Na fotografia, algumas imagens se destacam não por sua beleza ou composição artística, mas pelo profundo significado histórico que carregam. É comum vermos fotos de uma pós-tragédia envolvendo acidentes terríveis, porém, há algo ainda mais assombroso com fotos pré-tragédia. Há uma energia estranha que não podemos explicar. Ver a foto de uma pessoa tranquila e sorrindo, e saber que ela, infelizmente teve um destino terrível momentos depois. Essas imagens servem como lembretes pungentes da fragilidade da vida e da natureza imprevisível dos eventos que podem mudar o curso da história em um instante. Confira abaixo fotos tiradas pouco antes de tragédias chocantes:

1

Em 26 de dezembro de 2004, o Sudeste Asiático foi atingido por um tsunami devastador, que ceifou a vida de aproximadamente 230 mil pessoas. Entre as vítimas estava Deborah Garlick, cujo último rolo de filme foi encontrado após sua trágica morte no desastre. Essa foi a última foto da vítima, tirada instantes antes de ela perder a vida.

Última foto de Deborah Garlick - Foto: X

Última foto de Deborah Garlick – Foto: X

2

Em 13 de janeiro de 2005, os corpos do casal canadense John e Jackie Knill foram descobertos em um resort de praia na Tailândia. Semanas depois, um trabalhador humanitário de Seattle descobriu a câmera deles. Essa foto foi tirada momentos antes de serem varridos pelo tsunami do Oceano Índico de 26 de dezembro de 2004.
Última foto do casal - Foto: Reprodução

Última foto do casal – Foto: Reprodução

3

Em maio de 2023, Casey Rivara, pai de dois filhos, perdeu tragicamente a vida enquanto ajudava uma família de patos a atravessar uma estrada na Califórnia. O incidente ocorreu quando ele foi atingido por um veículo enquanto estava garantindo a segurança dos patinhos. Este evento de partir o coração foi capturado em uma fotografia tirada momentos antes do acidente fatal. Ele faleceu na frente dos filhos.

Casey Rivera faleceu na frente dos filhos - Foto: Reprodução

Casey Rivera faleceu na frente dos filhos – Foto: Reprodução

4

A imagem captura um momento assustador do dia 28 de janeiro de 1986, em que os sete membros da tripulação do Ônibus Espacial Challenger fazem seu caminho para embarcar na nave espacial. Tragicamente, 73 segundos após o lançamento, o Challenger explodiu e se desintegrou, resultando na perda de todas as sete vidas a bordo.

Última foto dos tripulantes do Challenger - Foto: Reprodução

Última foto dos tripulantes do Challenger – Foto: Reprodução

5

Em outubro de 2011, segundos após tirar essa selfie, as irmãs Kelsea e Savannah Webster e sua amiga Essa Ricker, foram atingidas fatalmente pelo trem visível no canto superior direito dessa imagem.
Kelsea e Savannah Webster e sua amiga Essa Ricker - Foto: Reprodução

Kelsea e Savannah Webster e sua amiga Essa Ricker – Foto: Reprodução

6

Essa foto foi tirada no dia 22 de agosto de 2015. E captura um jato Hawker Hunter meros segundos antes de ele colidir com o trânsito na estrada A27 em Shoreham, West Sussex, Reino Unido. O trágico acidente tirou a vida de 11 pessoas, enquanto o piloto conseguiu sobreviver.
Hawker Hunter - Foto: Reprodução

Hawker Hunter – Foto: Reprodução

7

Últimos registros do piloto de MotoGP Marco Simoncelli, tirados momentos antes de seu trágico acidente. Após o acidente, Simoncelli foi levado às pressas para o hospital da pista, onde a equipe médica realizou a reanimação cardiopulmonar por 45 minutos. Infelizmente, aproximadamente às 16:56, horário local, menos de uma hora após o incidente, foi anunciado que Simoncelli havia sucumbido aos ferimentos.
Acidente Simoncelli moto gp - Foto: Agência Reuters

Acidente Simoncelli moto gp – Foto: Agência Reuters

8

Esta foto de partir o coração tirada em 2023 captura os recém-casados ​​Samantha Miller e Aric Hutchinson momentos antes de seu veículo ser atingido pelo motorista bêbado Jamie Komoroski enquanto eles saíam do local do casamento. Infelizmente, Samantha faleceu no acidente.
Samantha Miller e Aric Hutchinson - Foto: Reprodução

