Você já caminhou por aí e se deparou com uma placa de “bem-vindo a Pintópolis” ou “volte sempre a Rolândia”? Entre a enorme diversidade, histórias, povos e culturas do Brasil, estão também os municípios com os nomes mais cômicos inspirados em motivos como fertilidade das terras, margens de rios e homenagens. Espalhados em todo o país, as cidades carregam mitos e curiosidades sobre a sua origem de seus nomes.

Rolândia – Paraná

Rolândia, localizada no Paraná na Região Metropolitana de Londrina, dá o que falar pelo nome. Fundada por ingleses da “Companhia de Terras Norte do Paraná”, em 29 de junho de 1934 foi iniciado a construção da primeira casa do atual município, o Hotel Rolândia.

Depois disso as construções se sucederam e nasceu a cidade. Famosa pela fertilidade da “Terra Roxa” nos rincões do país, ficou conhecida também como a Canaã Brasileira e atraiu imigrantes de outros estados que povoaram Rolândia, segundo a prefeitura.

Youtuber Marisa de Oliveira gravou um vídeo sobre a história de Rolândia - Foto: YouTube

Youtuber Marisa de Oliveira gravou um vídeo sobre a história de Rolândia – Foto: YouTube

Jardim de Piranhas – Rio Grande do Norte

Já o município de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, começou com uma família de sobrenome Cavalcante que, em 1874, doou o seu patrimônio de Jardim para a Paróquia de Nossa Senhora de Santana, com sede em Caico. A prefeitura da cidade buscou a origem do nome com informações colhidas pelos habitantes mais idosos do município, que revelaram que a adoção do “de Piranhas” no nome veio de uma antiga Fazenda Jardim que era localizada à margem do renomado Rio Piranhas.

Jardim de Piranhas – Foto: Wikimedia

Jardim de Piranhas – Foto: Wikimedia

Pintópolis – Minas Gerais

Já a história do nome da cidade onde nasceram os pintopolenses – em Pintópolis em Minas Gerais – veio da homenagem a um fazendeiro chamado Germano Pinto. O portal Estado de Minas, publicou que o homenageado era um sertanejo do Norte de Minas e foi dono de um extenso pedaço do cerrado e adorava contar histórias “tanto pitoresca quanto verídica”. Foi em 1964 que o pecuarista, aos 40 danos de idade, transformou a Fazenda Riacho Fundo na única cidade planejada do interior de Minas na época.

Pintópolis, Minas Gerais - Foto: YouTube

Pintópolis, Minas Gerais – Foto: YouTube

Sem-Peixe – Minas Gerais

Também mineira, a cidade de Sem-Peixe já tem uma história do nome mais fidedigna ao que dá para se imaginar. O nome curioso é explicado por uma lenda de que índios nômades teriam chegado à região e quando foram pescar não encontraram peixe o suficiente. Desde então, apelidaram o lugar com a expressão “piracuera”, que quer dizer “aqui não tem peixes”, e o nome ficou.

Turismo em Minas Gerais, Sem-Peixe - Foto: Reprodução

Turismo em Minas Gerais, Sem-Peixe – Foto: Reprodução

Varre-Sai – Rio de Janeiro

Nas terras cariocas, o município de Varre-Sai, do qual era sede distrital, é um dos mais conhecidos no quesito nomes engraçados. Apelidado de “Varre e Sai” pelos mais íntimos, segundo a página do governo municipal, a origem do nome veio da história de Dona Inácia, uma proprietária de um curral chamado Varre-Sai por ter sido o doador das terras do povoado em 1850. A escolha veio de uma promessa a São Sebastião, que deu origem ao vilarejo de São Sebastião do “Varre Sahe” e o nome depois foi adaptado. Ao contrário do que muitos pensam e se divertem, não tem a ver com vassoura.

Varre-Sai - Foto: Facebook

Varre-Sai – Foto: Facebook

Não-Me-Toque – Rio Grande do Sul

No sul do país, existe uma cidade com o incrível nome de Não-Me-Toque. Na época das instalações das fazendas pelos portugueses em 1827, muitas recebiam denominações como Invernada Grande, Pessegueiro, Invernadinha, e uma delas, pela denominação nos chama atenção, pois denominou-se Fazenda NãoMeToque.

Não-Me-Toque - Foto: Divulgação/Prefeitura NMT

Não-Me-Toque – Foto: Divulgação/Prefeitura NMT

Fruta de Leite – Minas Gerais

Fruta de Leite é uma cidade nova, fundada em 21 de dezembro de 1995, com pouco mais de 4.600 habitantes, localizada no norte de Minas Gerais. A cidade recebeu esse nome porque na região existe uma abundância de uma fruta com o mesmo nome da cidade.

