O cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento, de 82 anos, esteve presente na cerimônia do Grammy Awards 2025, realizada neste domingo (2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. No entanto, um episódio envolvendo a falta de um assento reservado para o artista na área VIP da premiação gerou indignação e protesto por parte da cantora norte-americana Esperanza Spalding, com quem Milton concorreu na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz.
Nas redes sociais, Esperanza explicou que não estava chateada por ter perdido a disputa, mas sim pela postura da organização do evento de não ter considerado Milton Nascimento. Como forma de protesto, a cantora levou uma placa com a foto do brasileiro e com a frase: “Esta é uma lenda viva deveria estar sentado aqui”.
“Estou indignada porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre os A-listers, ou seja lá como organizam as mesas no salão principal. Então, tive que trazê-lo comigo“, escreveu a artista. “Não é uma questão de quem venceu o Grammy. Estamos celebrando a gloriosa vitória da Samara Joy. Estou falando de um assento real, aqui nesta mesa em que eu estou”, acrescentou Esperanza.
View this post on Instagram
Revolta nas redes sociais
o milton nascimento ter sido vetado do grammy é bizarro em muitos níveis
— alexandre (@iexandre) February 3, 2025
convidam o milton nascimento pra cerimônia. fazem um homem de 82 viajar pra outro país só pra isso. depois SE RECUSAM A DEIXAR ELE SENTAR?? destratam uma lenda viva pra depois colocar ele num telão por 2 segundos quando ele morrer. enfim estragos unidos.pic.twitter.com/l0lB0j7gRx
— jururu (@kronbaz) February 3, 2025
só o que irei comentar sobre essa premiação: o que o grammy fez com um dos maiores artistas brasileiros da história é uma vergonha. muito obrigada à esperanza por ser tão carinhosa e respeitosa com o milton. milton nascimento é gigante, que ninguém nem nada tente diminuir ele. https://t.co/vyE9mx4ZIO pic.twitter.com/urCST2lRf2
— he weifang’s seedling (@cdramanoveland) February 3, 2025
Pior é que pensar que o tempo não volta, que ele foi lá mesmo diante de todas as adversidades e que nada que eles falem agora vai reparar o dano feito. Ele no mínimo merecia uma homenagem no próximo Grammy, mas duvido que ele iria de novo.
— Tha Machado ✨ (@Maisumacarta) February 3, 2025
Premiação americana, lixo e desrespeitoso com Milton.
É mais músico que muitos ali— Souls Expert (@soulsexpert) February 3, 2025
E pensar que o segurança da Beyoncé tá lá, em uma mesa na primeira fila, e o Milton foi cortado! 😵💫😵💫😵💫😵💫
É de uma falta de respeito sem tamanho!
— Carrascoo (@Carrascoo) February 3, 2025
Melhor Álbum Vocal de Jazz
Milton Nascimento acabou não ganhando o prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz no Grammy Awards 2025. Ele fez uma parceria com Esperanza no álbum ‘Milton + Esperanza’ e os dois concorreram na categoria.
A dupla disputou contra os discos ‘Journey in Black’ de Christie Dashiell, ‘Wildflowers Vol. 1’ de Kurt Elling e Sullivan Fortner, ‘My Ideal’ de Catherine Russell e Sean Mason e ‘A Joyful Holiday’ de Samara Joy, que venceu a categoria.
Confira a seguir: ‘BBB 25’: Fim do romance? Aline se decepciona com Diogo após indicação ao Paredão.
O que você acha dessa situação?