Samantha Miller e Aric Hutchinson – Foto: Reprodução

9

Nesta triste imagem tirada em em um domingo de agosto de 2011 pelo filho do casal Andrea Smith e Jason Watson, uma tragédia ocorreria segundos depois. Ayano Tokumasu, uma estudante japonesa, pode ser vista de pé ao fundo usando uma vestimenta vermelha, admirando as majestosas Cataratas do Niágara. Tragicamente, momentos após esta fotografia ter sido tirada, ela perdeu o equilíbrio, resultando em sua morte.
Morte nas Cataratas - Foto: Reprodução / Bored Panda

Morte nas Cataratas – Foto: Reprodução / Bored Panda

10

Nos momentos finais antes de sua queda trágica, Andrea Mazzetto e sua parceira tiraram esta foto na rocha Altar Knotto, na Itália. Segundos depois, em uma tentativa desesperada de recuperar seu telefone caído, ele perdeu o equilíbrio e caiu mais de 190 metros. “Nossa maldita última foto juntos. Você sempre estará comigo, meu ursinho”, publicou Sara Bragante, namorada do homem.
"Maldita última foto" - Foto: Reprodução

“Maldita última foto” – Foto: Reprodução

11

Em 22 de novembro de 1963, enquanto desfilava em um carro aberto em Dallas, no Texas, John F. Kennedy, o então presidente dos Estados Unidos, ao lado da primeira-dama e do governador, foi vítima de um tiro fatal em uma tragédia que chocou todo o planeta. O 35º presidente dos EUA estava no terceiro ano de mandato quando o atentado aconteceu. Além de encerrar sua história na Casa Branca de forma dramática, segurado pela desesperada Jacqueline Kennedy, seu assassinato foi assistido, ao vivo, por mais de 250 mil pessoas.

Momentos antes do assassinato de John F Kennedy - Foto: Reprodução

Momentos antes do assassinato de John F.Kennedy – Foto: Reprodução

12

Essa imagem assustadora capturada em 1978 mostra o voo 182 da Pacific Southwest Airlines em seus momentos finais antes de cair no chão após colidir com uma aeronave particular. Este incidente devastador tirou a vida de 144 pessoas, marcando um dia trágico na história da aviação.

Voo 182 da Pacific Southwest Airlines - Foto: Reprodução

Voo 182 da Pacific Southwest Airlines – Foto: Reprodução

13

Em 1995, aos 39 anos, o  acrobata Robert Overacker tentou uma façanha ousada nas Cataratas do Niágara para chamar a atenção para a situação dos sem-teto. Pilotando um jet ski, ele pretendia saltar de paraquedas após saltar das cataratas. Tragicamente, seu paraquedas não abriu, levando à sua morte prematura. Devido ao seu currículo extenso como acrobata e dublê, ele não imaginava esse acidente fatal.
Robert Overacker - Foto: Reprodução

Robert Overacker – Foto: Reprodução

14

A última foto de Heather Price Papayoti a mostra olhando para a ponte de desvio da Represa Hoover em 16 de janeiro de 2014. Momentos depois, ela pulou a grade e tirou a própria vida.
Heather Price Papayoti - Foto: Reprodução

Heather Price Papayoti – Foto: Reprodução

15

Em 25 de maio de 1979, o voo 191 da American Airlines decolou do Aeroporto Internacional O’Hare. Momentos depois, o motor esquerdo se desprendeu da asa, fazendo com que o avião caísse no chão. Tragicamente, todos os 258 passageiros e 13 tripulantes a bordo morreram, assim como dois indivíduos no chão.
Voo 191 da American Airlines - Foto: Reprodução

Voo 191 da American Airlines – Foto: Reprodução

16

Em 1912, o inventor francês Franz Reichelt criou seu próprio paraquedas e decidiu testá-lo publicamente na Torre Eiffel em Paris. No entanto, o Reichelt despencasse 187 pés (57 metros) para sua morte. Esta foto foi tirada pouco antes do salto.
Franz Reichelt - Foto: Reprodução

Franz Reichelt – Foto: Reprodução

17

Em 12 de novembro de 1928, o navio de passageiros SS Vestris afundou no Oceano Atlântico devido a condições climáticas severas que o tornaram instável e inundaram. Das 326 pessoas a bordo, 111 morreram. A fotografia acima, capturada por Fred Hanson, retrata a tripulação momentos antes do navio virar e afundar.
SS Vestris - Foto: Reprodução