Cidade Fruta de Leite - Foto: YouTube

Cidade Fruta de Leite – Foto: YouTube

Anta Gorda – Rio Grande do Sul

Mais uma cidade do Rio Grande do Sul com nome diferente é Anta Gorda. O município foi fundado em 1963 e possui 5.961 habitantes, conforme último censo. O motivo do nome é que, no período colonial, uma anta de grandes proporções foi morta na área, onde os moradores passaram a utilizar o fato como referência para mencionar a região, que posteriormente se tornou município e recebeu este nome.

Anta Gorda - Foto: Facebook

Anta Gorda – Foto: Facebook

Feliz Natal – Mato Grosso

Feliz Natal, é um pequeno município localizado no Mato Grosso. A cidade foi fundada em 1989, possui atualmente pouco mais de 14 mil habitantes. Claro que, vale ressaltar que uma cidade super conhecida pelas festas de Natal e decorações durante o final do ano.

A denominação do município é referência ao rio Feliz Natal, pequeno curso d′água que corta o território municipal. Feliz Natal surgiu a partir da invasão de famílias sulistas na floresta amazônica ainda intocada, à procura de madeiras e terras férteis.
Cidade Feliz Natal - Foto: g1

Cidade Feliz Natal – Foto: g1

Passa e Fica – Rio Grande do Norte

Passa e Fica é uma cidade localizada no Rio Grande do Norte, fundada em 1962. O povoamento da região começou com uma casa construída por Daniel Laureano de Souza, em uma área desabitada situada à beira da estrada que ligava Nova Cruz a Serra de São Bento, em 1929.

Laureano montou uma pequena bodega em sua casa, onde passou a bancar jogos e a vender aguardente. O pequeno negócio ficou logo conhecido. As pessoas que normalmente passavam pela estrada eram atraídas pelos jogos e pela aguardente.

Costumavam dizer que quem entrava na bodega não queria mais sair. Com o passar dos dias, o minúsculo empreendimento de Daniel, feito de maneira improvisada, começou a exercer influência em toda a redondeza, dando início à formação de um pequeno núcleo populacional em suas proximidades.

Na tentativa de explicar o sucesso que a bodega estava fazendo, Antônio Luiz de Oliveira, morador da área, sempre brincalhão, dizia à sua maneira que aquele lugar era o “passa e fica”. Foi assim que surgiu o nome Passa e Fica.

Cidade Passa e Fica - Foto: Reprodução

Cidade Passa e Fica – Foto: Reprodução

Coité do Noia – Alagoas

Coité do Noia é um pequeno município localizado na região central de Alagoas. A origem do nome veio devido ao primeiro morador daquela região, Manoel Severiano de Carvalho Noia.

Coité do Noia - Foto: Reprodução

Coité do Noia – Foto: Reprodução

Russas – Ceará

Russas, Ceará - Foto: Reprodução

Russas, Ceará – Foto: Reprodução

O que você acha das russas da Rússia eu não sei, mas a cidade de Russas, no Ceará, é uma cidade de nome curioso. Russas é um município que fica a 165 km de distância de Fortaleza e tem 79.500 habitantes. Mas qual seria a origem desse nome? Bem, há duas hipóteses:

  • Cor das éguas de um velho fazendeiro chamado Zacarias do Pedro Ribeiro nos primeiros anos do povoamento, que possuía cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça. Os animais se destacavam pela uniformidade de sua cor encarnada, sendo batizadas de éguas russas (embranquecidas). Esta é a versão mais popular.
  • Existência local de algumas pedras brancas de granito, com partes pintadas de tinta vermelha. Vistas de longe, se assemelham às éguas russas. Esta é a versão segundo pesquisadores da História.

Nova Iorque – Maranhão

Talvez você não saiba, mas não é preciso ir para os Estados Unidos para conhecer Nova Iorque, pois basta ir para o Maranhão. Pois é, temos um município brasileiro com o nome de Nova Iorque! O pequeno município do Maranhão possui cerca de 4.600 habitantes e foi fundado em 1886.

Nova Iorque no Brasil - Foto: Turismo

Nova Iorque no Brasil – Foto: Turismo

Xique-Xique – Bahia

Xique-Xique está situado à margem direita do Rio São Francisco, que abriga um porto de grande importância para economia da região. A origem do nome está associada à abundância de cactos do tipo xiquexique encontrados pelos primeiros colonizadores da região.

Xique-Xique Bahia - Foto: YouTube

Xique-Xique Bahia – Foto: YouTube

Arroio dos Ratos – Rio Grande do Sul

Embora alguns pensem que o nome “Ratos” seja derivado de uma família que se fez presente no local, a hipótese mais correta é que esta denominação seja derivada do arroio que banha a cidade de um extremo a outro, que abrigava uma espécie considerável de “ratões”.

