Patinadores artísticos, os pais de alguns deles e treinadores estão entre as vítimas da colisão entre um avião e um helicóptero nos Estados Unidos nesta quarta-feira (29). Segundo o presidente Donald Trump, todos os ocupantes da aeronave e do helicóptero, 67 ao todo, morreram. Saiba quem são as vítimas identificadas até o momento:
Spencer Lane – Atleta de patinação artística
Em publicação nas redes sociais na quarta-feira (29), Spencer agradeceu pela participação no acampamento de patinação no Kansas e falou que este era “o meu objetivo desde que eu soube que isso existia”. Colegas publicaram notas de pesar nas redes sociais.
Jinna Han – Atleta de patinação artística
Jinna também fazia parte do clube de patinação de Boston. Em 2024, ela competiu internacionalmente pela primeira vez. “Esta foi uma experiência maravilhosa. Fiz muitos amigos novos”, afirmou, em publicação nas redes sociais.
Franco Aparício – Atleta de patinação artística
Franco fazia parte do Washington Figure Skating Club. A irmã do atleta publicou uma nota de pesar informando sobre a morte dele nas redes sociais. “Obrigada por ser meu melhor amigo. Você não merecia isso. Te amo”, disse Isabella Aparício.
Inna Volyanskaya – Técnica e ex-patinadora da União Soviética
Inna trabalhava como técnica colecionou seis medalhas internacionais representando o antigo bloco ao longo da sua carreira. Ela também morava nos Estados Unidos e treinava o atleta Franco Aparício, segundo publicações dele nas redes sociais.
Christiane Lane e Jin Han – Mães de atletas
Segundo o Skating Club of Boston, Christiane era mãe de Spencer e Jin era mãe de Jinna, que estavam no acampamento de Wichita. “Esse acampamento era para jovens patinadores, que tinham capacidade de serem campeões no futuro”, afirmou o clube em nota.
Alydia Livingston – Atleta de patinação artística
Conhecida como Lydia, era a patinadora mais jovem no avião. A garota de apenas 11 anos era descrita como uma “dançarina no gelo em ascensão” e, segundo o The Skating Lesson, ganhou uma viagem para o acampamento após conseguir um novo parceiro nas últimas semanas. “Lydia era conhecida por sua personalidade vivaz e forte desejo de melhorar no gelo —independentemente das críticas”.
Everly Livingston – Atleta de patinação artística
Everly Livingston, de 14 anos, também era patinadora e irmã de Alydia. A adolescente era “tímida e reservada em comparação com a irmã”, mas já ganhou títulos de campeã regional nos níveis intermediário e juvenil, informou o The Skating Lesson.
View this post on Instagram
Donna e Peter Livingston – Pais de Alydia e Everly
O casal, composto por uma funcionária da empresa de mídia e tecnologia Comcast e um corretor de imóveis, dividia a rotina entre trabalho e os estados norte-americanos de Nova Jersey, Michigan e Virgínia para acompanhar as filhas nas competições. “Donna será lembrada por sua natureza otimista e Peter será lembrado por ser um pai solidário que adorava filmar suas filhas em qualquer lugar e em qualquer lugar”.
Evgenia Shishkova e Vadim Naumov – Campeões mundiais de patinação no gelo
Os ex-atletas campeões mundiais em 1994 voltavam de Kansas, onde acompanharam o filho Maxim Naumov entre os dias 20 e 26 de janeiro. Evgenia Shishkova e Vadim Naumov foram os primeiros corpos identificados após serem retirados do rio Potomac, onde o avião e o helicóptero caíram após a colisão aérea.
O casal russo havia viajado até Kansas para acompanhar o filho em um campeonato de patinação. O jovem atleta compunha a seleção de patinadores dos Estados Unidos de patinação. Após o evento em Wichita, a família voltava para Washington.
Evgenia Shishkova e o marido disputaram competições de patinação juntos e chegaram a conquistar o título de campeão mundial em 1994. A dupla também participou de duas Olimpíadas, tendo a quarta posição como o melhor desempenho.
