A mulher mais alta do mundo e a mulher mais baixa do mundo se encontraram para um chá da tarde em Londres para comemorar o Guinness World Records Day. Rumeysa Gelgi, que mede 2 metros e 15 centímetros de altura, e Jyoti Amge, que tem apenas 62,8 centímetros, se encontraram no Savoy Hotel, segundo um comunicado do Guinness World Records (GWR) na quarta-feira (20). A diferença de altura entre as duas mulheres é de impressionantes 1,52 metros de altura. Mesmo assim, segundo relatos, a dupla se deu muito bem.

Jyoti Amge (0,62 m) e Rumeysa Gelgi (2,15 m) se encontraram no Reino Unido — Foto: Guinness World Records

Jyoti Amge (0,62 m) e Rumeysa Gelgi (2,15 m) se encontraram no Reino Unido — Foto: Guinness World Records

“Nós realmente temos coisas em comum. Ambas amamos maquiagem, cuidados pessoais, joias e fazer as unhas”, disse Gelgi no comunicado:”Foi difícil para nós fazer contato visual em alguns momentos devido à diferença de altura, mas foi maravilhoso”, acrescentou ela

Amge comentou que estava “muito feliz” por conhecer sua colega recordista. “Foi tão agradável conhecer a mulher mais alta do mundo pela primeira vez, ela é tão bem-humorada, me senti muito confortável conversando com ela”, disse Jyoti.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Rumeysa Gelgi

Em 2021, Gelgi, uma designer de sites da Turquia, foi confirmada como a mulher mais alta do mundo. Sua altura é devido a uma condição extremamente rara chamada de Síndrome de Weaver. Ela foi apenas a 27ª pessoa no mundo a ser diagnosticada com essa síndrome, segundo o GWR.

Rumeysa Gelgi - Foto: Guinness World Records

Rumeysa Gelgi – Foto: Guinness World Records

Aos 27 anos, ela detém os recordes das maiores mãos em uma mulher, com 24,93 centímetros, das costas mais longas em uma pessoa viva (feminina), com 59,90 centímetros, e das orelhas mais longas em uma pessoa (feminina), com um tamanho médio de 9,58 centímetros.

Além disso, Gelgi também apareceu em um documentário do GWR chamado ‘Rumeysa: Walking Tall’, que a segue em uma jornada pelos EUA, conhecendo outros recordistas.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Jyoti Amge

Amge, é uma atriz e influenciadora nascida na Índia, e tem um distúrbio de crescimento ósseo chamado acondroplasia, que afeta os braços e as pernas. O distúrbio ocorre precocemente no desenvolvimento do feto no útero e afeta o tecido cartilaginoso que deveria se transformar nos braços e pernas da criança.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui
Jyoti Amge - Foto: Prime Video

Jyoti Amge – Foto: Prime Video

Em 16 de dezembro de 2011, quando Jyoti completava 18 anos, ela foi oficialmente declarada a mulher mais baixa do mundo pelo Guinness World Records, com uma altura de 62,8 cm.

Apesar de sua estatura pequena, Amge tem uma grande presença nas redes sociais, e também apareceu na série ‘American Horror Story: Freak Show’ no papel de Ma Petite. Isso a torna a atriz mais baixa de todos os tempos, segundo o GWR.

“Celebrar as diferenças”

O editor chefe do Guinness World Records, Craig Glenday, se encontrou com as duas em Londres e disse que os recordes são sobre “celebrar as diferenças”.

“Reunindo essas duas mulheres incríveis e icônicas, elas podem compartilhar suas perspectivas sobre a vida umas das outras e também conosco”, disse Glenday no comunicado. Tanto Gelgi quanto Amge foram nomeadas como ICONS do GWR, uma nova categoria introduzida para a edição de 2025 do livro.

Jyoti Amge (0,62 m) e Rumeysa Gelgi (2,15 m) se encontraram no Reino Unido — Foto: Guinness World Records

Jyoti Amge (0,62 m) e Rumeysa Gelgi (2,15 m) se encontraram no Reino Unido — Foto: Guinness World Records

O Guinness World Records, também conhecido como “Livro dos Recordes”, surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos. Sir Hugh Beaver teve a ideia de criar o livro após ele discutir com amigos quais seria a ave de caça mais rápida da Europa. Como ele e os companheiros não conseguiram encontrar uma resposta em livros da época, Beaver resolveu fazer uma publicação própria que reunisse fatos que pudesse abordar perguntas do tipo.

Confira a seguir: [VÍDEO] Profissionais da saúde são flagradas fazendo ‘babyliss’ no cabelo, durante expediente em UPA.

O que você achou desse encontro?