Arroio dos Ratos - Foto: Facebook

Arroio dos Ratos – Foto: Facebook

Solidão – Pernambuco

O atual município de Solidão teve origem em meados do século XIX, quando o senhor Euzébio, conhecido como o bandeirante, andava a procura de minérios, e chegando a essa localidade montou morada sob um pé de juá, posteriormente comprou terras onde foi morar com sua família.

Tempos depois deu as terras a sua filha chamada Conceição, que depois de algum tempo vendeu a um senhor vindo de Monteiro na Paraíba, chamado Jesuíno Pereira, por volta de 1870, quando começou a construir algumas casas de alvenaria. Jesuíno era um homem religioso e resolveu convidar o padre Carlos Cottart para celebrar uma missa em sua casa.

Quando o padre chegou na casa do senhor Jesuíno, disse: “Que solidão!”. Jesuíno não sabia o que significava aquela palavra e perguntou ao padre o seu significado. O padre lhe respondeu que solidão é um lugar deserto, isolado. Desde então o local ficou sendo chamado de Solidão.

Solidão - Foto: Facebook

Solidão – Foto: Facebook

Venha-Ver – Rio Grande do Norte

Muitas histórias são contadas sobre a origem desse nome. Porém, a mais conhecida é que a filha de um fazendeiro começou a namorar um de seus escravos. O pai resolveu mandar a menina para outra região e no dia da sua partida, mandou chamar a filha, e sua escrava informou que ela estava conversando com o namorado. Ele brigou com a escrava, desacreditando dela, mas ela o chamou para confirmar a informação. Ela disse: “Venha ver!”. E a cidade foi batizada com a expressão.

 Venha-Ver - Foto: Wikimedia

Venha-Ver – Foto: Wikimedia

Sombrio – Santa Catarina

Sombrio é um município localizado no sul de Santa Catarina, margeando um imenso lago com o mesmo nome. A origem do nome Sombrio está relacionada ao jeito de descrever essas terras pelos viajantes que ali passavam, em sua maioria tropeiros, que levavam tropas de gado do Rio Grande do Sul para São Paulo, pelo litoral catarinense.
Sombrio - Foto: Reprodução

Sombrio – Foto: Reprodução

Sério – Rio Grande do Sul

Um resgate histórico sugere duas versões para a denominação: a primeira atribui consideração a Antonio Franciosi, dono de terras no local conhecido como Cruzinha. Os pais dele eram naturais da província de Verona, Itália, onde existia o vale do Rio Sério, por isso eram chamados por “pessoal do Sério”.

A segunda também liga a família Franciosi. Muitos italianos, ao se referirem ao senhor Sérgio Franciosi, tinham dificuldade com a pronúncia da letra “g” e em vez de Sergio, pronunciavam Sério.

Sério- Foto: Reprodução

Sério – Foto: Reprodução

Paudalho – Pernambuco

O nome da cidade de Paudalho surge da derivação de uma grande árvore secular que exalava cheiro completamente semelhante ao do alho que existia na margem direita do Rio Capibaribe, extremo oeste da Cidade.
Paudalho- Foto: Reprodução

Paudalho- Foto: Reprodução

Ressaquinha – Minas Gerais

Ressaquinha surgiu em torno da Estação Ferroviária D. Pedro II, inaugurada em 12 de abril de 1882. O nome Ressaquinha pode ter origem no fluxo e refluxo das ondas no encontro de dois cursos de água, com o diminutivo “ressaquinha” devido a uma pequena ressaca num encontro de águas de rios.

Ressaquinha - Foto: Reprodução

Ressaquinha – Foto: Reprodução

Curralinho – Pará

O município de Curralinho, no Pará, surgiu de uma fazenda particular que se transformou na Freguesia de São João Batista de Curralinho em 1850. A fazenda cresceu devido ao agrupamento de pessoas ligadas aos proprietários, devido a interesses comerciais. O nome Curralinho vem de “curralzinho”, usado pelos aventureiros portugueses, que com o uso perdeu o “Z”.
Curralinho - Foto: Reprodução

Curralinho – Foto: Reprodução

Chupinguaia

O município de Chupinguaia surgiu na década de 1970 com o nome de Viradouro, devido às apenas duas ruas que tinha na altura. Em 1995, a cidade foi transformada em município e recebeu o nome de Chupinguaia, que tem origem indígena e significa “rio vermelho”.

Chupinguaia - Foto: Prefeitura de Chupinguaia

Chupinguaia – Foto: Prefeitura de Chupinguaia

Confira a seguir: Detetive particular revela o que homens infiéis sempre fazem; descubra.

Você sabia desses nomes engraçados? Já visitou algum desses lugares?