Pular corda na rua, jogar bolinha de gude na praça, brincar de pega varetas na casa do amigo, correr por horas a fio brincando de pique-esconde depois de voltar da escola. Alguma dessas brincadeiras ativou uma nostalgia por aí? As atividades da nossa infância e os brinquedos antigos guardam um lugar especial no nosso coração, não tem jeito!
Vamos relembrar esse período das nossas vidas em que tudo parecia possível e as maiores obrigações eram ir para a escola e se divertir de montão? Acompanhe essa matéria para recordar os brinquedos antigos mais famosos, e até mesmo os que já envolviam tecnologia!
Você já se pegou pensando de forma saudosista nos brinquedos antigos que marcaram a sua infância? Uns já saíram de moda, porém outros continuam por aí, firmes e fortes. Vamos relembrar alguns dos passatempos que divertiram gerações:
1. Vai e Vem

Brinquedo Vai e Vem – Foto: Reprodução
2. Molas Coloridas
Ficar jogando a mola de uma mão para outra era uma diversão que exigia horas de tempo livre e concentração. O efeito que as cores faziam podem não ser tão impactantes quanto os de um Playstation 4, mas eram suficientes para uma tarde sem ter o que fazer.

Molas-coloridas – Foto: Reprodução
3. Amoeba
Amoeba Amoeba. A massinha colorida, pra gente brincar. É massa!

Já foi Geleca, já foi Amoeba, hoje é Slime! – Foto: Reprodução
4. Fofolete
Fofolete foi uma famosa boneca, especialmente popular no Brasil. Ela fazia parte da linha de brinquedos da Estrela, e mesmo após décadas desde seu lançamento, continua sendo lembrada com carinho. A boneca tornou-se um ícone da infância para muitos, evocando sentimentos de nostalgia e lembranças felizes. Quem lembra do cheirinho?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/B/R/5jbqqASFW1ohfeb8XWQg/fofoletes.jpeg)
As famosas Fofoletes – Foto: g1
5. Genius
Qual a maior sequência que você foi capaz de alcançar? Esse era um teste de memória difícil!

Genius – Foto: Reprodução
6. Pega Vareta
O Pega Vareta não é o jogo mais indicado para os desastrados. Ele consiste em espalhar pequenas varetas uma sobre as outras, de for que um jogador de cada vez tem que retirá-las sem mexer o resto. As cores definem a pontuação de cada uma.

Brinquedo Pega-vareta – Foto: Reprodução
7. Pega-peixe
Quem não gosta de uma pescaria? Essa envolve peixes que ficam abrindo e fechando a boca e você precisa ter destreza para encaixar o imã antes que roubem seu peixe!

Pega-peixe – Foto: Reprodução
8. Pula Macaco
Para jogar o Pula Macaco cada jogador assumia um grupo de macaquinhos que estavam ávidos por bananas e para isso precisam subir na árvore para consegui-las. Cada jogador recebia um conjunto de 4 macacos de uma cor mais um lançador. E para cada macaco que você conseguisse pendurar na árvore você recebia uma banana.

Pula macaco – Foto: Reprodução
9. Tazo
Os populares disquinhos, chamados de tazo, estampavam personagens famosos dos desenhos e formaram a infância de várias crianças. O auge dos colecionáveis aconteceu, principalmente, entre 2002 e 2004. Apenas no ano de 2003, três coleções foram feitas: Yu-Gi-Oh! Magic Tazos, Yu-Gi-Oh! Arma e Voa e Yu-Gi-Oh! Metal Tazos.
Esse sim é um artefato que passou pelas mãos de toda criança dos fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Quem nunca comprou um pacote de salgadinho só por causa do tazo que vinha dentro? Colecionar e trocar o brinquedo com os amigos era muito divertido!

Os famosos tazos – Foto: Reprodução/Casa do Colecionador
10. Tapa Certo
Esse causava muita discórdia entre os amigos!

Tapa-certo – Foto: Reprodução
11. Tamagotchi
Adorado por muitas crianças nos anos 90, permaneceu extremamente popular no início dos anos 2000. Disponível em diversas opções de bichinhos e cores, como o famoso dinossauro em vermelho, gatos e até personagens animados, o Tamagotchi oferecia uma experiência envolvente.
Para manter o jogo, era necessário atender às necessidades diárias do seu amigo virtual, incluindo banho, alimentação, brincadeiras e carinho. Felizmente, o Tamagotchi não dependia da internet, e sua bateria podia durar por meses, adicionando à sua praticidade e encanto duradouro. No entanto, era algo que tirava tanto a atenção das crianças que muitas escolas acabaram proibindo esses aparelhos durante o horário das aulas.