SS Vestris – Foto: Reprodução

18

Este é o jovem goleiro de apenas 15 anos, Gary Slok, tirando uma selfie com sua mãe pouco antes do voo de Amsterdã em junho de 2014. Tragicamente, algumas horas depois, o avião deles, o voo MH17 da Malaysian Airlines, foi abatido. Todos os 298 passageiros e tripulantes perderam suas vidas. “Gary e sua mãe estavam a caminho da Malásia para ter as melhores férias de suas vidas. Infelizmente, eles não tiveram a oportunidade de realizar esse sonho”, afirmou um porta-voz do clube onde o adolescente atuava.
Gary Slok e sua mãe, Petra - Foto: Reprodução

Gary Slok e sua mãe, Petra – Foto: Reprodução

19

O padre brasileiro Adelir Antônio de Carli tentou quebrar um recorde mundial voando com 600 balões de hélio por mais de 19 horas. Após a decolagem, ele desapareceu e nunca mais foi encontrado vivo. Inicialmente, houve especulações de que ele poderia ter sobrevivido a um pouso forçado, mas essa esperança foi frustrada quando partes de seu corpo apareceram na praia dois meses depois.

Padre do balão - Foto: Reprodução

Padre do balão – Foto: Reprodução

20

No dia 13 de outubro de 1972, o avião da Força Aérea Uruguaia 571 saiu do Uruguai a caminho do Chile, levando 45 pessoas, dentre eles um time de rugby, seus associados, familiares e amigos. Num certo momento sobrevoaram a Cordilheira do Andes e foi onde o desastre aconteceu. Inicialmente, 27 indivíduos sobreviveram ao acidente. Após 72 dias angustiantes, um total de 16 pessoas foram resgatadas com sucesso.
O desastre dos Andes - Foto: Reprodução

O desastre dos Andes – Foto: Reprodução

21

Em 25 de julho de 2000, um Air France Concorde, um jato supersônico de passageiros, caiu logo após a decolagem em um voo fretado de Paris para Nova York, resultando na perda trágica de todos os 109 passageiros e tripulantes a bordo, bem como quatro indivíduos no solo. Este incidente devastador marcou o único acidente fatal na história operacional de 27 anos do Concorde.
Air France Concorde - Foto: Reprodução

Air France Concorde – Foto: Reprodução

22

Foto capturada por um passageiro a bordo do condenado voo 123 da Japan Airlines. O Boeing 747, transportando 524 pessoas, sofreu um colapso estrutural catastrófico e descompressão apenas 12 minutos após a decolagem. A aeronave despencou perto do Monte Takamagahara, aproximadamente 62 milhas de Tóquio. Tragicamente, 520 passageiros e tripulantes perderam suas vidas no acidente, deixando apenas 4 sobreviventes.
123 da Japan Airlines - Foto: Reprodução

123 da Japan Airlines – Foto: Reprodução

23

Nesta foto de arquivo de 3 de abril de 1968, o Rev. Martin Luther King Jr. está com outros líderes dos direitos civis na sacada do Lorraine Motel em Memphis, Tennessee, um dia antes de ser assassinado aproximadamente no mesmo lugar. Da esquerda para a direita estão Hosea Williams, Jesse Jackson, King e Ralph Abernathy. King é uma das vítimas mais famosas da violência armada nos Estados Unidos. Assim como as armas eram uma questão complicada para King em sua vida, elas se destacam no 30º aniversário do feriado que homenageia seu aniversário.
Martin Luther King - Foto: AP Photo/Charles Kelly, Arquivo

Martin Luther King – Foto: AP Photo/Charles Kelly, Arquivo

24

Em 28 de novembro de 2016, o voo 2933 da LaMia transportava o time de futebol Chapecoense da Bolívia para Medellín, onde eles estavam programados para jogar nas finais da Copa Sul-Americana de 2016. Tragicamente, o avião caiu devido a uma falha elétrica e exaustão de combustível, levando à perda de 71 dos 77 passageiros a bordo. Esta foto foi tirada antes da decolagem.

Acidente da Chapecoense - Foto: Reprodução

Acidente da Chapecoense – Foto: Reprodução

25

Em fevereiro de 1970, Keith Sapsford, de 14 anos, da Austrália, movido por um espírito aventureiro e um desejo de ver o mundo, conseguiu entrar furtivamente no compartimento das rodas de um avião no aeroporto de Sydney. A aeronave estava indo para Tóquio.

