A mulher mais alta do mundo e a mulher mais baixa do mundo se encontraram para um chá da tarde em Londres para comemorar o Guinness World Records Day. Rumeysa Gelgi, que mede 2 metros e 15 centímetros de altura, e Jyoti Amge, que tem apenas 62,8 centímetros, se encontraram no Savoy Hotel, segundo um comunicado do Guinness World Records (GWR) na quarta-feira (20). A diferença de altura entre as duas mulheres é de impressionantes 1,52 metros de altura. Mesmo assim, segundo relatos, a dupla se deu muito bem.
“Nós realmente temos coisas em comum. Ambas amamos maquiagem, cuidados pessoais, joias e fazer as unhas”, disse Gelgi no comunicado:”Foi difícil para nós fazer contato visual em alguns momentos devido à diferença de altura, mas foi maravilhoso”, acrescentou ela
Já Amge comentou que estava “muito feliz” por conhecer sua colega recordista. “Foi tão agradável conhecer a mulher mais alta do mundo pela primeira vez, ela é tão bem-humorada, me senti muito confortável conversando com ela”, disse Jyoti.
Jyoti Amge e Rumeysa Gelgi entraram para o Guinness World Records como a mulher “mais baixa” e “mais alta” do mundo. pic.twitter.com/xKAWOsRWBs
— poponze (@poponze) November 21, 2024
Rumeysa Gelgi
Em 2021, Gelgi, uma designer de sites da Turquia, foi confirmada como a mulher mais alta do mundo. Sua altura é devido a uma condição extremamente rara chamada de Síndrome de Weaver. Ela foi apenas a 27ª pessoa no mundo a ser diagnosticada com essa síndrome, segundo o GWR.
Aos 27 anos, ela detém os recordes das maiores mãos em uma mulher, com 24,93 centímetros, das costas mais longas em uma pessoa viva (feminina), com 59,90 centímetros, e das orelhas mais longas em uma pessoa (feminina), com um tamanho médio de 9,58 centímetros.
Além disso, Gelgi também apareceu em um documentário do GWR chamado ‘Rumeysa: Walking Tall’, que a segue em uma jornada pelos EUA, conhecendo outros recordistas.
Ver essa foto no Instagram
Jyoti Amge
Já Amge, é uma atriz e influenciadora nascida na Índia, e tem um distúrbio de crescimento ósseo chamado acondroplasia, que afeta os braços e as pernas. O distúrbio ocorre precocemente no desenvolvimento do feto no útero e afeta o tecido cartilaginoso que deveria se transformar nos braços e pernas da criança.
Em 16 de dezembro de 2011, quando Jyoti completava 18 anos, ela foi oficialmente declarada a mulher mais baixa do mundo pelo Guinness World Records, com uma altura de 62,8 cm.
Apesar de sua estatura pequena, Amge tem uma grande presença nas redes sociais, e também apareceu na série ‘American Horror Story: Freak Show’ no papel de Ma Petite. Isso a torna a atriz mais baixa de todos os tempos, segundo o GWR.
“Celebrar as diferenças”
O editor chefe do Guinness World Records, Craig Glenday, se encontrou com as duas em Londres e disse que os recordes são sobre “celebrar as diferenças”.
“Reunindo essas duas mulheres incríveis e icônicas, elas podem compartilhar suas perspectivas sobre a vida umas das outras e também conosco”, disse Glenday no comunicado. Tanto Gelgi quanto Amge foram nomeadas como ICONS do GWR, uma nova categoria introduzida para a edição de 2025 do livro.
O Guinness World Records, também conhecido como “Livro dos Recordes”, surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos. Sir Hugh Beaver teve a ideia de criar o livro após ele discutir com amigos quais seria a ave de caça mais rápida da Europa. Como ele e os companheiros não conseguiram encontrar uma resposta em livros da época, Beaver resolveu fazer uma publicação própria que reunisse fatos que pudesse abordar perguntas do tipo.
Confira a seguir: [VÍDEO] Profissionais da saúde são flagradas fazendo ‘babyliss’ no cabelo, durante expediente em UPA.
O que você achou desse encontro?