Pet Virtual, Tamagotchi – Foto: Amazon
12. Aquaplay
Dois botões, água e argolinhas. Bastava isso para divertir. O objetivo era usar o jato de água para jogar as argolas no suporte, um verdadeiro desafio diga-se de passagem. Quem lembra?

Antigo Aquaplay Jogo Da Velha – Foto: Mercado Livre
13. Cubo Mágico
Você já conseguiu montar um desses? Parecia impossível!

Cubo Mágico – Foto: Reprodução
14. Super Nintendo
Era o sonho de toda criança (e até mesmo adulto) ter um desses em casa! Quem nunca quis jogar Super Mario World no Super Nintendo?

Super Nintendo – Foto: Reprodução
15. Maleta kit escolar
Estojo de lápis de cor e canetinhas: Essa foto é capaz de mexer com os nossos sentimentos. Tantas opções e cores para arrasar nas atividades escolares… Que saudade!

Maleta kit escolar – Foto: Amazon
16. Brilho labial de morango
Provavelmente esse foi o primeiro batom que uma garota dos anos 2000 ganhou quando pediu maquiagens para os pais. Dá pra sentir o gosto só de olhar pra foto!

Brilho labial de morango – Foto: Shopee
17. Pulseira bate-enrola
Isso doía demais!

Pulseira bate-enrola – Foto: Reprodução
18. Bolinhas de gude
As pequenas bolas de bolas de vidro maciço parecem ter sido resgatadas pela série Round 6, mas a verdade é que esses brinquedos sempre estiveram na vida da criançada. Podendo ser encontradas em diferentes tamanhos, de formas translúcidas, manchadas ou intensamente coloridas, eram usadas em várias brincadeiras diferentes.

Bolinhas de Gude – Foto: Reprodução
19. Pião de madeira
Muito antes das Beyblades, os piões de madeira eram a febre da criançada. Tinham um formato de balão e, para brincar com eles, era necessário apenas uma corda. Ela era enrolada no objeto de madeira e depois jogado para frente. O movimento fazia com que o pião começasse a girar e rodar no espaço em que foi arremessado.

Pião de madeira – Foto: Reprodução
20. Brincando de Engenheiro
Quem nunca montou sua própria cidade com esses bloquinhos?

Brincando de Engenheiro – Foto: Xalingo
21. Jogo Cai Não Cai
Cai não Cai é mais um dos diversos jogos nostálgicos feitos pela Estrela. Ele podia ser jogado de 2 a 4 jogadores, e era composto de um tubo de acrílico amarelo que é encaixado em uma base, também de acrílico, com um furo no final, onde se encaixa a base. Vale ressaltar que ele também podia ser feito de garrafa pet, varetas de churrasco e bolinhas de gude.
No meio do tubo (ou garrafa pet) há diversos furos, onde são colocadas as varetas. Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo.

Jogo Cai Não Cai Brinquedos Estrela – Foto: Amazon
22. Pista Hot Wheels
Quem nunca teve o sonho de ter uma dessas? Os comerciais passavam o tempo todo!

Pista Hot Wheels gravidade zero – Foto: Reprodução
23. Mão biônica

Mão biônica – Foto: Reprodução
24. Cilada

Estrela Jogo Cilada – Foto: Reprodução
25. Cavaleiros do Zodíaco Bandai
Um dos animes que foram a maior febre dos anos 90 tiveram uma linha de brinquedo igualmente popular: todo mundo queria ter Seiya e seus amigos em casa.
Boneco Shun De Andromeda Cavaleiros Do Zodíaco Bandai – Foto: Shopee
26. Power Rangers vira cabeça

Power Rangers vira cabeça – Foto: Reprodução
27. Mini Game

O famoso brick game – Foto: Reprodução
28. Pogobol
Lançado pela Estrela, era um brinquedo muito divertido que parecia um pula-pula, ideal pra criançada aproveitar bastante no quintal de casa. Ele era feito no formato de uma bola de plástico ou borracha cheia de ar e cortada por um disco reto, onde você coloca os pés. Crianças pulando numa prancha fixada numa bola. O que pode dar errado? Isso resume bastante os anos 90.

Pogobol Preto e Laranja – Foto: Estrela
29. Furby

Furby – Foto: Reprodução
30. Superação

Superação – Foto: Facebook
31. Ioiô da Coca-Cola

Famoso ioiô da Coca-Cola – Foto: Pinterest
32. Pulseiras coloridas
Acredite se quiser, mas esse acessório era polêmico! Cada cor era um código e há quem diga que uma delas tinha conteúdo impróprio. A galera usava as pulseirinhas até quase no cotovelo.

As pulseiras coloridas polêmicas – Foto: Reprodução
33. Pulseira que belisca
Esse acessório era uma febre na época, mas colocá-lo no pulso era um pouco dolorido… Afinal, ela repuxava os pelinhos do corpo. Lembra que dava até para customizar os gominhos com letras e símbolos?

