Reprodução/Instagram

Comentário de Pedro Scooby — Foto: Reprodução/Instagram

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

Posteriormente, a Federação Peruana de Surfe publicou uma nota oficial no Instagram e declarou que seu recurso enviado à organização da prova foi recusado: “A Federação Peruana de Surfe informa que, no dia 05 de agosto de 2024, nosso comando técnico apresentou uma reclamação formal sobre a controvérsia pela indicação de prioridade na ‘Batalha da Remada’ na série de ‘Competição pela medalha de Bronze’ em Situ, na praia de Teahupo’o, cuja reclamação foi atendida sem uma resposta favorável”.

“A direção da FENTA se reúne em 09 de agosto com o comando técnico recém-chegado ao Peru para avaliar os passos a seguir, sendo respeitoso com as regras e competência da ISA e do Comitê Olímpico Internacional”.

Confira o post:

O que você achou dessa notícia? Comente.