Tragicamente, as portas do compartimento das rodas se abriram no meio do voo, fazendo com que Keith caísse para sua morte. Por pura coincidência, um fotógrafo testando uma nova lente no aeroporto capturou o momento angustiante quando Keith caiu do avião. O fotógrafo não sabia do incidente até revelar o filme, revelando a imagem de partir o coração.

Keith Sapsford, caindo do avião - Foto: Reprodução

Keith Sapsford, caindo do avião – Foto: Reprodução

26

Dave Halley capturou esse momento com uma fotografia de sua esposa e sua filha, pouco antes de embarcar em suas férias dos sonhos a bordo do voo MH17. Tragicamente, o avião foi abatido, resultando na perda de todos os passageiros a bordo.

Acidente trágico - Foto: Reprodução

Acidente trágico – Foto: Reprodução

27

Em 31 de outubro de 2015, Olga Sheina postou uma foto do marido segurando seu filho pequeno e sonolento nos degraus do voo 9268 da Metrojet, com a legenda “Estamos indo para casa”. Logo após a decolagem, a aeronave explodiu e se desintegrou no ar, ceifando a vida de todos os 224 passageiros e tripulantes a bordo.

"Estamos indo para casa" - Foto: Reprodução

“Estamos indo para casa” – Foto: Reprodução

28

Esta selfie captura Collette Moreno e sua amiga Ashley Theobald, momentos antes da tragédia acontecer. Tirada apenas alguns minutos antes de um acidente fatal, esta foto é um lembrete pungente da imprevisibilidade da vida. Collette perdeu a vida 5 semanas antes do dia do casamento, deixando para trás uma história de alegria transformada em tristeza.

Collette Moreno e sua amiga Ashley Theobald - Foto: Reprodução

Collette Moreno e sua amiga Ashley Theobald – Foto: Reprodução

29

Esta é a imagem final de Saman Gunan, um ex-SEAL da Marinha tailandesa que tragicamente perdeu a consciência e faleceu ao retornar de uma missão para entregar tanques de ar aos 12 meninos e seu treinador de futebol, que ficaram presos no complexo de cavernas inundado de Tham Luang em 2018.

Saman Gunan - Foto: Reprodução

Saman Gunan – Foto: Reprodução

30

Em 2015, essa selfie, feita pelo casal Gilles Leclerc e Marianne Labanane antecedeu o cruel ataque terrorista ao clube Bataclan, na França. A mulher sobreviveu, mas Gilles infelizmente perdeu sua vida no incidente.

Última selfie - Foto: Reprodução

Última selfie – Foto: Reprodução

31

Se você olhar no centro da foto vai ver um urso preto caminhando. Parece uma foto despretensiosa que capturou o momento em que um animal exótico está caminhando pela floresta, certo? Errado. Ela foi tirada por Darsh Patel, um estudante no auge de seus 22 anos que tentava fugir do urso.

Sim, Patel e colegas da universidade foram surpreendidos pelo animal durante uma caminhada na Reserva Apshawa, em West Milford. Para escaparem, decidiram se separar. No momento do reagrupamento, notaram que Darsh não apareceu. A polícia foi chamada e o corpo de Patel foi encontrado, bem como seu celular com a foto que ilustra este tópico.

Urso - Foto: Reprodução

Última selfie – Foto: Reprodução

32

 Esta foi a última foto do gorila Harambe, que foi assassinado em 2016 nos Estados Unidos depois que um bebê caiu no seu espaço em um zoológico.
Último registro do gorila Harambe - Foto: Reprodução

Último registro do gorila Harambe – Foto: Reprodução

33

Últimos momentos do Transasia 235, que se chocou contra uma ponte em Taiwan, matando 43 dos 58 passageiros.

Transasia 235 - Foto: Reprodução

Transasia 235 – Foto: Reprodução

34

Esse é Nicholas Mevoli, logo depois de bater um recorde de mergulho livre, modalidade em que o mergulhador deve permanecer o máximo possível de tempo submerso, sem nenhum tipo de equipamento de proteção. Logo depois de voltar à superfície, Mevoli fez um sinal de que estava bem, mas desmaiou por falta de oxigenação e não resistiu.

O último nado de Nicholas Mevoli - Foto: Reprodução

O último nado de Nicholas Mevoli – Foto: Reprodução

35

Durante a erupção do Monte St. Helen, o fotógrafo Robert Landsberg conseguiu registrar a fumaça que posteriormente acabaria por tirar sua vida. Com seu corpo ele protegeu o filme fotográfico.

