Mais de uma década após o escândalo que tornou conhecida a história da ‘Grávida de Taubaté’, Maria Verônica Aparecida Santos reapareceu nas redes sociais – dessa vez, de uma forma completamente diferente. Agora, ela tenta redimir sua imagem por meio de um canal no YouTube, onde compartilha sua jornada de conversão ao cristianismo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2025/a/h/agXCNxSiaooWzjqkcYBw/4e700d57-a4f2-45a7-98ef-77dc0b7bd310.png)
Maria Verônica Aparecida Santos, a Grávida de Taubaté, retorna às redes — Foto: Reprodução/Youtube
Maria Verônica, que em 2012 enganou o Brasil com uma falsa gravidez de quadrigêmeos utilizando uma barriga de silicone, reapareceu com uma mensagem de renovação espiritual. “Venho com este canal retomar a minha identidade. Muitas pessoas me conhecem como a ‘Grávida de Taubaté’, mas agora quero ser conhecida como Maria Verônica”, revelou ela em um vídeo que marca seu retorno às redes sociais.
A Grávida de Taubaté voltou! pic.twitter.com/XA75uaMv2r
— Beth Moreno (@bethmoreno) January 24, 2025
Em seu depoimento, Maria detalha o impacto da religião em sua vida após o incidente, explicando que o episódio de 2012 coincidiu com seu afastamento da igreja por sete anos. “Pai, pequei contra ti. Dia 21 de janeiro de 2012, enquanto a mídia fazia sensacionalismo, me reencontrei contigo”, confessou no vídeo.
O retorno ocorre após a mulher enfrentar as consequência legais de suas ações, incluindo um processo por estelionato – que foi encerrado anos após a polêmica. Durante o julgamento, sua defesa argumentou que ela poderia ter sido vítima de uma gravidez psicológica. Agora, visivelmente transformada, Maria Verônica utiliza a plataforma para falar abertamente sobre erros passados e sua redenção através da fé.
Relembre a história
Em janeiro de 2012, Maria Verônica Santos, moradora de Taubaté (SP), comoveu o público ao relatar uma suposta gravidez de quadrigêmeas. O caso chamou atenção por sua singularidade, já que especialistas apontam que a chance de ocorrer uma gravidez quádrupla é de uma em 15 milhões.
No entanto, a história foi desmascarada após uma série de investigações realizadas pela equipe do programa Hoje em Dia, da RecordTV, lideradas pela apresentadora Chris Flores. Durante a apuração, foi constatado que Maria Verônica usava uma barriga falsa, feita de silicone com enchimentos, para simular a gestação.
No dia 15 de janeiro de 2012, o programa Domingo Espetacular exibiu um exame de ultrassom realizado por Maria Verônica em agosto de 2011, confirmando que ela não estava grávida. O caso rapidamente ganhou repercussão nacional e internacional, tornando-se um dos maiores memes da internet brasileira.
Processos judiciais
Não demorou até que o caso da grávida de Taubaté trocasse a fama pelas páginas policiais. A pedagoga teve de prestar depoimento e foi processada por uma administradora de empresas de Santa Catarina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2025/k/0/olLOnURD6nUbMnB1e4AQ/gravida2.jpg)
Maria Verônica Aparecida Santos, a Grávida de Taubaté, retorna às redes — Foto: Reprodução
Ela e o marido tiveram de pagar uma indenização de R$ 4 mil para a verdadeira dona do ultrassom de quadrigêmeos, que foi utilizado para alimentar as farsas. Os dois também foram processados pelo crime de estelionato, mas a ação foi encerrada pela Justiça quase três anos depois.
Vida pacata e discreta em Taubaté
Apesar de muitos acreditarem no contrário, Maria Verônica e o marido seguiram a vida em Taubaté (SP). Em sua última aparição pública, durante uma reportagem do SBT, o marido agrediu um cinegrafista. Desde então, eles não foram mais vistos.
Nas redes sociais, nenhum dos dois tinha perfis que mostrassem suas identidades explicitamente. A falsa grávida chegou até mesmo a abrir uma loja de artigos religiosos na cidade, mas o estabelecimento não deu muito certo. Em 2020, o jornalista Chico Felitti se aproximou do novo cotidiano da ‘Grávida de Taubaté’ no episódio ‘Além do Meme’.
Confira a seguir: Naldo diz que vai lançar música com Justin Bieber: “Ele topou”.
O que você achou do retorno da ‘Grávida de Taubaté’?