Após dois casos de explosão de celulares nos últimos dias, outro incidente ocorreu nesta quinta-feira (13). Desta vez, um celular da marca Xiaomi, do modelo Redmi Note 9S, explodiu no bolso de uma mulher enquanto ela pilotava uma moto. A vítima foi a técnica de enfermagem Maria Fabíola, de 53 anos. Ela percebeu o dispositivo esquentando excessivamente até que ele pegou fogo, causando queimaduras graves em sua pele. O caso ocorreu em Crato, Ceará.

Celular explodiu – Foto: Reprodução
Segundo o g1, a mulher sofreu queimaduras de 1º e 2º grau e vai precisar passar por cirurgia. Um empresário local da cidade mostrou os restos do celular explodidos no chão e a mulher sentada em uma cadeira, com queimaduras graves. “O celular acabou de pegar fogo no bolso da mulher aqui, foi grande a queimadura aqui na senhora. Foi do nada, de repente o celular estourou, começou a pegar fogo”, relata ele.

Celular explodiu – Foto: Reprodução
O que aconteceu
A vítima contou que estava dando uma carona para sua irmã na garupa da moto quando sentiu o celular, que estava em sua cintura, esquentar de maneira intensa e, de repente, pegar fogo. Em pânico, ela jogou a moto no chão e tentou, com desespero, remover o aparelho, que havia se grudado em sua pele e queimado suas roupas. Moradores da região imediatamente correram para ajudá-la, apagando o fogo com água. A vítima tinha o celular há um pouco mais de 4 anos.
Com as chamas, Fabíola teve queimaduras nas mãos, na região do abdômen e na coxa. Ela foi levada ao hospital onde foi informada de que precisaria passar por uma cirurgia de desbridamento na região atingida, procedimento para remover a pele necrosada ou com risco de infecção.
Calor pode causar explosão de celular?
Com tantas explosões de celulares, a onda de calor recente levantou questionamentos sobre possíveis impactos nas baterias dos aparelhos. Em conversa com o portal Leo Dias, o especialista Paulo Henrique Novais, técnico e engenheiro eletricista do MacClub, afirmou acreditar que os casos possam ser isolados e que exigem uma investigação detalhada para entender as causas da explosão. No entanto, ele não descarta o calor intenso como uma das hipóteses possíveis e detalha como funciona o processo até a explosão.
Novais explica que as baterias dos celulares são de lítio, que são eficientes, mas sensíveis ao calor. Quando a temperatura interna da bateria sobe demais, pode ocorrer uma reação chamada “fuga térmica”. Nesse processo, a bateria não consegue mais se resfriar, o que faz as reações químicas dentro dela ficarem mais rápidas, gerando ainda mais calor até que a bateria entre em combustão.
Cuidado extra
No entanto, além do calor, outros fatores também podem ter contribuído para as explosões dos aparelhos. Segundo o técnico, baterias falsas ou de má qualidade, uso de cabos e carregadores de baixo padrão que não possuem os mesmos sistemas de controle de corrente e proteção contra surtos elétricos são alguns dos possíveis causadores, que podem ser prevenidos.
O técnico ressalta a importância de usar cabos e carregadores originais ou homologados pela fabricante do aparelho, além de procurar assistência técnica de confiança para reparos. Ele também destaca a necessidade de verificar a qualidade e a origem das peças substituídas. Como dica extra, ele recomenda evitar deixar o celular em locais de calor intenso, como no suporte do painel do carro.
Sinais de superaquecimento
Segundo Paulo, os sinais de que um celular pode estar prestes a superaquecer incluem:
- Mensagens de alerta de temperatura alta;
- O aparelho descarregar rapidamente;
- Esquentar demais ao carregar.
Além disso, baterias com defeito podem inchar, levantar a tela, ou emitir um cheiro forte e adocicado, indicando risco de incêndio. Nesses casos, é essencial desligar o celular e procurar assistência técnica.
Confira a seguir: [VÍDEO] Após proibição de celular, escola no Ceará adota forró nos intervalos para incentivar interação entre alunos.
Você está acompanhando as notícias sobre a onda de explosão de celulares?