Erupção do Monte St. Helen - Foto: Reprodução

Erupção do Monte St. Helen – Foto: Reprodução

36

O russo Pavel Kashin, praticamente de parkour (técnica que usa habilidades do ser humano para ir de um ponto a outro da forma mais eficiente) é fotografado durante um salto mal-sucedido que acabou tirando sua vida: ele despencou de um prédio em 2013.

Último registro de Pavel Kashin - Foto: Reprodução

Último registro de Pavel Kashin – Foto: Reprodução

37

Na imagem, podemos ver o ator famoso pela franquia Velozes e Furiosos. Paul Walker foi registrado entrando no carro que, eventualmente, acabaria por se acidentar, no evento que causou a morte do ator e do seu motorista após colidirem em uma árvore no dia 30 de novembro de 2023.
Paul Walker - Foto: Reprodução

Paul Walker – Foto: Reprodução

38

William Sanders guiando mais de 100 estudantes para fora da cafeteria dentro da escola de Columbine, alvo de um dos ataques mais infames da história dos Estados Unidos. Momentos depois ele acabou levando dois tiros no peito e não resistiu aos ferimentos.

O massacre de Columbine - Foto: Reprodução

O massacre de Columbine – Foto: Reprodução

39

O Arquiduque Ferdinando e sua esposa Sofia 1 hora antes de eles serem assassinados pelo nacionalista sérvio Gavrilo Princip. Vale ressaltar que este evento foi o gatilho para a Primeira Guerra Mundial.

Gatilho para a Primeira Guerra Mundial - Foto: Reprodução

Gatilho para a Primeira Guerra Mundial – Foto: Reprodução

40

Foto bonita, não? Um pai passeando com seu filho nos ombros, pessoas caminhando na rua. Tudo parece tranquilo e o sorriso no rosto das pessoas transparece felicidade. No entanto, está vendo o carro vermelho do lado direito da foto? Instantes após o clique, este veículo explodiu e 29 pessoas morreram, enquanto outras 220 ficaram feridas.

Pai e filho eram turistas espanhóis que visitavam a cidade de Omagh, na Irlanda do Norte, no dia em que dissidentes do IRA, grupo paramilitar irlandês, orquestraram esse terrível ataque terrorista. Por sorte, a dupla sobreviveu e pode olhar para a imagem como um símbolo de renascimento. O homem e a criança sobreviveram, o fotógrafo não.

Omagh - Foto: Wikimedia Commons

Omagh – Foto: Wikimedia Commons

41

A história por trás desta foto é trágica e se mantém desconhecida desde 2014. As mulheres que você vê são KrisKremers e Lisanne Froon, duas jovens holandesas que passaram mais de seis meses se preparando para fazer uma viagem ao Panamá. Ali, fariam a trilha conhecida como El Pianista. No dia 1º de abril daquele ano, tiraram esta foto e enviaram aos familiares. Foi o último contato antes de desaparecerem. Meses depois de uma busca infrutífera, a mochila de uma delas com celulares e uma câmera fotográfica foi encontrada.

As fotos pareciam não fazer sentindo algum e uma delas foi excluída de maneira que só seria possível recuperá-la com auxílio de um computador. Na sequência, a polícia encontrou alguns restos mortais. Exames de DNA confirmaram se tratar das garotas, mas a investigação não conseguiu concluir como desapareceram. Até hoje, o caso segue um mistério.

Mistério no Panamá - Foto: Lisanne Froon

Mistério no Panamá – Foto: Lisanne Froon

42

James Dean é clicado com seu Porsche 550 Spyder antes de morrer em um acidente aos 24 anos, em 30 de setembro de 1955. Uma das lendas mais conhecidas de Hollywood dá conta de que o Porsche de James Dean é “amaldiçoado”. Supostamente, o carro esteve envolvido em outros acidentes fatais nos anos 60, tirando a vida de vários outros proprietários que o compraram.
"Carro Maldito" - Foto: Reprodução / Bored Panda

“Carro Maldito” – Foto: Reprodução / Bored Panda

Confira a seguir: X-Men, Barbie, UP – Altas Aventuras e muito mais: Airbnb lança novas casas e experiências temáticas; veja.

Você já havia visto alguma dessas fotos? Sabia a história por trás delas?