Júnior Ahzura, filho caçula do ex-lutador Maguila, é um artista visual que, em 2022, assumiu publicamente sua homossexualidade, além de sua identidade como um homem negro e gordo. Pouco antes da morte de Maguila, Júnior prestou uma emocionante homenagem ao pai em suas redes sociais. Em um vídeo, relembrou uma entrevista antiga em que Maguila abordava a homossexualidade com uma visão à frente de seu tempo. Na conversa, ao lado do jornalista Leão Lobo, o ex-pugilista afirmou: “Esse negócio de homossexualismo… não acho que seja doença. A pessoa já nasceu com esse dom.” E completou: “Quando Deus coloca alguém na Terra, todos temos um destino. A gente não pode ser contra.”
Lá na década de 90 perguntaram ao Maguila sobre homossexualidade. Esperavam preconceito e ignorância, mas ao seu jeito, Maguila deu uma aula de respeito. pic.twitter.com/j8fIOG8kv0
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) October 18, 2024
A mensagem acolhedora de Maguila foi uma das lições mais importantes que Júnior carrega. Em seu podcast “Gordosfera”, ele compartilha sua trajetória, abordando desde a descoberta da própria sexualidade até a construção de uma identidade autêntica e forte, desafiando o estigma associado a ser negro, gay e gordo no Brasil. Ele lembra também a infância “meio pública e privada”, marcada pelo racismo e pela curiosidade alheia sobre sua origem. “Certa vez, um colega na faculdade perguntou se eu era bolsista, só porque meus amigos eram da periferia”, relembra.
Além do podcast, Júnior também é integrante do coletivo Adiposa Facção e atua como professor no Instituto Moreira Salles. Para ele, a arte se tornou uma forma de ativismo, uma maneira de combater preconceitos e inspirar outros. “Eu sempre fui um ‘gordinho viado’ e fui muito bem acolhido na minha família”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Filho de Maguila faz homenagem durante velório do pai
Durante o velório de Maguila, na tarde dessa sexta-feira (25), o filho do pugilista, Adenilson fez uma homenagem à sua madrasta, Irani. Na ocasião, ele aproveitou para criticar parentes que não compareceram na despedida do boxeador.
🚨ASSISTA: Filho de Maguila faz homenagem à madrasta e critica parentes durante velório do pai.
Adenilson enalteceu o companheirismo de Irani e alfinetou os parentes que não foram na despedida do boxeador.
— CHOQUEI (@choquei) October 25, 2024
Presidente Lula faz homenagem
Nesta quinta-feira (24), após a morte de Maguila, o presidente Lula prestou tributo ao ex-pugilista, exaltando sua contribuição ao boxe e sua popularidade entre os brasileiros. Em nota, Lula celebrou o carisma de Maguila e lembrou seu legado: “Os brasileiros se despedem hoje do grande lutador Maguila… multicampeão, ele popularizou o esporte e demonstrou seu amor pela cultura ao lançar um álbum de samba após se aposentar.”
Os brasileiros se despedem hoje do grande lutador Maguila, que nos deixou aos 66 anos. Nascido José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila foi um dos maiores atletas do boxe brasileiro e o nosso mais importante boxeador peso-pesado, acumulando inúmeras vitórias nos ringues e…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2024
Veja a seguir: Jojo Todynho compartilha vídeo ao lado de seu filho na Angola: “Seu futuro será brilhante”
Conhecia o filho caçula de Maguila?