Sem dúvidas, coco é uma daquelas frutas que tem a cara do verão, mas cai bem em qualquer época do ano! Isso porque, além de se transformar em ótimas receitas como cocada ou um bolo de coco gelado, podemos aproveitar até mesmo sua água. Quem nunca se refrescou e se sentiu revigorado com uma bela água de coco, não é mesmo? Mas, afinal, você já parou pra pensar como aquele líquido surgiu ali dentro?

Água de coco - Foto: Reprodução

Água de coco – Foto: Reprodução

Na verdade, não tem nenhum segredo: o coco já se forma com água dentro. O coqueiro absorve água pela raiz e põe dentro da fruta durante sua formação. O motivo é muito interessante.

Alguns frutos têm um único caroço no centro, e esse caroço fica bem aderido à polpa ao redor. Como, por exemplo, o caso do pêssego, da ameixa ou da azeitona, que são classificados pelos botânicos como drupas. Dentro do caroço, há um material nutritivo chamado endosperma, que alimenta o embrião da bebê planta. Ao redor dele, fica um revestimento protetor chamado endocarpo, que é como se fosse a parede do caroço.

Não parece, mas o coco é uma drupa. A água é o endosperma; a massa branquinha comestível reveste a parede interna do endocarpo. Tudo que o ser humano consome está dentro da semente. Nos primeiros estágios da formação do fruto (coco verde), há basicamente só o líquido. Ele é mais denso, e têm pouco material branco. Posteriormente, o líquido se separa entre água e camada branca sólida, e a água quase some (coco marrom).

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Confira a seguir: Saiba qual é a função do furo no cadeado (você não vai acreditar).

Você gosta de água de coco?

Categorized in:

Curiosidade,