O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos nacionais, sendo um hino cívico que ressalta a qualidade e a história do Brasil. Foi oficialmente estabelecido no país em 1922, durante as celebrações do centenário da independência do Brasil, no governo de Epitácio Pessoa. A melodia do hino foi composta por Francisco Manuel da Silva, e a letra criada por Joaquim Osório Duque-Estrada.
A melodia foi criada em 1831, como parte da celebração da abdicação de D. Pedro I, sendo posteriormente aproveitada para uma canção em homenagem a D. Pedro II e, finalmente, para o Hino Nacional Brasileiro. A letra foi criada em 1909 e comprada pelo governo brasileiro por cinco contos de réis.
A definição do Hino Nacional Brasileiro como um símbolo nacional foi estabelecida pela Lei nº 5.700, sendo que os outros símbolos nacionais são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão de Armas) e o Selo Nacional. A legislação brasileira estabelece os locais em que a reprodução do hino é obrigatória.
Letra do Hino Nacional Brasileiro
Primeira Parte
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!Segunda Parte
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
— Paz no futuro e glória no passado.Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
História do Hino Nacional Brasileiro
-
Antigos hinos
A criação do Hino Nacional Brasileiro se deu em etapas e se estendeu desde o século XIX. O primeiro hino cívico que se estabeleceu no país foi uma canção criada em 1831 como celebração da abdicação de D. Pedro I do trono brasileiro. Essa canção foi concebida pelo compositor Francisco Manuel da Silva, com letra de Ovídio Saraiva de Carvalho.
A partir de 1841, uma nova letra foi criada para a composição de Francisco Manuel da Silva, mas de autoria desconhecida. Essa letra celebrava a subida de D. Pedro II ao trono, sendo bastante popular na segunda metade do século XIX e executada apenas por músicos profissionais e em teatros.
Com a Proclamação da República, em 1889, muita coisa mudou, incluindo os símbolos nacionais. A queda da monarquia fez com que o novo governo se livrasse de todos os símbolos que remetessem a essa forma de governo, inclusive hinos cívicos.
-
Como foi criado o atual Hino Nacional?
O governo de Deodoro da Fonseca decidiu dar início a um concurso para que uma nova melodia e letra fossem criadas. Os vencedores desse concurso foram os poetas José Medeiros e Albuquerque e o compositor Leopoldo Américo Miguez. Apesar da vitória, muitos intelectuais se opuseram ao novo hino, defendendo que a melodia de Francisco Manuel da Silva fosse mantida.
O presidente decidiu manter a melodia tradicional, transformando o hino vencedor do concurso no Hino da Proclamação da República. A melodia de Francisco Manuel da Silva permaneceu sem letra nos anos seguintes, até que um maestro chamado Alberto Nepomuceno decidisse trabalhar na criação de uma letra para formar um hino nacional.
Um concurso foi realizado em 1909, e na ocasião a letra criada por Joaquim Osório Duque-Estrada saiu como vencedora. Entre 1909 e 1922, algumas modificações foram realizadas na letra até que o governo brasileiro adquirisse os direitos dela por cinco contos de réis. A compra foi autorizada por meio do Decreto nº 4.559, de 21 de agosto de 1922.
A oficialização do Hino Nacional aconteceu no dia 6 de setembro de 1922 por meio do Decreto nº 15.671. Como mencionado, a oficialização do Hino Nacional Brasileiro nessa ocasião foi parte dos esforços do governo de Epitácio Pessoa para celebrar o centenário da Independência do Brasil.
Leis sobre o Hino Nacional Brasileiro
A lei que é responsável pela padronização do Hino Nacional e demais símbolos nacionais é a Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971. Essa lei é conhecida como a Lei dos Símbolos Nacionais, e no caso do Hino Nacional estabelece a forma como ele deve ser reproduzido e quando deve ser executado.
Quando se deve cantar o Hino Nacional Brasileiro?
A Lei nº 5.700 estabelece que o Hino Nacional pode ser tocado em cerimônias religiosas, sessões cívicas e transmissões de rádio, embora não seja obrigatório.
Sua execução passa a ser obrigatória no caso de hasteamento da Bandeira Nacional, na abertura de eventos esportivos e em continência ao presidente da República.
Você provavelmente já cantou o hino enquanto estava na escola. Já que, ele deve ser reproduzido uma vez por semana em escolas, públicas e privadas, do ensino fundamental.
Vocabulário do Hino Nacional Brasileiro
É válido ressaltar que, para algumas pessoas, o Hino Nacional Brasileiro têm um vocabulário um tanto complexo. Sendo assim, confira os significados de alguns dos termos que constam no Hino Nacional:
- Plácidas: calmas, pacíficas;
- Retumbante: que provoca som alto;
- Fúlgidos: que contêm brilho excessivo;
- Penhor: cumprimento de um dever;
- Vívido: que tem força e vigor;
- Resplandece: reluz;
- Impávido: corajoso;
- Fulguras: brilha;
- Florão: enfeite de flor, enfeite de ouro;
- Garrida: enfeitada;
- Lábaro: bandeira;
- Flâmula: bandeira;
- Clava: arma de madeira com pontas metálicas;
- Risonho: que possui aspecto sorridente, feliz.
Curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro
- A legislação brasileira determina que as pessoas se portem com atitude de respeito, estando de pé e em silêncio durante a execução do Hino Nacional;
- Aplaudir o Hino Nacional, pode? Bem, não é proibido, mas a legislação fala que não é necessária nenhuma manifestação após a execução;
- Segundo a legislação brasileira, o instrumental do Hino Nacional deve ter a tonalidade em si bemol;
- Deve ser cantado em uníssono quando executado;
- O Dia do Hino Nacional Brasileiro é comemorado em 13 de abril.
Hino da Independência
Outro hino com significado cívico no Brasil é o Hino da Independência. Este hino foi criado com base em um poema escrito por Evaristo da Veiga. O poema foi escrito em 1822, popularizando-se com a Independência do Brasil. Em 1824, recebeu uma melodia por D. Pedro I.
A partir de 1831, com a abdicação e impopularidade de D. Pedro I, a canção foi esquecida, e esse esquecimento foi reforçado nas primeiras décadas da república no Brasil. Foi somente com Getúlio Vargas que houve o resgate da canção.
Hino da Bandeira
O Hino da Bandeira foi criado em 1906, após um pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, por uma canção que homenageasse a Bandeira Nacional. A ideia era fazer com que a população aceitasse a nova bandeira do Brasil. A letra desse hino foi criada pelo poeta Olavo Bilac e a melodia foi composta por Francisco Braga.
Confira a seguir: Conheça 23 cidades brasileiras com nomes muito engraçados.
Você sabia desses fatos sobre o Hino Nacional Brasileiro? Conhecia os outros hinos?