O BBB 25 não deixará saudades no público — e menos ainda na cúpula da Globo. A emissora até pode tentar dizer que o programa bateu recordes de arrecadação financeira, mas a verdade é que a temporada ficará marcada por uma sequência de outros recordes, e todos eles são negativos. Uma edição marcada por acusações de fraude, descaso da audiência e uma final com resultado polêmico. Já que, devido à forma de votação do programa, Renata Saldanha venceu pelo voto da torcida, mas Guilherme Vilar teria ganhado pelo voto por CPF.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b0f0e84207c948ab8b8777be5a6a4395/internal_photos/bs/2025/d/y/kYg6SSQsS0Hf6pLhp8Aw/whatsapp-image-2025-04-23-at-14.14.02.jpeg)
João Pedro, Renata e Guilherme: finalistas do BBB 25 — Foto: Leo Rosário/TV Globo
Durante o Bate-Papo BBB, Guilherme, segundo colocado do BBB 25 conversou com Gil do Vigor e Ceci Ribeiro e descobriu a porcentagem dos votos que fizeram Renata vencer o programa com 51,90% dos votos. O genro descobriu ter recebido 43,38% dos votos, na média geral. Já no voto único, o apresentador revelou que o fisioterapeuta pernambucano ganharia o reality com 51,40%, deixando Guilherme boquiaberto.

Resultado da votação – Foto: Reprodução
Campeão do povo
Na internet, vários espectadores reclamaram da existência de dois vencedores. “Guilherme nunca foi eliminado e ainda venceu no voto único na final do BBB. Foi consagrado o campeão do povo”, disse um internauta. “Guilherme pode ser considerado o Campeão do Povo? Ganhou com folga no voto único, que reflete de maneira mais fiel a preferência popular”, disse o jornalista Chico Barney.
O próprio pernambucano, inclusive, causou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (23) ao se declarar “campeão do povo” do BBB 25 em sua biografia do Instagram. Porém, a suposta “alfinetada” durou pouco, já que ele logo apagou.

Perfil de Guilherme – Foto: Instagram
Pior audiência da história do reality
Refém da crise generalizada enfrentada pelo horário nobre da TV Globo, a atração não conseguiu ter boa performance por conta própria e chegou ao fim sem nunca superar a barreira dos 20 pontos de ibope na Grande São Paulo, algo que nunca havia acontecido na história do formato. Nem mesmo a final do reality show, era sinônimo de altíssimos índices de audiência – até mesmo em temporadas previsíveis -, conseguiu escapar da fatalidade dos recordes negativos.
Os dados consolidados de ibope da principal metrópole do país, divulgados pelo site O Antagonista, indicam que a consagração da bailarina Renata Saldanha como a mais nova milionária do país marcou apenas 17,6 pontos de média, índice que não representa sequer a sintonia de metade dos televisores da Grande São Paulo entre 22h45 e 0h35.
O número obtido pelo desfecho da 25ª temporada é, de longe, o pior dentre todas as finais do BBB. Até aqui, o pior desempenho de um episódio derradeiro da atração era de 19,7 pontos da temporada de 2023, que terminou com a vitória da médica Amanda Meirelles — naquela ocasião, foi a primeira vez que uma final do reality mais relevante e visto do Brasil ficou abaixo de 20 pontos de média.
Entrou para a história
Aquela edição, no entanto, ainda conseguiu superar a barreira dos 20 pontos em 27 episódios, encerrando seu ciclo com uma média de 18,8 pontos. Além da pior final de toda a história do BBB, a temporada da campeã Renata Saldanha entrou para a história do reality com outros dois feitos: é a primeira vez que nenhum episódio do programa conseguiu alcançar 20 pontos de média.
O melhor desempenho deste ano, de 19,7 pontos, foi obtido na noite de 4 de março, com a saída da trancista Camilla Maia. A média sequer supera o desempenho global — ou seja, a média cravada em todos os dias de exibição — de 23 das 25 edições do BBB exibidas até aqui.
Sem documentário
Desde que o Globoplay passou a investir pesado no segmento de documentários, o Big Brother Brasil vem aproveitando o embalo para emplacar cinebiografias documentais de participantes marcantes — campeões ou não. Casos como Juliette, Davi e até Karol Conká, se tornaram produtos de sucesso na plataforma de streaming.
No entanto, a campeã do BBB 25, Renata Saldanha, apesar de ter movimentado uma torcida expressiva e conquistado o título, não será tema de um documentário este ano. Segundo o portal Leo Dias, a decisão se deu pelo fato de que, embora tenha sido vencedora, Renata não alcançou a mesma unanimidade junto ao grande público de ex-participantes que ganharam seus documentário.
Relembre a polêmica de suposta fraude
Ainda na reta final do programa, a equipe de Renata Saldanha seguia sendo acusada de fraude na votação do programa. Durante o reality, a eliminação de Aline Patriarca, gerou repercussão entre internautas e o uso de robôs segue como suspeita na web.
A teoria de fraude, que circulou nas redes sociais, apontou que um suposto robô administrado pela equipe de Renata chamado AutoBBB foi utilizado para gerar votos automáticos na votação do Gshow. Imagens compartilhadas por usuários mostraram o que seria um sistema automatizado operando com até seis telas simultâneas.
A hashtag #FraudeNoBBB rapidamente ganhou força e chegou a figurar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. O caso causou ainda mais estranhamento entre os fãs de Aline, que era a terceira participante com mais seguidores no Instagram, o que aumentou a surpresa em torno de sua eliminação. Muitos questionaram como a base de apoio de Renata teria conseguido mobilizar votos suficientes para manter Maike no jogo, na época.
O que disse a Globo na época
Diante da polêmica, a TV Globo publicou um comunicado na ocasião falando sobre a suposta fraude da equipe de Renata na votação do BBB 25. Segundo a emissora, “não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as decisões de Paredão”. A nota reforçou que a plataforma de votação é constantemente monitorada por uma equipe especializada em segurança cibernética e possui certificação de uma auditoria externa independente.
A emissora também destacou o uso de diferentes mecanismos de proteção, como o captcha, e afirmou contar com tecnologias baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar e neutralizar possíveis interferências automatizadas. “Monitoramos constantemente as curvas de votação para identificar e mitigar quaisquer riscos de interferência no sistema, através de algoritmos que acompanham o processo de votação permanentemente, a fim de rastrear comportamentos não humanos“, finalizou o comunicado.
Relembre a polêmica de fraude: ‘Fraude no BBB’: Público expõe ‘robô’ que automatiza votos e acusa torcida de sister; entenda.
Confira a seguir: Renata vai dividir o prêmio do BBB25 com Eva? Campeã se pronuncia.
O que você achou do resultado do BBB 25?