Pulseira que belisca – Foto: Reprodução/X
34. CD do McDonald’s
Os computadores estavam chegando nas casas brasileiras e o McDonald’s já oferecia esse CD com joguinhos viciantes..

CD-Rom do Ronald McDonald – Foto: Reprodução

Era tão bom, de passar horas em frente a tela… – Foto: Reprodução
35. Discman

Discman – Foto: Reprodução
36. MP3 player
O sucessor do discman era tudo o que os jovens queriam para curtir suas músicas favoritas e ostentar. Esse pequeno avanço tecnológico não era muito barato na época…

MP3 – Foto: Reprodução
37. Motorola V3
Esse celular era o auge da tecnologia e modernidade na época. Todos queriam ter esse aparelho que tinha até tela no lado de fora do flip.

O famoso Motorola V3 – Foto: Divulgação
38. Beyblade
As crianças formavam rodinhas por todos os cantos para disputar com as suas Beyblades que rodavam com a maior velocidade.

Beyblade – Foto: YouTube
39. Chaveiros da Coca-Cola
As mini garrafas de refrigerante estavam pendurados em 9 de cada 10 mochilas dos jovens da época. Muitas cores e estampas para colecionar! Você teve algum?
Minigarrafas – Foto: Shopee
40. Jogo de Tabuleiro do Show do Milhão
O jogo fazia a galera pensar muito em casa e ficar tensa com medo de errar antes de chegar na pergunta milionária.

Show do milhão – Foto: Reprodução
41. Autorama
O autorama era uma mini-pista de corrida que possuía faixas fixas por onde corriam carrinhos em miniaturas, semelhantes aos de Fórmula 1. Considerado um esporte automobilístico, a diversão atrai até hoje pessoas apaixonadas por velocidade em competições no mundo inteiro.

Famoso Autorama – Foto: Reprodução
42. Ferrorama
A primeira edição do Ferrorama foi lançada em 1973, com um trenzinho que tinha vários tipos de vagões com cargas de carvão, pedras, combustíveis e até de pessoas. Após montado, o trem podia se mover pelos trilhos porque era movimentado a pilha e isso fez com que ele fosse o mais vendido da época e lançasse outras versões.

Famoso Ferrorama – Foto: Reprodução
43. Pula Pirata
Pula Pirata é mais um jogo fabricado pela Estrela, é um dos poucos dessa época que ainda se encontra em produção. O jogo é composto de uma espécie de barril – com furos nas laterais e com um orifício na parte superior onde é colocado uma miniatura de pirata- e de espadas de plástico. O objetivo é não deixar o pirata pular para fora do barril.
Embora simples, Pula Pirata se manteve como um dos mais vendidos da Estrela, sendo, na época, um dos mais vendidos no Dia das Crianças e no Natal. Por isso, ele é fabricado até os dias atuais.

Pula Pirata – Foto: Reprodução
44. Cara a Cara
O objetivo do Cara a Cara é através de perguntas e raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário, ele vem desmontado. O jogo conta com uma versão dos personagens da Disney, uma da Turma da Mônica e dos Simpsons (apenas nos Estados Unidos), além de uma versão online em forma de aplicativo para o Facebook.

Cara a Cara – Foto: Reprodução
45. Barbie
Barbie, ou Barbara Milicent Roberts, nasceu em 9 de março de 1959 e, desde então, se tornou uma constante no mercado de brinquedos infantil. Criada pela empresária Ruth Handler e comprada posteriormente pela Mattel, a boneca expandiu-se para uma franquia de mídia com o lançamento de uma série de filmes de animação, iniciada em 2001. Logo, você pode não ter tido uma Barbie nos anos 90, mas com certeza curtiu um pouco do império multimídia instaurado pela boneca nos anos 2000.

Quem não ama a Barbie – Foto: Reprodução
46. Susi
Susi é uma boneca brasileira fabricada pela Estrela, competindo com a Barbie pela preferência das meninas. Lançada em 1966, uma boneca que foi querida por diversas gerações de meninas brasileiras até 1985, quando deixou de ser fabricada, voltando a ser lançada em 1997 após serem distribuídas mais de 20 milhões de unidades.
Em 1970, a Estrela lançou o namorado da Susi: o Beto. Em seu relançamento em setembro de 2007, a Susi ganhou um corpo mais esguio. Suas pernas ficaram mais finas e delineadas, a cintura também afinou e os seios ficaram mais volumosos.

