Do modão ao sertanejo universitário, o gênero que conquistou o público nas plataformas digitais se reinventa ao longo das gerações, revelando ídolos de alcance nacional. Nomes como Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano se tornaram eternos com suas canções, mas muitos fãs podem não saber um detalhe curioso sobre esses artistas: seus verdadeiros nomes. Não é incomum que cantores adotem um nome artístico no início da carreira, que pode ou não coincidir com o nome de batismo.
No entanto, algumas artistas do sertanejo, como a dupla Maiara e Maraisa, as irmãs Simone e Simaria, e Marília Mendonça, aclamada como “Rainha do Sertanejo”, mantiveram seus nomes reais para seguir no mundo da música. As gêmeas Maiara e Maraisa, por exemplo, foram registradas como Maiara Carla Henrique Pereira e Carla Maraísa Henrique Pereira.
Ver essa foto no Instagram
Já no caso das duplas masculinas, muitos usaram nomes bem diferentes dos que constam em suas certidões de nascimento. Chitãozinho e Xororó, no início da carreira, eram conhecidos como os Irmãos Lima, em referência ao sobrenome da família. Essa prática de adotar o sobrenome é comum entre alguns artistas para manter uma conexão com suas origens.
Veja abaixo os nomes verdadeiros de alguns dos principais artistas sertanejos:
Chitãozinho e Xororó
Os nomes verdadeiros dos artistas são José Lima Sobrinho e Durval de Lima. A dupla adotou seus famosos nomes artísticos inspirados na música “Chitãozinho e Xororó”, que faz referência a dois pássaros brasileiros, o inhambu-chintã e o inhambu-chororó.
Ver essa foto no Instagram
Gusttavo Lima
O cantor, cujo verdadeiro nome é Nivaldo Batista Lima, começou a carreira usando seu nome real, mas sem sucesso. Mais tarde, em Brasília, por sugestão de seu empresário, adotou o nome artístico que o tornou famoso.
Henrique & Juliano
Nascidos em Palmeirópolis (TO), os irmãos são registrados como Ricelly Henrique Tavares Reis e Edson Alves dos Reis Junior. Eles começaram se apresentando em festivais locais e se tornaram conhecidos por hits como “Não Tô Valendo Nada”.
Bruno e Marrone
A dupla, que iniciou a carreira em Goiânia (GO), é formada por Vinicius Félix de Miranda e José Roberto Ferreira. A escolha dos nomes artísticos levou três meses e foi decidida por Marrone.
Ver essa foto no Instagram
Zezé Di Camargo e Luciano
Os irmãos Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo adotaram os nomes artísticos Zezé Di Camargo e Luciano ao formarem a dupla. Antes, Zezé fazia parte de uma dupla com outro irmão, Emival, que faleceu em um acidente de carro.
Rionegro e Solimões
A dupla é composta por José Divino e Luiz Felizardo, que escolheram os nomes artísticos Rionegro e Solimões em homenagem ao encontro dos rios Negro e Solimões, na região amazônica.
Leonardo
O cantor Leonardo, registrado como Emival Eterno da Costa, começou sua carreira ao lado do irmão Leandro, cujo nome de batismo era Luís José da Costa. Após a morte de Leandro, Leonardo seguiu em carreira solo.
Ver essa foto no Instagram
Eduardo Costa
Edson Vander da Costa Batista é o verdadeiro nome de Eduardo Costa, natural de Belo Horizonte (MG). Ele escolheu um dos sobrenomes para seu nome artístico e é conhecido por sucessos como “Amor de Violeiro”.
Marcos & Belutti
Formada por Leonardo Prado de Souza e Bruno Belucci Pereira, a dupla contou com a ajuda de Bruno, da dupla Bruno e Marrone, para escolher seus nomes artísticos.
Zé Neto e Cristiano
José Toscano Martins Neto e Irineu Táparo Vaccari formam a dupla Zé Neto e Cristiano. Com milhões de ouvintes nas plataformas digitais, eles são um dos principais nomes do estilo “sofrência”.
Ver essa foto no Instagram
Veja a seguir: Simaria surge irreconhecível em festa levanta suspeitas: “O que aconteceu com o rosto dela?”
Qual dos nomes mais te surpreendeu?