Patinadores artísticos dos Estados Unidos e da Rússia estavam entre os 60 passageiros do avião que colidiu com um helicóptero militar na noite desta quarta-feira (29) em Washington D.C. Os campeões mundiais russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam no avião da American Airlines, segundo a agência estatal russa TAAS.

Evgenia Shishkova e Vadim Naumov – Foto: Reprodução
De acordo com o órgão, a aeronave levava atletas, treinadores e familiares que estavam retornando do Campo de Desenvolvimento Nacional realizado em conjunto com o Campeonato de Patinação Artística dos EUA no Kansas. “Estamos devastados por esta tragédia indescritível e temos as famílias das vítimas nos nossos corações”, afirmou num comunicado.
Inna Volyanskaya, uma ex-patinadora que competiu pela União Soviética, também estaria a bordo, disse a TASS. Ela é treinadora do clube de patinação artística de Washington, segundo seu site oficial. De acordo com as autoridades americanas, não há sobreviventes do acidente. Equipes federais e locais atuam nas buscas pelos corpos.
Casal acompanhava o filho Maxim Naumov em um campeonato
Os ex-atletas campeões mundiais em 1994 voltavam de Kansas, onde acompanharam o filho Maxim Naumov entre os dias 20 e 26 de janeiro. Evgenia Shishkova e Vadim Naumov foram os primeiros corpos identificados após serem retirados do rio Potomac, onde o avião e o helicóptero caíram após a colisão aérea.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e7c91519bbbb4fadb4e509085746275d/internal_photos/bs/2025/8/g/MBqjfwQnSC2dWjFq20jg/snapinst.app-319541380-854619492528175-8648143181626637422-n-1080.png)
Maxim Naumov e os pais Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estão entre as vítimas fatais de acidente aéreo — Foto: Reprodução/Instagram
O casal russo havia viajado até Kansas para acompanhar o filho em um campeonato de patinação. O jovem atleta compunha a seleção de patinadores dos Estados Unidos de patinação. Após o evento em Wichita, a família voltava para Washington.
Evgenia Shishkova e o marido disputaram competições de patinação juntos e chegaram a conquistar o título de campeão mundial em 1994. A dupla também participou de duas Olimpíadas, tendo a quarta posição como o melhor desempenho.
Colisão entre avião e helicóptero
O avião, com 64 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estava a caminho de Washington, D.C., vindo de Witchita, Kansas, quando se envolveu em uma colisão aérea com um helicóptero do Exército dos EUA. A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista, momentos antes de pousar. A American Airlines confirmou que se trata de uma aeronave da companhia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/5/tteUN3TUOWKe8hBQHHqw/ap25030105055271.jpg)
Colisão entre jato comercial e helicóptero mobiliza socorristas em Washington, D.C., em 29 de janeiro de 2025 — Foto: AP Photo/Alex Brandon
“Estamos cooperando com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes em sua investigação e continuaremos a fornecer todas as informações que pudermos”, disse o CEO da companhia aérea, Robert Isom.
🚨 #BREAKING UPDATE: Horrifying tower cam shows the moment an airplane impacted a helicopter over Reagan National Airport in DC
This is now considered a MASS CASUALTY EVENT.
Search and rescue underway in the Potomac. Rescue boats are reportedly pulling bodies out of the water.… https://t.co/VhGtun2aBJ pic.twitter.com/nVekqkBSj2
— Nick Sortor (@nicksortor) January 30, 2025
O helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, nenhum militar sênior estava a bordo. Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, que fica a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca.
Confira a seguir: [VÍDEO] Avião comercial e helicóptero militar colidem no ar nos EUA; veja conversas entre controladores de voo e tripulação.
Você está acompanhando as notícias sobre esse acidente?