É incrivelmente comum que os famosos usem um nome artístico ao invés do de batismo. Isso porque, uns acreditam no poder da numerologia, outros homenageiam parentes e, há também quem homenageie personagens que marcaram sua vida, além de alguns acreditarem que um ‘alter ego’ os beneficiaria. Confira a lista e veja o nome verdadeiro de famosos:
Bruno Mars – Peter Gene Hernandez
O tão querido pelos brasileiros “Bruninho” na verdade não se chama nem Bruno, muito menos tem o sobrenome Mars! Na verdade, seu nome é Peter Gene Hernandez. Surpreendentemente, esse apelido surgiu muito antes de sua fama mundial, ainda na infância. O apelido “Bruno” foi escolhido pelo pai de Peter. Segundo ele, o pequeno Peter tinha uma semelhança com o lutador de wrestling Bruno Sammartino, uma figura popular nos Estados Unidos.
Já o sobrenome “Mars”, que traduzido significa Marte, foi uma escolha do próprio cantor. Em entrevistas, Bruno revelou que o apelido surgiu como uma brincadeira. Segundo ele, muitas fãs o descreviam como alguém “de outro mundo”, então ele decidiu adotar um toque interplanetário em seu nome artístico. Assim, Peter Gene Hernandez transformou-se em Bruno Mars.
Anitta – Larissa Macedo Machado
Na verdade, Anitta se chama Larissa Macedo Machado. O nome artístico da cantora veio da minissérie ‘Presença de Anita’. Ela achava a personagem Anita “incrível” pois conseguia “ser sexy sem ser vulgar, menina e mulher ao mesmo tempo”. Hoje, ela não permite que ninguém a chame de Larissa. Nem mesmo os pais.
Lana Del Rey – Elizabeth Woolridge Grant
A cantora Lana Del Rey na realidade se chama Elizabeth Woolridge Grant. Além disso, é importante citar que o nome artístico atual de Lana não foi único que ela já utilizou em sua carreira musical.
Ela também já se apresentou como May Jailer, Sparkle Jump Rope Queen, Lizzy Grant e Lana Del Mar. Ficando, por fim com Lana Del Rey. Seu nome artístico foi inspirado na combinação dos nomes da atriz Lana Turner e o carro Ford Del Rey.
Chay Suede – Roobertchay Domingues da Rocha Filho
Chay é a abreviatura de Roobertchay, seu nome de batismo, que é o mesmo de seu pai. A escolha foi feita por Salustiano, avô do ator. “Meu avô inventava nomes. Ele pegava o nome das pessoas e traduzia. O nome dele era Salustiano de Paula Rocha e ele traduziu para Saylufet Ainobert Dimes Paylufet Roobertchay”, contou o ator no Lady Night.
Na entrevista, o ator também contou que a inspiração para seu sobrenome artístico surgiu aos 17 anos, após assistir o filme ‘Johnny Suede’, protagonizado por Brad Pitt.
Dira Paes – Ecleidira Maria Fonseca Paes
Para Dira Paes foi simples, ela apenas cortou seu nome próprio Ecleidira para Dira.
Katy Perry – Katheryn Elizabeth Hudson
Sim, na verdade, Katy Perry não é o nome da cantora. Batizada como Katheryn Elizabeth Hudson, a artista adotou o primeiro nome da mãe como sobrenome, para evitar confusões com a atriz Kate Hudson.
Ferrugem – Jheison Failde de Souza
O cantor revelou nos bastidores do Domingão que seu nome de batismo é Jheison! E mais: ele não gosta, e tratou de adotar o apelido Ferrugem como nome artístico quando iniciou na carreira musical. “Não sou muito fã do meu nome. Mas meu pai deu, então a gente tem que levar. Também não gostei do apelido, mas parei para analisar e vi que Ferrugem é bem melhor do que Jheison”, contou.
Fernanda Montenegro – Arlette Pinheiro Esteves Torres
Uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, na verdade não usa seu nome! Batizada como Arlette, Fernanda Montenegro acabou dando para a sua filha, Fernanda Torres, o seu nome artístico.
De acordo com informações do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, ela inventou o pseudônimo de Fernanda Montenegro porque “queria ser escritora com nome grandioso, coisa assim ‘à la século dezenove'”.
Fiuk – Filipe Kartalyan Ayrosa Galvão
O nome artístico de Fiuk tem apenas uma coisa em comum com o seu nome de batismo: o F!
Miley Cyrus – Destiny Hope Cyrus
Na verdade, Miley foi registrada com nome de Destiny Hope Cyrus, mas pediu para mudar legalmente para Miley Ray Cyrus, em homenagem ao apelido ‘Smiley’, o qual ganhou durante a infância por ser sorridente e alegre.
