O apresentador Galvão Bueno detonou a troca do uniforme azul por um vermelho e preto para a Copa do Mundo de 2026, nesta segunda-feira (28). Segundo o site Footy Headlinesespecializado em uniformes mundo afora, a Nike pretende trocar as cores do segundo uniforme que deixaria de ser azul para vermelho. A nova camisa gerou polêmica nas redes sociais.

Ideias da camisa vermelha e preta da seleção brasileira - Foto: Reprodução

Ideias da camisa vermelha e preta da seleção brasileira – Foto: Reprodução

O novo uniforme será predominantemente vermelho em tom mais desbotado, com listras pretas que se assemelham mais a manchas. Ou seja, não é um vermelho e preto bem definido em alternância, como usou a Alemanha em 2014, por exemplo. As cores se estendem ao calção no mesmo formato, dando continuidade como se fosse uma só peça.

A camisa, prevista para ser lançada em março de 2026, ainda traria outra novidade: o logotipo da Jordan, marca ligada ao ícone de basquete Michael Jordan, substituiria o tradicional símbolo da Nike. Entre clubes, o PSG utiliza o mesmo formato.

Logo Jordan e camisa vermelha - Foto: Reprodução

Logo Jordan e camisa vermelha – Foto: Reprodução

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Já na camisa amarela, seguirá a vírgula que identifica a empresa norte-americana. A logo do Jordan também será utilizada também em toda a linha de passeio que também será lançada na Data Fifa de março.

Galvão Bueno se revolta

Durante o programa ‘Galvão e Amigos’, na Band, o apresentador detonou a novidade: “A história do futebol brasileiro é muito séria, muito rica, de momentos muito difíceis, mas de muitas conquistas. Eu transmiti 52 jogos do Brasil. Então, eu acho que tenho algum direito de falar, eu não tive a honra de vestir”.

Galvão destacou que o regulamento interno da CBF determina o uso das cores no escudo da CBF. “Apareceu alguém para cometer aquilo que eu considero ser um crime. Pra Copa do Mundo de 2026, a camisa azul vai deixar de existir e vai ser vermelha. O que tem isso a ver com a Seleção Brasileira. É uma ofensa sem tamanho! O que tem isso a ver com a história do futebol brasileiro? Eu estou muitíssimo na bronca”, afirmou.

Seleção já usou camisa vermelha antes

O Brasil utilizará pela primeira vez em uma Copa do Mundo um uniforme com cores que não pertencem à bandeira nacional, com a mudança do segundo padrão, do azul para vermelho com detalhes em preto. Porém essa não será a primeira vez que o Brasil utilizará um uniforme “alternativo”. Inclusive, a Seleção Brasileira já vestiu camisas vermelhas em duas ocasiões. Ambas em jogos válidos pela Copa América.

Na edição de 1917, as seleções do Uruguai e do Chile também atuavam de branco, assim como a Canarinha. Dessa forma, foi preciso realizar um sorteio que determinou que o Brasil entraria em campo com uma camisa vermelha nas duas partidas. Jogando dessa forma, a seleção foi goleada pelo Uruguai por 4 a 0 e goleou o Chile por 5 a 0, terminando o Sul-Americano na terceira colocação.

Camisa vermelha usada pela seleção brasileira no Sul-Americano de 1917 — Foto: Reprodução/Museu da Seleção Brasileira

Camisa vermelha usada pela seleção brasileira no Sul-Americano de 1917 — Foto: Reprodução/Museu da Seleção Brasileira

Quase vinte anos depois, em 1936, novamente o Brasil perdeu um sorteio e precisou improvisar em um Sul-Americano, ao enfrentar o Peru, que vestia branco. Como a competição foi disputada na Argentina, os brasileiros tomaram emprestado o uniforme do Independiente. E venceram por 3 a 2.

Camisa vermelha do Independiente, da Argentina — Foto: Independiante/Divulgação

Camisa vermelha do Independiente, da Argentina — Foto: Independiante/Divulgação

Uniforme preto

A última vez que o Brasil utilizou um uniforme de uma cor diferente da bandeira nacional foi em 2023. Na ocasião, a seleção entrou em campo para disputar o primeiro tempo de um amistoso contra Guiné com padrão na cor preta, em uma ação da CBF contra o racismo.

Brasil x Guiné, Seleção usou uniforme preto - Foto: Reprodução

Brasil x Guiné, Seleção usou uniforme preto – Foto: Reprodução

Os jogadores também se ajoelharam e se sentaram no gramado após o apito inicial, em forma de protesto. O Brasil, comandado pelo técnico Ramon Menezes, goleou por 4 a 1, com gols de Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Junior.

Repercussão da camisa vermelha

Confira a seguir: Ancelotti e CBF chegam a acordo para técnico assumir a Seleção Brasileira.

O que você achou da camisa vermelha da seleção brasileira?