Ian Epstein e Danasia Elder – Comissários de bordo
A Associação dos Comissários de Bordo (AFA-CWA, na sigla em inglês) divulgou um comunicado para lamentar as mortes. A morte de Ian Epstein, de 53 anos, foi confirmada pela esposa dele nas redes sociais, enquanto o óbito de Danasia Elder foi divulgado por amigos.
Jonathan Campos e Sam Liley – Piloto e co-polito
Sam Lilley, de 28 anos, era o co-piloto da aeronave, segundo informou o pai dele, Timothy Lilley, à Fox 5 Atlanta. Os amigos do piloto, Jonathan Campos, 34, também lamentaram a morte dele nas redes sociais.
Pilotos de helicóptero
Dois pilotos do helicóptero (um homem e uma mulher) e um militar também morreram. Nesta tarde (horário de Brasília), o corpo do militar já havia sido recuperado, segundo o The New York Times. Todavia, os corpos dos dois pilotos continuam presos na fuselagem a cerca de 2,4 metros de profundidade. A caixa preta do helicóptero também está na fuselagem.
Mais atletas
Mais atletas que estavam no avião foram identificados. São eles: Edward (“Eddie”) Zhou; Angela Yang; Sean Kay; Brielle Beyer; Cory Haynos; e Olivia Eve Ter. O técnico Alexandr Kirsanov é outra vítima. Os pais de Cory Haynos, Stephanie e Roger, também estavam na aeronave, divulgou o The New York Times.
Wendy Jo Shaffer
Os amigos dela iniciaram uma campanha de arrecadação para ajudar nas despesas do funeral e também auxiliar o marido e os dois filhos dela, de 1 e 3 anos. “Wendy era o coração da família —uma parceira amorosa para o marido e uma mãe carinhosa e alegre para os filhos. Ela dedicou a vida a criar um lar caloroso e amoroso, cheio de risos e carinho. Seus filhos eram seu maior orgulho e alegria”.
Asra Hussain Raza
A jovem de 26 anos tinha mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Columbia e conseguiu emprego em um grupo de consultoria em Washington, para trabalhar para o governo e melhorar a Saúde pública, contou o sogro dela, Hashim Raza, à Reuters.
Minutos antes do avião da American Airlines colidir com um helicóptero militar próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, a passageira Asra Hussain avisou ao marido que o voo já estava prestes a pousar.
Hammad contou que recebeu a mensagem da esposa quando estava a caminho do aeroporto para buscá-la. “Vamos pousar em 20 minutos”, avisou Asra. Já no aeroporto, ele esperava pela esposa, quando notou uma movimentação diferente. “Eu estava esperando e comecei a ver um monte de veículos de emergência médica passando por mim em alta velocidade, muitos mais do que o normal”, disse.
Amigos que voltavam de viagem
Sete amigos que voltavam de uma viagem de caça a patos nas florestas do Kansas também morreram. A identificação de dois deles já foram confirmadas por parentes: Michael Stovall, 40, e Jesse Pitcher.
Trabalhadores da área de tubulações
Quatro trabalhadores da área de tubulações estavam no avião. Em nota, a Associação de Profissionais de Tubulação confirmou que os profissionais embarcaram na aeronave, sem confirmar as identidades deles. “Nosso foco está em dar suporte aos nossos irmãos enquanto continuamos a concentrar informações sobre o caso”, afirmou o sindicato em nota.
Dois chineses estão entre os mortos, diz embaixada. A informação foi confirmada pelo órgão consular da China nos Estados Unidos nesta sexta-feira (31). A embaixada não deu mais informações sobre quem seriam esses nacionais.
Confira a seguir: [VÍDEO] Avião comercial e helicóptero militar colidem no ar nos EUA; veja conversas entre controladores de voo e tripulação.
Você está acompanhando as notícias sobre esse acidente?