Na última semana de janeiro, Milton Nascimento embarcou para Los Angeles, para participar do Grammy, o maior prêmio da música mundial, como ele mesmo compartilhou nas redes sociais. O cantor de 82 anos não levou o gramofone, mas viu seu nome envolvido em uma polêmica após não comparecer ao evento, que aconteceu neste domingo (2).
Parceira musical do cantor mineiro no álbum ‘Milton + Esperanza’, que concorria à estatueta na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, a americana Esperanza Spalding demonstrou indignação por não haver um lugar reservado para o artista em uma das mesas destinadas aos indicados na premiação. Em protesto, ela compartilhou uma postagem nas redes sociais explicando o ocorrido.
“Foi recusado a Milton um lugar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou. Não estou falando de uma vitória no Grammy […], estou falando de uma cadeira física, aqui nesta mesa em que estou sentada”, reclamou ela, em meio ao evento, lamentando os critérios que levaram a tal distribuição dos convidados.
“Estou brava por essa lenda viva não ter sido considerada suficientemente importante para sentar entre os ‘artistas A’, ou como as mesas no andar principal estão organizadas. Grite se você nos vir na TV”, pediu Esperanza, exibindo ainda uma foto de Milton Nascimento com a legenda: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”.
View this post on Instagram
O que aconteceu
Nesta segunda-feira (3), a assessoria do artista esclareceu que ele “não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy” , mas sim que optou por não comparecer ao evento. Na véspera da premiação, a equipe de Milton constatou que não havia um assento reservado para ele em uma das mesas designadas aos indicados ao prêmio.
“Quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza […] nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, iniciou a nota, justificando ainda a ausência do artista na cerimônia principal.
“Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo. Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistados pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.
View this post on Instagram
Confira a seguir: Veja famosos que se arrependeram de tatuagens.
O que você acha dessa situação?