Na manhã deste sábado (22), policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) libertaram uma mulher que havia sido feita refém dentro de uma agência bancária no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O criminoso, um homem em situação de rua, rendeu a vítima com um pedaço de vidro e exigiu a presença da imprensa para negociar sua rendição. Durante o desfecho da ocorrência, ele foi baleado pelos agentes e socorrido no local. A refém não sofreu ferimentos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/S/ZLUn7OSSqV9ib9BHZUQA/whatsapp-image-2025-02-22-at-08.36.54.jpeg)
Foto: TV Globo
Como aconteceu o sequestro?
A vítima, identificada como Carla Cruz, trabalha como cuidadora e foi surpreendida pelo criminoso assim que entrou na agência do Itaú, localizada na Avenida Ataulfo de Paiva, 245. Por volta das 7h10, ela foi rendida sob ameaça de um pedaço de caco de vidro enquanto tentava realizar um saque no caixa eletrônico.
Ao perceber a movimentação dentro da agência, testemunhas acionaram a Polícia Militar. Equipes do Bope foram deslocadas para a ocorrência, além de agentes do 23º BPM (Leblon) e bombeiros do quartel da Gávea. O local foi cercado e atiradores de elite (snipers) foram posicionados estrategicamente para conter a ameaça.
Tensão e luta corporal dentro da agência
Durante as negociações para a rendição do criminoso, Carla Cruz, em um ato de desespero, entrou em luta corporal com o sequestrador. A ação repentina levou os policiais a invadirem a agência e dispararem contra o homem, que foi imobilizado e socorrido pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR). Ele foi levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea.
Carla foi atendida pelos bombeiros e, apesar do susto, passa bem. Em seguida, foi encaminhada à 14ª DP (Leblon) para prestar depoimento sobre o ocorrido.
Assista o vídeo abaixo:
🚨BRASIL: O criminoso que manteve uma mulher refém foi baleado pela PM após não se render, no Leblon – Rio.
pic.twitter.com/96Fh3inSUB— CHOQUEI (@choquei) February 22, 2025
Interdição e impactos na região
Devido à operação policial, a Avenida Ataulfo de Paiva precisou ser interditada na altura da Rua Almirante Guilhem. O trânsito na região ficou comprometido durante a ação, mas foi liberado após o encerramento da ocorrência.
Leia também: Suposto relatório de imagem teria influenciado término de Bruna Marquezine e João Guilherme; entenda
Posicionamento do Itaú e da Polícia Militar
Em nota, o Itaú Unibanco lamentou o ocorrido e garantiu estar colaborando com as autoridades para esclarecer o caso: “O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido na agência 0413 Rio Leblon. O banco está prestando todo o apoio necessário para a cliente e colaborando com as autoridades policiais para a investigação do caso. A área de caixas eletrônicos da agência permanecerá fechada neste sábado”.
A Polícia Militar também divulgou um comunicado sobre a operação: “Um homem tomou uma mulher como refém em uma agência bancária na Av. Ataulfo de Paiva, no Leblon. Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foram acionadas e o acusado foi atingido, sendo socorrido pelo Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. A área foi isolada e a 14ª DP está responsável pela investigação”.
O caso segue sob investigação para esclarecer as motivações do criminoso e se ele já tinha passagens pela polícia.
O que você achou dessa notícia? Comente.