Parte de um prédio residencial do tipo “caixão” — modelo de construção de alvenaria sem uso de pilares ou vigas de sustentação — desabou na manhã desta terça-feira (6), no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A estrutura ruiu apenas dois dias depois que o imóvel foi interditado pela Defesa Civil, no domingo (4). Ao menos quatro apartamentos do edifício haviam passado por reformas com mudança do layout interno – sem o acompanhamento de um engenheiro.

Parte do Edifício Katia Melo desabou em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife - Foto: Reprodução/Google Street View

Parte do Edifício Katia Melo desabou em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife – Foto: Reprodução/Google Street View

Em conversa com a síndica do edifício, Denise Maia – gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco – foi informada que alguns dos apartamentos sofreram modificações significativas, como a remoção de paredes. Como o prédio em questão era do tipo “caixão”, a gerente acredita que as reformas possam ter causado prejuízo à estrutura da construção.

De acordo com testemunhas, equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar foram deslocadas para o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 10h57, junto com o Corpo de Bombeiros. Em entrevista à TV Globo, o secretário de Defesa Civil de Jaboatão, coronel Elton Moura, disse que o prédio foi desocupado durante a ação de interdição no fim de semana e que não há relatos de que havia pessoas no local.

Confira

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

O que diz a gerente do CREA-PE

“A gente soube que teve obras quando a gente estava lá, falando com a síndica do prédio. A Defesa Civil verificou que algumas paredes tinham sido retiradas de alguns apartamentos. Como é um prédio de alvenaria resistente, acabou desse jeito. […] Pelo menos quatro apartamentos tiveram alteração de layout”, informou ela.

Parte do Edifício Katia Melo desabou em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto 1: Reprodução/Google Street View — Foto 2: Reprodução/TV Globo

Parte do Edifício Katia Melo desabou em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto : Reprodução/TV Globo

Estrutura do imóvel já vinha dando sinais de desgaste

Uma moradora do Edifício Kátia Melo, identificada apenas como Alneide disse à TV Globo que vivia no segundo andar do prédio e afirmou que a estrutura do imóvel vinha dando sinais de desgaste nos últimos dias.

“No meu apartamento, a grade não estava fechando e chamei um serralheiro para abrir. Ele me disse ‘se acontecer isso de novo, esse prédio está cedendo’. Quando foi uns dias depois, no sábado, começou a porta encostando no chão e ficou sem abrir. Meu vizinho consertou, mas, no domingo, a porta não abria mais de novo. Aí eu me desesperei, porque de um dia pro outro, a porta que eu tinha consertado não abria mais… Quer dizer: estava cedendo”, relatou.

Repercussão na web

Confira a seguir: Carlinhos Maia é condenado a indenizar homem com deficiência por deboche em publicação.

O que você acha dessa polêmica?