Gusttavo Lima – Nivaldo Batista Lima
Antes da carreira solo na música, Gusttavo Lima fazia parte de uma dupla sertaneja. Para que o seu nome se encaixasse com o de Alessandro, com quem dividia os vocais, chegaram a cogitar a troca para Fernando, mas bateram o martelo com Gusttavo. Deu certo, né?
Vin Diesel – Mark Sinclair Vincent
O ator Vin Diesel adotou esse nome artístico quando trabalhava como segurança em clubes de Nova York aos 17 anos. ‘Vin’ é uma abreviação de Vincent, o nome de seu padrasto, e ‘Diesel’ foi uma referência à sua energia inesgotável e personalidade forte.
Marilyn Monroe – Norma Jeane Mortenson
Embora seja o nome pelo qual ela é mais conhecida, o nome Marilyn Monroe não foi o primeiro nome a ser usado por Norma Jeane Mortenson. Após seu nascimento, ela foi batizada com o nome de sua mãe: Norma Jeane Baker.
Ela carregou esse nome com ela desde o período que viveu em um orfanato até se casar com um vizinho aos 16 anos e se tornar Norma Jeane Dougherty. Nome que ela usou até ela assinar seu primeiro contrato de atuação com a 20th Century Fox.
Então, Monroe e o executivo do estúdio, Ben Lyon, se uniram para criar o apelido que ajudaria a catapultá-la para o estrelato. Lyon sugeriu Marilyn em homenagem à atriz Marilyn Miller, e Norma Jeane sugeriu Monroe, sobrenome da família de sua mãe. Foi assim que o nome Marilyn Monroe foi concebido!
Lima Duarte – Ariclenes Venâncio Martins
Uma curiosidade sobre o nome de batismo de Lima Duarte é que na primeira versão da novela Ti Ti Ti, exibida em 1985, o nome do personagem de Luis Gustavo, Ariclenes, foi uma homenagem do autor Cassiano Gabus Mendes para o ator.
Maria Gadú – Mayra Corrêa Aygadoux
Em uma entrevista ao Programa do Jô, em 2013, Maria resumiu bem a escolha do seu nome: “Meu pai deu uma arrasada. Ele me registrou no dia errado, na hora errada e com o nome que ele quis: Mayra”, revelou.
Lady Gaga – Stefani Joanne Angelina Germanotta
Apesar de ser natural de Nova York, nos Estados Unidos, a família e o nome verdadeiro da cantora são italianos. Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta. Já o nome artístico ‘Lady Gaga’, veio da música Radio Ga Ga, da banda Queen.
Paolla Oliveira – Caroline Paola Oliveira da Silva
A atriz Paolla Oliveira é fã de numerologia. Foi justamente por isso que ela inseriu mais um L no seu nome. Assim, ela ainda optou por não usar o Caroline.
Susana Vieira – Sônia Maria Vieira
O sobrenome é o mesmo, mas você sabia que na verdade o nome da atriz é Sônia? E mais: que esse é o nome da sua irmã? Acabou que a escolha pelo nome artístico virou uma homenagem para a “verdadeira” Susana. Uma graça, não é mesmo?
Tony Ramos – Antônio de Carvalho Barbosa
Apesar de ser conhecido como Tony Ramos, o nome verdadeiro do ator é Antônio de Carvalho Barbosa. Para a carreira artística, ele resolveu usar o Tony, apelido para Antônio, e o Ramos, sobrenome de um parente.
Eminem – Marshall Bruce Mathers III
Seu nome artístico, Eminem, foi criado a partir das iniciais de seu nome Marshall Mathers, ou seja, M&M. Como Eminem não poderia usar esse nome, por conta da marca de chocolates, ele preciso mudar o e resolver escrevê-lo como é falado em inglês: EM-IN-EM.
Melody – Gabriela de Abreu Severino
Conhecida por seus falsetes marcantes, a cantora Melody também escolheu um nome artístico bem diferente do verdadeiro, que é Gabriela de Abreu Severino.
Bruna Marquezine – Bruna Reis Maia
O primeiro nome da atriz é realmente Bruna, mas o sobrenome verdadeiro é bem diferente do artístico. Na verdade, seu nome de nascimento é Bruna Reis Maia, tendo adotado o sobrenome Marquezine como uma homenagem à sua avó, de ascendência italiana.
Confira a seguir: Por que Todo Mundo Odeia o Chris acabou de repente? Entenda o motivo.
Qual nome mais te surpreendeu?