Você já teve uma Susi? – Foto: Reprodução
47. Lego ou Playmobil
Enquanto o Lego chegou ao mercado em 1934, o Playmobil foi lançado ao público em 1974, mas isso não impediu que nenhum desses brinquedos chegasse até a criançada dos anos 90. O principal produto de ambas as empresas consistem em tijolos de plásticos de várias cores que podem ser interligados. Através deles, qualquer coisa pode ser construída, desmontada e reutilizada. Ambos são muito famosos até hoje, se adaptando conforme a moda do momento!

Lego ou Playmobil – Foto: Reprodução
48. Gradiente
Os amplificadores modernos de hoje começaram nos toca fitas da Gradiente. Era só plugar um microfone que sua voz era amplifica (com uma qualidade péssima), ou então colocar uma fita e ouvir suas músicas preferidas.

Gradiente – Foto: Reprodução
49. My Model
Quem era muito nova para se maquiar podia comprar um “My Model” e decora-la como quiser. Pente, maquiagem e tesoura vinham no kit. Tudo para deixá-la ainda mais bonita!

My Model – Foto: Reprodução
50. Casa dos sonhos da Barbie
Quem nunca teve o sonho de ter uma casa da Barbie?

Dreamhouse da Barbie – Foto: Facebook
51. Caixa registradora
O mais legal era usar o leitor de código de barras, alguns tinham até um pequeno feixe de luz vermelha (e a gente passava em tudo, até mesmo quando o produto não tinha o tal código de barras).

Caixa registradora – Foto: Reprodução
52. Fofão
Como esse boneco fez tanto sucesso? Provavelmente por ser bizarro, o que é estranho, tendo em vista que era um brinquedo infantil: além do rosto que assustou várias gerações, o brinquedo era sustentado por um suporte que mais parecia uma adaga. Quantas lendas urbanas o Fofão não rendeu hein?

Boneco do Fofão – Foto: Reprodução
53. Moranguinho
Nesse momento, um cheirinho característico deve ter tomado conta da sua memória! Essa bonequinha foi cobiçada por várias gerações, e hoje está disponível para venda em sua versão mais antiga, a de 1984. É uma fofura, não é mesmo?

Boneca Moranguinho – Foto: Reprodução
54. Avião da Barbie
A Barbie sempre foi conhecida pelas suas mais variadas profissões e propriedades, a casa custava uma fortuna, e claro que todo mundo queria. Mas, para quem amava a boneca nos anos 2000, o avião era um dos presentes mais aguardados do Natal. Para que a mansão quando se tem um jatinho particular, não é mesmo?

Avião Barbie Original da Mattel de 1999 – Foto: Veentx
55. Lousa Mágica
A Lousinha Mágica era um brinquedo simples, porém incrivelmente popular. Equipadas com uma caneta especial, as crianças podiam escrever e desenhar na tela, apagando com facilidade para começar uma nova criação. É quase como se fosse um avô da touch screen!

Lousa Mágica – Foto: Reprodução
56. Twister
O carinho pelo jogo transcendeu gerações: famoso desde sua criação na década de 1960, o Twister reúne até hoje crianças e adultos empenhados em testar o equilíbrio nas posições mais esquisitas possíveis.

Jogo Twister – Foto: Hasbro
57. Skate de dedo
Embora tenham surgido nos anos 90 e início dos anos 2000, os skates de dedo continuam a ser apreciados por diversas gerações. Muitos adultos olham para esses brinquedos com nostalgia, e há também uma nova geração de entusiastas que descobrem a diversão dos skates de dedo.

Skate de dedo – Foto: Reprodução
58. Bambolê
O bambolê é um clássico brinquedo que tem atravessado gerações e permanece como uma atividade divertida e popular até os dias de hoje. Esse aro circular, muitas vezes feito de plástico ou materiais similares, é girado ao redor da cintura, quadril ou outras partes do corpo em um movimento contínuo.

Bambolê – Foto: Reprodução
59. Estilingue
Estilingue era um brinquedo clássico que continua a ser apreciado por sua simplicidade, versatilidade e apelo ao ar livre. Sua presença nas culturas e brincadeiras tradicionais destaca seu papel duradouro na infância de muitas pessoas ao redor do mundo. Quem nunca viu o Bart de Os Simpsons usando seu estilingue e quis ter um igual?

Famoso Estilingue – Foto: Reprodução
60. Pipa
A pipa é um dos brinquedos mais antigos que existe, proporcionando alegria a gerações de crianças ao redor do mundo. Consiste em um leve e colorido pedaço de papel ou tecido esticado sobre uma armação de varetas, geralmente em forma de losango, e é tradicionalmente associado ao divertido hobby de voar pipas. Você provavelmente já soltou pipa, pelo menos alguma vez na vida!

Pipa – Foto: Reprodução
Confira a seguir: É verdade que o chiclete leva 7 anos para ser digerido?
Se lembrava de algum desses itens? Bateu uma nostalgia?