O apresentador Galvão Bueno detonou a troca do uniforme azul por um vermelho e preto para a Copa do Mundo de 2026, nesta segunda-feira (28). Segundo o site Footy Headlines – especializado em uniformes mundo afora –, a Nike pretende trocar as cores do segundo uniforme que deixaria de ser azul para vermelho. A nova camisa gerou polêmica nas redes sociais.

Ideias da camisa vermelha e preta da seleção brasileira – Foto: Reprodução
O novo uniforme será predominantemente vermelho em tom mais desbotado, com listras pretas que se assemelham mais a manchas. Ou seja, não é um vermelho e preto bem definido em alternância, como usou a Alemanha em 2014, por exemplo. As cores se estendem ao calção no mesmo formato, dando continuidade como se fosse uma só peça.
A camisa, prevista para ser lançada em março de 2026, ainda traria outra novidade: o logotipo da Jordan, marca ligada ao ícone de basquete Michael Jordan, substituiria o tradicional símbolo da Nike. Entre clubes, o PSG utiliza o mesmo formato.

Logo Jordan e camisa vermelha – Foto: Reprodução
Já na camisa amarela, seguirá a vírgula que identifica a empresa norte-americana. A logo do Jordan também será utilizada também em toda a linha de passeio que também será lançada na Data Fifa de março.
Galvão Bueno se revolta
Durante o programa ‘Galvão e Amigos’, na Band, o apresentador detonou a novidade: “A história do futebol brasileiro é muito séria, muito rica, de momentos muito difíceis, mas de muitas conquistas. Eu transmiti 52 jogos do Brasil. Então, eu acho que tenho algum direito de falar, eu não tive a honra de vestir”.
Galvão destacou que o regulamento interno da CBF determina o uso das cores no escudo da CBF. “Apareceu alguém para cometer aquilo que eu considero ser um crime. Pra Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir e vai ser vermelha. O que tem isso a ver com a Seleção Brasileira. É uma ofensa sem tamanho! O que tem isso a ver com a história do futebol brasileiro? Eu estou muitíssimo na bronca”, afirmou.
Galvão Bueno, no programa “Galvão e Amigos”, sobre a nova camisa vermelha da seleção.
“O que isso [camisa vermelha] tem a ver com a história da seleção brasileira? Isso é uma ofensa sem tamanho à história do futebol brasileiro.”
📽️@esportenabandpic.twitter.com/ap2DDak9v9
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 29, 2025
Walter Casagrande, no programa “Galvão e Amigos”, sobre a nova camisa vermelha da Seleção Brasileira.
“É um horror! Não vejo motivo para mexer na nossa história dessa maneira. Acho que não se deve fugir das cores da bandeira do Brasil.”
📽️@esportenabandpic.twitter.com/uGmJMrBmNd
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 29, 2025
Seleção já usou camisa vermelha antes
O Brasil utilizará pela primeira vez em uma Copa do Mundo um uniforme com cores que não pertencem à bandeira nacional, com a mudança do segundo padrão, do azul para vermelho com detalhes em preto. Porém essa não será a primeira vez que o Brasil utilizará um uniforme “alternativo”. Inclusive, a Seleção Brasileira já vestiu camisas vermelhas em duas ocasiões. Ambas em jogos válidos pela Copa América.
Na edição de 1917, as seleções do Uruguai e do Chile também atuavam de branco, assim como a Canarinha. Dessa forma, foi preciso realizar um sorteio que determinou que o Brasil entraria em campo com uma camisa vermelha nas duas partidas. Jogando dessa forma, a seleção foi goleada pelo Uruguai por 4 a 0 e goleou o Chile por 5 a 0, terminando o Sul-Americano na terceira colocação.
Camisa vermelha usada pela seleção brasileira no Sul-Americano de 1917 — Foto: Reprodução/Museu da Seleção Brasileira
Quase vinte anos depois, em 1936, novamente o Brasil perdeu um sorteio e precisou improvisar em um Sul-Americano, ao enfrentar o Peru, que vestia branco. Como a competição foi disputada na Argentina, os brasileiros tomaram emprestado o uniforme do Independiente. E venceram por 3 a 2.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/u/U/ycimfPQ4mcrKgBiJ8ZGw/1-rodrigo-atencio-independiente-sport-33510888.webp)
Camisa vermelha do Independiente, da Argentina — Foto: Independiante/Divulgação
Uniforme preto
A última vez que o Brasil utilizou um uniforme de uma cor diferente da bandeira nacional foi em 2023. Na ocasião, a seleção entrou em campo para disputar o primeiro tempo de um amistoso contra Guiné com padrão na cor preta, em uma ação da CBF contra o racismo.

Brasil x Guiné, Seleção usou uniforme preto – Foto: Reprodução
Os jogadores também se ajoelharam e se sentaram no gramado após o apito inicial, em forma de protesto. O Brasil, comandado pelo técnico Ramon Menezes, goleou por 4 a 1, com gols de Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Junior.
Repercussão da camisa vermelha
Pra mim o mais bizarro é tirar do nada a camisa azul que tem um grande história na Seleção Brasileira..
vai ser “foda” assistir um jogo da seleção brasileira numa copa do mundo com a camisa vermelha. não vou me acostumar.
— DataFut (@DataFutebol) April 28, 2025
Nike foi muito esperta.
Vai lançar a camisa vermelha da Seleção em 2026, ano de eleição.
Cada lado vai comprar o seu, e a Nike vai estourar de vender. Jogada de mestre. pic.twitter.com/6sJUrUmCnD
— Sérgio Douglas (@sergiodouglasd) April 28, 2025
Politica, homenagem ao povo indigena/pau brasil, tentativa de se conectar com os mais jovens
Seja lá qual for a desculpa da Nike/CBF para lançar essa merda, não poderia ser mais desconectado da seleção brasileira
Uma camisa verde já seria inovador e bem mais agradável https://t.co/XMldAQgG1p pic.twitter.com/hU2Xx6OT9V
— sasuke Lusitano (@sasukeLusitano) April 29, 2025
Somos a Espanha agora? Tá faltando cor na nossa bandeira a ser usada? Inclusive usar Verde seria bem legal e já bastante inovador…
— Ornitorrinco (@platypus_jm) April 28, 2025
seria mto melhor assim pic.twitter.com/6pXZhiwmIp
— I’m a Pip’s VIP ☭ (@vineserroni) April 29, 2025
2026
ano de copa
ano de eleição
e a nike me mete a brilhante ideia de lançar uma camisa vermelha pra seleção brasileira kkkkkkkkkk
isso vai render mt coisa ainda pic.twitter.com/zUqI3PHtda
— njdeprê – marlon (@njdmarlon) April 28, 2025
Destruíram. Destruíram a sensação genuinamente única que era colocar a peita do Brasil. Agora você vai ser interpretado sempre com um viés político, seja amarela, seja vermelha, a gente tá fudido pqp
— rodrigos🏳️ (@rosbrigo) April 28, 2025
Essa história de camisa da seleção na cor vermelha é uma aberração. É um profundo desrespeito com a bandeira do Brasil. O pior de tudo é saber que isso se deve exclusivamente a questões políticas, tanto de quem surgiu com essa ideia, quanto de quem defende ela. pic.twitter.com/khhj2OrwHG
— MrMitz (@Mr_MitzX) April 29, 2025
Isso é coisa mais bizara que ja vi, não tem nada de vermelho na nossa corres
— Alan de Faria (@Allandefaria) April 28, 2025
Confira a seguir: Ancelotti e CBF chegam a acordo para técnico assumir a Seleção Brasileira.
O que você achou da camisa vermelha da seleção brasileira?