O influenciador peruano Mario Colomina quase perdeu a vida devido ao seu hábito de roer unhas. Ele acabou contraindo uma bactéria presente nas unhas, que se espalhou rapidamente pelo seu corpo, o fazendo sofrer com insuficiência cardíaca e um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A história do latino aconteceu há 10 anos, mas ganhou notoriedade na internet nesta semana.

Homem contrai infecção que resultou em derrames e insuficiência cardíaca após roer unhas — Foto: Reprodução

Homem contrai infecção que resultou em derrames e insuficiência cardíaca após roer unhas — Foto: Reprodução

O que aconteceu

Mario contraiu uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, conhecida por causar febre, mal estar, dor, inchaço, pus, dificuldade para respirar e outros sintomas alarmantes. O microorganismo estava presente nas unhas do influenciador e acabou indo para a corrente sanguínea já que ele tinha o hábito de roê-las. Vale destacar que é possível contrair a bactéria através de alimentos contaminados.

Em suas redes sociais, o peruano contou que, inicialmente, achou que estava com uma gripe, mas passou a suspeitar do quadro de saúde quando sentiu sua perna esquerda paralisada. A bactéria se instalou na válvula mitral do coração, o que fez os microorganismos se proliferarem pelo seu corpo inteiro a cada vez que o sangue bombeava.

“Eu peguei a bactéria através das minhas unhas encravadas. Há uma bactéria lá que se infiltrou na minha pele e se alojou na válvula mitral do meu coração. Como resultado, toda vez que meu sangue bombeava, ela se espalhava por todo o meu corpo”, explicou ele em um vídeo do TikTok.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Após o AVC, Mario fez exames e descobriu embolias nas áreas do cérebro, rins e baço. Na época, ele teve que fazer um tratamento urgente e realizar um procedimento cirúrgico de emergência para trocar a válvula do coração, evitando que a infecção se espalhasse mais ainda.

Não conseguiu largar o vício

Na época do incidente, Mario chegou a dar entrevista ao jornal espanhol ‘TardeAR’ e alertou as pessoas acerca dos perigos de roer as unhas: “Se você rói as unhas, pare!”. No entanto, o jovem admitiu que não conseguiu abandonar o vício.

“Já tentei de tudo — picante, amargo, qualquer tipo de produto — mas ainda continuo mordendo [as unhas]”, disse ele, revelando que, mesmo assim, dez anos após a cirurgia, ainda não conseguiu largar o hábito de roer as unhas. O máximo que ele conseguiu ficar sem roer as unhas foi um mês. “Sou uma pessoa muito nervosa e muitas vezes não percebo isso”, disse ele.

@mariaymarioo Operaron a mi novio del corazón por morderse las uñas 😦🥲❤️ #morderuñas #manias #uñas #morderuñas😔 #operacioncorazon #bacteria @Mario colomina ♬ sonido original – Mariaymarioo

Comum

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a staphylococcus aureus é comumente encontrada na pele e no nariz de quase 30% das pessoas. “As bactérias são contagiosas e geralmente entram na pele através de um corte. O pus de uma infecção estafilocócica é contagioso. Você pode se infectar se tocar em secreções infectadas ou manusear toalhas, ou outros objetos que contenham a bactéria”, explicou a Cleveland Clinic.

Confira a seguir: “Of the King the Power”: Ascensão e polêmicas de Miguel Oliveira, jovem de 14 anos que se afirma profeta e gera controvérsias na web.

Você tem o costume de roer as unhas?